10 Benefícios da Drenagem Linfática

09/01
Ainda tem muita gente que não conhece o verdadeiro potencial de uma boa drenagem linfática, massagem que faz uma faxina no seu corpo, promovendo a eliminação de toxinas e a retenção de liquido, que tanto nos incomoda. Eu testei na pele os inúmeros benefícios que a drenagem linfática é capaz de trazer.

1. Detox | O sistema linfático é paralelo ao circulatório e trabalha na condução de impurezas produzidas pelas células e toxinas presentes no corpo, que passam pelos vasos, gânglios linfáticos e são eliminadas pela urina.

2. Redução de Edemas | O edema nada mais é do que inchaço, que nas mulheres, por exemplo, aparece mais frequentemente. Seja por TPM, falta de exercício, alimentação desequilibrada, processo pós cirurgico ou até mesmo fatores genéticos, o edema pode ser minimizado a partir dos movimentos da drenagem linfática.
3. Menos Retenção Hídrica | Assim como o edema, a retenção de líquido é um pesadelo, pois aumenta proporções, medidas e até o peso na balança. A drenagem ajuda e muito nesse processo de eliminar excesso de líquidos. Lembre de tomar um copão de água antes e depois da drenagem linfática, para ter um melhor resultado.

4. Redução da Celulite | Os dois tópicos acima estão muito relacionados ao aparecimento da celulite, que é aquele depósito de gordura com efeito casca de laranja.  Quando você estimula a circulação sanguínea, drena a linfa que manda embora as toxinas acumuladas e elimina a retenção de liquido, consequentemente vê uma melhora no aspecto da celulite.

5. Hidratação | Hidratar a pele é um dos passos mais importantes, portanto os cremes de massagem específicos para a drenagem linfática, já contém fatores hidratantes, que repõe a umidade natural da pele e melhoram o aspecto da mesma. Uma pele hidratada constantemente, é uma pele mais jovem, que não sofrerá tanto com o envelhecimento cutâneo.

6. Pele e Cabelos mais Bonitos | Por incrível que pareça, cabelos e pele, mesmo a do rosto, tem uma melhora em aspecto e qualidade, quando se faz da drenagem linfática um hábito. Eu percebi isso com o passar do tempo, já que estamos eliminando toxinas,  o nosso organismo manda embora fatores inimigos da beleza. Portanto, a pele e os cabelos também se beneficiam da circulação sanguínea, que é estimulada paralelamente com a drenagem, os benefícios se estendem a essas outras regiões.
7. Redução de Medidas | Esse é um objetivo comum em quem procura tratamentos estéticos, porém depende de algumas variantes: a drenagem quando combinada com manobras de massagem modeladora pode ajudar na redução de medidas, mas não é uma regra. Como o inchaço e excesso de liquido são mandados embora, é possível perder alguns centímetros.

8. 
Queima de Gorduras | A drenagem também é capaz de acelerar o metabolismo, você sabia? Então ela pode ser uma boa aliada na queima de gorduras. Quando a gente elimina toxinas e melhora o sistema circulatório, o organismo trabalha de forma mais harmônica. Para alcançar um maior potencial, combine a drenagem linfática com exercícios físicos e boa alimentação.9. Menos TPM | Durante a TPM temos uma revolução hormonal acontecendo em nosso corpo e a drenagem é capaz de minimizar os efeitos colaterais: irritabilidade, estresse, inchaço, ansiedade, depressividade. Isso porque alguns hormônios prejudicam a irrigação de sangue para o corpo todo, é como se tudo ficasse mais lento. Aí entra a drenagem, mais uma vez otimizando o funcionamento do sistema linfático e circulatório. Se você sofre de ansiedade, sugiro ler o artigo ‘Como lidar com a ansiedade‘.

10. Redução do Estresse | Um dos tratamentos mais eficazes contra um grande causador do envelhecimento, que é o estresse, é a massagem, seja drenagem, seja relaxante. A drenagem também apresenta benefícios quando se fala em relaxamento e a drenagem, por envolver movimento suaves, leves e indolores, também relaxa! Peça para sua fisioterapeuta ou esteticista trabalhar nos pontos de tensão que te incomodam. Particularmente eu adoro ouvir as meditações guiadas do meu aplicativo Zen durante as sessões de drenagem. E geralmente no final da sessão, aquela amassadinha nas costas faz toda a diferença e fecha com chave de ouro.

Eu amo, recomendo e não vivo sem minha sessão semanal de drenagem linfática. E vale a pena fazer para sempre, quando meu pacote acaba, lá vou eu e renovo. É um mimo para você mesma, para sua saúde e seu corpo agradece!

Lembre de buscar profissionais capacitados, formados e atualizados nas técnicas, para que você tenha um resultado satisfatório!

Leia também ‘Você é sua melhor versão?‘ e ‘3 receitas veganas fáceis‘.

Beijos com amor,

Ju