6 atividades sensoriais para estimular o desenvolvimento do tato dos bebês

19/11

Se você tem um bebê, já deve ter percebido que os sentidos do seu filho são a principal maneira dele de explorar o mundo – é só observar como ele vive colocando as coisas na boca! Mas você sabia que o tato é o primeiro sentido que os bebês desenvolvem? Ele começa a se desenvolver na sétima semana de gestação, com a ajuda do líquido amniótico, que massageia a pele do seu bebê e transmite os sons, que são transformados em vibrações táteis. Legal, né?

O tato ajuda o seu bebê a interagir com o mundo ao redor dele – é por meio desse sentido que ele sente o seu carinho, as mudanças de temperatura, o vento no rosto ou o formato do seu peito quando está mamando. O contato físico é uma forma maravilhosa de estimular o desenvolvimento do tato do seu bebê (além de ser essencial para o desenvolvimento socioafetivo dele). Há uma porção de atividades bacanas que você pode fazer com ele para ajudar nisso! As sugestões abaixo são do Kinedu, um aplicativo incrível que eu uso para estimular o desenvolvimento da Anne Liv. Além das brincadeiras que fazemos todos os dias, com o Kinedu, eu consigo acompanhar o desenvolvimento dela e ter certeza de que está tudo bem.

Clique AQUI e baixe o Kinedu 100% grátis!

Estas são algumas ideias de atividades e brincadeiras para estimular o tato do seu bebê:

  • Passe uma toalha ou um algodão com água em diferentes temperaturas na pele dele, para desenvolver a sensibilidade térmica. Apenas se certifique de que a água não esteja quente demais!

Atividade: Que quentinho!

  • Faça uma massagem com óleo de bebê ou loção hidratante: massagens estimulam o tato e ajudam o seu pituco a desenvolver um apego seguro.

Atividade: A massagem do seu bebê

  • Faça cócegas no seu filho, e observe as reações dele para ver se ele está gostando. Se sim, pode continuar – vocês dois vão se divertir, e você estará ajudando o seu bebê a desenvolver o tato e a autoconsciência.

Atividade: Cócegas

  • Coloque grãos diferentes (arroz, feijão, milho, etc.) em uma caixa e segure o seu bebê descalço, na posição vertical, para que ele possa sentir as diferentes texturas dos grãos com os pés. Isso irá estimular o tato dele, além de ajudá-lo a criar novas conexões neurais.

Atividade: Pisando em grãos

  • Dê um pouco de massinha para o seu filho brincar. Isso é ótimo não só para o desenvolvimento tátil, como também para estimular a coordenação motora fina do seu bebê.

Atividade: Experimentando com massinha 

  • Faça carinho no seu bebê com diferentes texturas (um cobertor macio, uma esponja, um pedaço de tecido, etc.). Estimular a percepção de texturas vai ajudar muito no desenvolvimento tátil dele!

Atividade: Todas as texturas

Agora que você já sabe que expor o seu bebê a novas experiências sensoriais ajuda – e muito! – no desenvolvimento dele, aproveite para baixar o Kinedu para iPhone ou Android para fazer estas e muitas outras brincadeiras para estimular os sentidos do seu filho!

Clique AQUI e baixe o Kinedu 100% grátis!

Você também pode se interessar por:

3 cuidados que você pode estar deixando de lado na criação do seu filho

Teoria do apego: o que é, e como se relaciona com o desenvolvimento do bebê

Atividades de coordenação motora fina para o seu bebê

Me conta: o que você tem feito para estimular os sentidos do seu filho? Adoro essa troca de experiências entre mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu Brasil

publicidade