3 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

12/12

Se você tem um bebê ou um filho pequeno, talvez você saiba que as interações que temos com nossos pitucos durante os primeiros anos de vida formam a base para o desenvolvimento futuro deles. Por isso, saber como interagir com o seu bebê (responder ao choro do bebê e às reações dele, pegá-lo no colo e dar muita atenção e carinho) é superimportante – mas fazer atividades que o ajudem a se desenvolver também é fundamental!

Foi por causa disso que fiz a assinatura premium do Kinedu, um aplicativo que ajuda pais e cuidadores a estimular o desenvolvimento dos seus bebês.  Todos os dias, o Kinedu me propõe atividades baseadas no estágio atual de desenvolvimento da Anne Liv – ou seja, aquilo que ela já sabe fazer (e que eu vou marcando em uma lista no aplicativo) e aquilo que precisa ser estimulado.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

O aplicativo tem a versão gratuita, mas eu com certeza recomendo testar grátis a assinatura premium por 7 dias, pois permite que a família toda use e tenha acesso ao plano de atividades e desenvolvimento do bebê! Além disso, eu posso acessar o catálogo, que tem + de 1.600 atividades divididas por área de desenvolvimento (física, cognitiva, linguística, socioafetiva e saúde) e por habilidade, e encontrar outras opções de brincadeiras! Agora, por exemplo, temos feito muitas atividades para os primeiros passinhos e ela está quase andando. Aguenta coração!

Estas são algumas das atividades para educação infantil do Kinedu que fiz recentemente com a Liliu:

  • Atividade: Onde está a bola?

Nesta atividade, você pega 3 potes virados para baixo e coloca uma bola embaixo de um deles, com o seu bebê olhando, depois move os potes e pergunta a ele onde a bola está. Então, você levanta um pote de cada vez e mostra para o seu filho, apontando onde estava a bola, até que ele entenda a brincadeira. Repita algumas vezes, dando um tempo para ele tentar encontrar a bola. O legal dessa atividade é que ela reforça o conceito de permanência do objeto, além de estimular a memória imediata do seu bebê.

  • Atividade: Isso sim, isso não

Para essa atividade, você precisa de um brinquedo e de um objeto “proibido” para o seu filho (como uma tesoura, por exemplo). Quando o seu bebê tentar pegar o brinquedo, dê um reforço positivo: elogie-o e diga que ele pode pegá-lo. Porém, quando ele tentar pegar o objeto “proibido”, coloque-o fora do alcance dele, diga “não” e balance a cabeça ao mesmo tempo. Pode parecer algo simples, mas essa atividade ajudou muito a Liliu a entender o que é e o que não é permitido.

  • Atividade: Uma de cada vez!

Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora fina, e o famoso “movimento de pinça”! Você só precisa de um copo plástico com sementes e outro copo plástico vazio. Mostre ao seu pituco como usar o polegar e o indicador para pegar uma semente e movê-la de um copo para o outro. Depois, deixe que ele experimente fazer isso sozinho.

Essas atividades foram escolhidas com base na idade e no estágio de desenvolvimento da Anne Liv. No entanto, o Kinedu tem atividades e brincadeiras para crianças de 0 meses até 4 anos – é só escolher as mais adequadas para o seu bebê (ou deixar que o aplicativo faça isso por você!).

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Ansiedade de separação: brincadeiras que ajudam o seu bebê nesta fase!

Dica de ouro para mãe de primeira viagem

Teoria do apego: o que é, e como se relaciona com o desenvolvimento do bebê

Música para bebê: 6 dicas para estimular o desenvolvimento do seu filho

3 brincadeiras para estimular o desenvolvimento do bebê

Você tem outras atividades para educação infantil para sugerir? Deixa aqui nos comentários, pode ser útil para mim e para outras mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade