4 CUIDADOS IMPORTANTES COM BEBÊ RECÉM-NASCIDO

18/02

Você está grávida ou teve um bebê recentemente? Então deve ter ouvido falar que bebês recém-nascidos demandam alguns cuidados especiais. Como bem sabemos, bebês não vêm com manuais de instrução (rs!), o que costuma nos deixar ansiosas e preocupadas: será que estamos preparadas? Será que esquecemos algum detalhe?

A verdade é que não existe maternidade perfeita. Errinhos podem acontecer aqui e acolá, e é humanamente impossível dar conta de tudo do jeito que gostaríamos. Mas o legal é que também temos aliados nesse caminho, como é o caso do Kinedu, um aplicativo que eu uso desde um pouco antes de a Anne Liv nascer. O Kinedu tem centenas de artigos baseados em estudos científicos das universidades mais renomadas do mundo, então eu sei que a informação é de qualidade e eu posso confiar.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Além dos artigos, o Kinedu tem mais de 1.600 atividades em vídeo, divididas por área de desenvolvimento (física, cognitiva, linguística, socioafetiva e saúde), para estimularmos nossos pitucos de acordo com o estágio de desenvolvimento em que eles estão. Você vai marcando os marcos de desenvolvimento – aquilo que seu filho já faz e o que precisa ser trabalhado – e o aplicativo oferece atividades e brincadeiras diariamente com base nisso. Sério, é incrível!

Foi acompanhando o conteúdo do Kinedu que eu comecei a me sentir mais segura como mãe, sabendo que estou proporcionando à minha filha o que ela precisa para ter um desenvolvimento saudável em todas as áreas da vida dela – não é tudo que uma mãe quer?

Pouco antes de a Liliu nascer, eu comecei a me aprofundar nos artigos sobre bebê recém-nascido, e como eles foram muito úteis para mim, decidi compartilhar alguns cuidados especiais aqui com vocês:

  • Como cuidar do coto do cordão umbilical: 

Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, e o pedacinho que fica ligado à barriga é o coto. Ele cai sozinho, e é importante não tentar removê-lo, pois isso pode machucar o bebê. Para prevenir infecções, tente manter o coto e a área ao redor dele limpos e secos. Se perceber que ele ficou sujo, limpe a área com uma bola de algodão umedecida. Depois, você pode secar com uma gaze limpa. O coto do cordão umbilical costuma levar entre uma e quatro semanas para cair – enquanto ele não cair, o ideal é dar banhos de esponja no seu filho.

  • Cuidados especiais para a troca de fralda:

Evite cobrir o coto do cordão umbilical com a fralda. Ao invés disso, dobre a frente – se for uma fralda normal – ou compre fraldas especiais para recém-nascidos que tenham um recorte frontal para evitar o contato da fralda com o coto. Além disso, ao fechar a fralda, certifique-se de separar bem as pernas do bebê e de não deixar a fralda muito folgada, para não causar irritação e desconforto para o seu pituco. Ah, e sempre lave bem as mãos antes e depois da troca de fralda, hein? Essa atividade do Kinedu mostra o passo a passo, e é superútil para mães de primeira viagem!

Atividade: Trocando a fralda do meu bebê

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

  • Testando os reflexos primitivos:

Os reflexos primitivos, também conhecidos como reflexos do recém-nascido, são os mecanismos de sobrevivência com os quais os bebês nascem, e eles indicam que a saúde do sistema nervoso do seu filho está em dia. É provável que o pediatra verifique esses reflexos na primeira consulta, mas eles também podem ser testados em casa.  Neste post, eu falo mais sobre alguns destes reflexos e como testá-los, mas você também pode experimentar fazer essa atividade do Kinedu para ver como é simples verificar os reflexos primitivos do seu bebê:

Atividade: Reflexo de busca

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

  • Cuidados especiais na hora de dormir:

Eu fiquei aterrorizada quando soube que existia um negócio chamado Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) – que não é uma doença, mas sim um diagnóstico dado quando não há causa aparente para a morte súbita de uma criança com menos de 1 ano. Mesmo com anos e anos de pesquisas sobre esse tema, ainda não se sabe ao certo como ou por que ela acontece. Mas, felizmente, já se sabe que colocar o bebê em uma posição adequada para dormir reduz bastante esse risco. Então, por amor, mamãe: siga essa dica! Coloque o seu bebê para dormir de barriga para cima e em um colchão firme. Além disso, mantenha o berço livre de cobertores e lençóis soltos, bichinhos de pelúcia, travesseiros e protetores de berço. Existem algumas condições em que a melhor posição para o bebê dormir é outra; por isso, é sempre legal consultar o seu pediatra, ok?

Atividade: A melhor posição para dormir

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

São muitos os cuidados que precisamos ter com nossos bebês – especialmente os recém-nascidos! -, mas o Kinedu me ajuda não só com dúvidas e tutoriais (como dar banho, como trocar a fralda, etc.), mas também com as atividades e brincadeiras que eu posso fazer para estimular o desenvolvimento da Liliu em todas as áreas.

O aplicativo é gratuito, mas tem também uma versão premium, que libera o acesso ao catálogo completo de vídeos e artigos para toda a família, e também permite que a gente acompanhe os marcos de desenvolvimento do bebê. Aliás, a versão premium tem um teste de 7 dias grátis. Como eu amo esse aplicativo, recomendo muito baixar e testar!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Acabei de ter um bebê, e agora?

8 atividades para recém-nascido

O que eu faço com bebê recém-nascido

Você se lembra de outros cuidados para o bebê recém-nascido que não estejam nessa lista? Deixa nos comentários, quem sabe eu preparo outro post com as dicas das mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade