5 DICAS IMPORTANTES SOBRE GATOS | Juliana Goes e Carol Haddad 

28/07

Você tem um gatinho ou gatinha em casa? Eles vivem surpreendendo a gente, né?! Hoje temos 5 dicas super importantes da Carol Haddad, médica veterinária do Pisco e da Paçoca. Ela vai compartilhar dicas e cuidados pra gente ter na rotina dos nossos felinos!

Dica 01 | Arranhador
Os gatos estão adorando arranhar o sofá da casa nova, ele é feito de um linho bem resistente então está aguentando, mas o ideal é ter o arranhador para essa função. Uma dica é optar por tecidos na decoração que apresentam a trama mais fechada, como o suede. O gato sente prazer em afiar a unha, por isso é interessante ter o arranhador para isso.

Se o seu gato não está se interessando pelo arranhador, como os nossos haha,  você pode usar catnip para atraí-lo, que é a erva do gato e provoca uma reação de atração dos sentidos do animal. Ela não faz mal para eles e nem para nós, você encontra no mercado, além da própria erva e sprays dela, brinquedinhos também, isso tudo ajuda até a estimular o gato a brincar. Ela parece um orégano e você pode esfregar nos objetos e locais para atrair a atenção dos felinos.

Agora se o seu gato é teimoso e insiste em afiar as unhas no seu móvel, tem um produto chamado Feliway que afasta eles. Uma opção mais barata é usar a essência de eucalipto, você pode misturar uma gotinha com água e borrifar onde não é para o gato ir.

Dica 02 | Clorofila
A clorofila pode vir em um vasinho e pode até fazer parte da decoração, ela é uma folhagem que eles adoram comer. Como os gatos se lambem muito, eles precisam eliminar de alguma forma aquelas bolas de pelo, então é normal que o gato estimule o vômito para eliminar essas bolas, por isso ter essa plantinha em casa, já que ela ajuda no bom funcionamento do trato intestinal e nessa eliminação. É fácil de manter, você encontra em floricultura e pet shop.

Dica 03 | Vida Livre dos Gatinhos
Os gatos que moram em casas muitas vezes têm uma rotina diferente dos que vivem em apartamento, e com alguns cuidados é possível manter os animais mais soltos pela vizinhança. O cuidado essencial é castrar o animal, como ele vai ter uma vida livre é natural que ele entre em disputas de território com outros gatos, o que pode ser bem violento. Se eles são castrados você evita que eles se desloquem para locais distantes, brigas e a disseminação de filhotes. Já temos tantos filhotinhos precisando de um lar adotivo, então podemos evitar que novos gatinhos fiquem sem uma casa!

Existem as coleiras e os chips com rastreador, se você pode fazer esse investimento é uma forma de ter um controle da localização do animal.

Dica 04 | Tela de Proteção
No outro apartamento a gente não tinha a tela de proteção e era um pouco tenso ter o cuidado de sempre deixar o apartamento fechado com medo do Pisco sair e querer se aventurar janela abaixo rsrs Uma vez ele escapou e foi parar na vizinha, só percebemos quando ela veio tocar a campainha falando que ele estava visitando a casa dela.

Então é um instinto deles pular, explorar e por isso vale apostar nesse investimento que protege a vida dos nossos gatinhos, nós não fizemos na época porque a mudança para o novo apartamento já estava marcada. Então, a primeira coisa que fizemos no apê novo foi colocar as redes e precisamos procurar pela rede adequada para animais, ela é diferente das de criança, tem as tramas mais fechadas.

Dica 05 | Vermifugar os Gatos
A Carol comentou no vídeo sobre uma experiência constante que ela vive na clínica, muitos donos de animais acreditam que o mais indicado é vermifugar os gatos de 6 em 6 meses, mas na verdade tem que analisar os sintomas para verificar se é necessário fazer o procedimento.

O vermífugo é um tratamento, ele não é preventivo, então se você faz a vermifugação hoje e o animal tiver contato com o verme dias depois, ele vai pegar verme de qualquer forma. Alguns sintomas que precisamos analisar é a perda de peso, alteração nas fezes, falta de apetite, se o seu animal tiver algum desses sintomas, o profissional vai fazer os exames necessários para entender qual tratamento adequado.

VEJA TODOS OS DETALHES EM VÍDEO

Gostaram das dicas? Se vocês tiverem dicas e dúvidas é só deixar aqui nos comentários que a Carol vai interagir com vocês, eu posso tentar ajudar também e essas perguntas e sugestões já servem de pauta para os próximos vídeos.

Conheça o trabalho da Carol:

Acuvet – Acupuntura Veterinária

www.acuvet.com.br

13 99788 8092

Youtube: http://bit.ly/CanalCarolHaddad

VEJA POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Compras: Make, Beleza e Gravidez na Dinamarca

Decor Infantil Estilo Escandinavo

5 Curiosidades Sobre Gatos

Beijos com amor, 

Ju, Pisco, Paçoca e Bebê CricaJu