5 DICAS PARA ECONOMIZAR

1151
02/06

Não está sobrando dinheiro no final do mês? Precisa organizar melhor suas finanças para conseguir economizar? Separei algumas dicas junto com a Equipe Lindeza para te ajudar a mudar alguns hábitos e quem sabe fazer aquele pé de meia, seja para uma viagem ou para algum outro sonho que você tenha!

Percebo que alguns de vocês comentam que gostariam de fazer isso ou aquilo, mas no final do mês não está sobrando muito dinheiro, né? Eu acho que é sempre tempo da gente parar e olhar para a nossa rotina, para entender melhor onde estamos gastando um pouco mais, o que podemos fazer para economizar e quem sabe, conseguir alcançar nossos objetivos financeiros.

Dica 01 • Entenda seus gastos

Minha sugestão é que você comece anotando os seus gastos fixos e também os aleatórios, colocando no papel todas as suas contas e despesas para entender com o que exatamente você gasta. Normalmente quem trabalha fora de casa acaba comendo pela rua, né? Mas já parou para pensar que se você levar a sua refeição até pode economizar uma boa quantia?

Uma ótima dica é preparar a comida da semana no domingo, organizar tudo em potinhos e deixar na geladeira ou até mesmo congelado. Compra algumas frutas ou lanches para aqueles momentos de fome entre as refeições principais. Você pode dividir essa tarefa com uma amiga ou com alguém da sua família e essa mudança pode te ajudar a conquistar uma alimentação mais saudável também! Talvez você possa até manter o almoço com os amigos, só que ao invés de todo dia, que tal na sexta pra comemorar o final da semana?

Quem sabe deixar de comer sobremesa ou pedir bebida todos os dias no restaurante, buscar opções que sejam mais acessíveis, deixando aquele restaurante mais legal para uma ocasião especial.
Outra troca que pode te ajudar é repensar a maneira como você se locomove ao longo da semana, eu sei que nem todo mundo conseguiria fazer essa adaptação, mas quem conseguir trocar o ônibus pela bike, o uber\cabify\taxi pelo ônibus, combinar uma carona com o pessoal do trabalho já ajuda a economizar um pouco mais no final do mês.

Para as meninas um outro ponto é o salão de beleza, se realmente você depende de manicure e afins, será que tem algum dia da semana em que a unha fica mais barata? Ou até se aventurar com algumas amigas a fazer um dia de salão em casa e uma ajuda a outra?!

Dica 02 • Pesquise o custo por unidade do produto

Eu falei para vocês no vídeo sobre o canal da Nath lá no Youtube, o Me Poupe!, eu adoro as dicas dela, o conteúdo é muito fácil de entender e eu aprendi muito assistindo aos vídeos dela. Uma das dicas é entender melhor o custo por unidade dos produtos, eu já conhecia essa tática mas confesso que na correria do dia a dia eu deixava de pensar dessa forma.

Hoje em dia alguns comércios já disponibilizam nas etiquetas os valores por metragem, por volume ou unidade do produto. Então se você chegar no supermercado para comprar um papel higiênico, antes de pegar a opção mais barata, preste atenção na quantidade de produto e faz uma continha rápida para entender quanto sai cada unidade. Muitas vezes a opção mais cara é a que compensa mais, pois no final o valor individual de cada produto dentro da embalagem é mais em conta que o outro, ele vem mais papel higiênico que a opção mais barata. Esse foi um exemplo de ouro que aprendi com a Nath Arcuri e levo sempre comigo agora!

Dica 03 • Peça um descontinho, aposte na pechincha

Na maior parte das vezes a gente fica com vergonha de pedir um desconto, de negociar o preço, mas precisamos deixar essa vergonha de lado. Não é errado conversar sobre um descontinho, negociar a forma de pagamento para tentar melhorar o total da compra, aprendi isso com a minha mãe, ela sempre arruma uma forma de negociar com os comerciantes.

Vale pesquisar preço antes de finalizar uma compra, você pode olhar na internet, em sites de comparação de preço, como o próprio Google e Buscapé, e levar os valores que encontrou para a loja perto da sua casa, o máximo que você vai ganhar é um não rsrs mas pelo menos você tentou! Novamente a dica do salão, perguntar se tem desconto no pagamento em dinheiro, se em algum dia é mais barato o serviço que você precisa e por aí vai.

Dica 04 • Repense suas necessidades

É normal ter vontade de comprar algumas coisas mas vale sempre se perguntar se aquilo é realmente importante pra você, porque você quer fazer essa compra, você realmente precisa daquele produto ou serviço? Depois de colocar no papel tudo que você gastar no seu dia a dia você vai conseguir entender melhor o que você realmente vai manter na sua rotina e o que você pode eliminar.

Quando eu gosto de uma roupa, sapato ou acessório eu evito comprar na hora, normalmente a gente compra por impulso, né? Então vale experimentar, pensar com calma, lembrar o que você já tem no seu armário para ver se esse novo item combina com as outras peças, pensar em quais ocasiões você pode usá-la e se depois dessa reflexão, concluindo que realmente quer comprar ou está precisando, você compra! Ah, sem esquecer de negociar um desconto, brinde e por aí vai =)

Dica 05 • Que tal uma renda extra?

Nossa última dica não é necessariamente sobre economizar mas ela te ajuda a fazer uma renda extra com o que está engavetado ou parado na sua casa. Você já pensou em desapegar? Olhar para o seu armário e separar algumas peças que você não está usando mais para vender na internet, vender para suas amigas, organizar um bazar para conhecidos, são inúmeras possibilidades e eu conheço muita gente que está conseguindo um dinheirinho extra assim.

Vocês devem lembrar dos bazares que eu fiz recentemente, separei muitas peças que eu não estava mais usando, todas em bom estado de conservação e coloquei para vender! Os dois foram beneficentes, ajudaram o trabalho de algumas Instituições mas vale levar essa dica em consideração.

Você pode vender online nas redes sociais, enviar para as amigas, levar as peças para as colegas de trabalho e procurar esses sites de compra e venda, como o Enjoei. Eu fiz o meu bazar online lá e estou pensando em fazer outro esse ano, o que vocês acham?

VEJA MAIS DICAS NO VÍDEO

Se você realmente deseja economizar, tirar alguns planos do papel que precisam de um investimento financeiro, vale pensar em todas essas dicas, ler um pouco sobre a assunto e encontrar soluções e possibilidades para começar a economizar.

Espero que vocês tenham gostado das dicas, se acharam esse assunto interessante podemos gravar outros vídeos, deixa as sugestões de temas aqui nos comentários.

Tem uma dica legal sobre economias?! Conta pra gente, vamos nos ajudar!

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

O Poder do Exemplo | Domingo Zen + Crica

Rotina de Beleza Matinal

Beijos com amor,

Ju