4 motivos para você pensar em maquiagem orgânica

13/03

Você já pensou em usar uma maquiagem orgânica? Se a resposta for não, te faço outra pergunta, você tem ideia sobre o impacto dos  produtos que tem colocado na sua pele?

Vamos lá, o que seria essa maquiagem orgânica? Um produto de maquiagem para ser considerado orgânico precisa conter pelo menos 95% de matérias de origem natural em sua fórmula. Os outros 5% das materiais precisam ser orgânicos.

Dessa forma, ao usar esses produtos você evita colocar na pele substâncias com alterações químicas e componentes tóxicos que possam colocar em risco sua saúde. Uma maquiagem orgânica além de não oferecer nenhuma substância nociva à saúde humana, pode oferecer diversos benefícios. Vamos conferir?

Você cuida da saúde do seu rosto

Nossa pele é nosso maior órgão, mas normalmente só lembrando dele para beleza, não é? É importante tomar cuidado com os produtos que estamos passando diariamente na pele do nosso rosto e do corpo todo.

Você sabia que ao usar maquiagem orgânica, você está evitando algumas substâncias bem prejudiciais a sua saúde como parabenos, peróxido de benzoíla, dioxina, ftalatos, corantes, e muito outros mais? Aos poucos, podemos ir nos aprofundando – inclusive com ajuda de especialistas – sobre esses componentes considerados nocivos. Além de alergias, algumas dessas substâncias podem interferir até no sistema endócrino, ou seja, são consideradas disruptores endócrinos, Vale repensar seus rituais de beleza e higiene, pois muitas vezes acabamos nos intoxicando ao invés de obter reais benefícios

Maquiar e tratar ao mesmo tempo

Você pode estar pensando quais são os ingredientes que compõe as maquiagens orgânicas, certo? Essas maquiagens utilizam substâncias naturais ricas em vitaminas, minerais, óleos de origem vegetal ou essencial e outros ingredientes naturais e benéficos a nossa saúde.

Enquanto alguns produtos podem dar uma falsa sensação de cuidado com a pele, porque de certa forma conseguem “maquiar” alguns problemas, mas são ricos em substâncias maléficas, os produtos naturais oferecem todos seus cuidados sem interferências de químicas mais pesadas ou componentes que apresentem certa toxicidade. .  

Alguns dos benefícios: evita o ressecamento excessivo, evita reações alérgicas, evita danos à pele, cabelo e olhos devido à exposição excessiva a produtos químicos. Tudo isso além de preservar sua saúde a longo prazo e a saúde do meio ambiente, que é nosso próximo tópico.

Algumas das substâncias naturais encontradas nessas maquiagens são os óleos essenciais, o que também oferece s ações terapêuticas para a sua pele. Ou seja, é um tratamento completo, mais rico em benefícios e cheio de beleza do bem

O meio ambiente agradece

O mundo está virando uma chavinha e falando cada vez mais sobre sustentabilidade, felizmente. As maquiagens, com certeza, não poderiam ficar de fora.

Ao desenvolver uma maquiagem orgânica, a empresa precisa escolher produtos mais naturais e que não prejudiquem o meio ambiente ou os animais. Dessa forma, as maquiagens, muitas vezes, também se tornam veganas. Ou seja, as substâncias e materiais utilizados na sua composição não possuem nenhum ingrediente de origem animal.

Além disso, você encontra algumas maquiagens já com embalagens sustentáveis, sem plástico na composição ou com redução mínima do produto. Isso é bastante importante, pois quando você abre a embalagem e retira o produto, o que é feito? A embalagem vai para o lixo. Ao evitar o plástico nas embalagens, também evitamos o descarte de mais lixo que nem sempre será reciclado e precisaria de centenas de anos para se decompor.

Tem bastante opção no mercado

Se você acha que é muito difícil encontrar produtos orgânicos no mercado, a boa notícia é que esse mercado está ganhando força e espaço.. Felizmente, temos diversas marcas sendo lançadas e outras já se consolidando, com opções para todos os tipos  de pele, objetivos e para todas as personalidades.

Caso seja um pouco mais difícil encontrar esses produtos em lojas físicas, diversos sites oferecem opções desse nicho mais natural e orgânico.

E claro, as marcas oferecem maquiagens completas: primers, bases, pó, sombras, corretivos, batons, blushes, iluminadores, máscara de cílios, delineador.

Outro ponto importante é que as marcas de maquiagem natural ou orgânica também prezam pela qualidade do seu produto. Então não precisa ter medo na hora de investir nesses produtos. Você pode ver um tutorial apenas com produtos naturais aqui.

A maquiagem orgânica vai muito além da estética, ela envolve consciência sobre todo o processo, desde sua criação, obtenção de matérias primas, desenvolvimento, sustentabilidade. Ao optar por esse tipo de produto, você está ganhando em diversos pontos para o cuidado com a sua pele, e claro, cuidando também do planeta, dos animais e de um bem maior que nossas próximas gerações poderão sentir positivamente.


Escrito por Larissa Chinaglia
Toda quarta-feira um texto novo sobre beleza e cuidados naturais.