7 Dicas de Viagem com Dani Noce

19/08

Encontrei alguém que ama  viajar tanto quanto eu, a lindeza Dani Noce, e juntas preparamos um guia com 7 dicas úteis e práticas para que você otimize suas viagens, assim você pode aproveitar ao máximo tudo, curtir os preparativos e depois só ter saudade das boas lembranças.

1. Como escolher o destino?
Essa é a nossa primeira dica que vem junto com mais dois pontos, quanto tempo você tem para viajar e qual o budget, que seria o dinheiro destinado para a viagem. Para viagens internacionais é bom ter mais dias para conseguir aproveitar bem, conhecer os lugares com tranquilidade, e normalmente são os destinos onde você gasta mais.
Definir quanto você tem de tempo e de dinheiro ajuda a escolher bem o destino! O que eu sempre tento fazer é ficar ligada nesses sites de promoções, sempre tem propostas muito boas, mas é importante ter cuidado na hora de fechar qualquer negócio, ler tudo com atenção, conversar com amigos que já utilizaram esse serviço, para evitar qualquer tipo de problema.
Nossa sugestão de sites são o Melhores Destinos e Viajar Barato, já para livros, o Make The Most Of Your Time On Earth é incrível, ele te dá várias dicas de onde você pode ir em cada época do ano. Onde ir no Natal, Carnaval, e assim por diante.

2. Se informar sobre o destino

Depois de escolher o lugar, você precisa conhecer o seu destino, se informar sobre a cultura e os costumes, saber como é o clima, que tipo de comida eles comem, qual moeda eles usam, enfim, todos esses detalhes são importantes.
Alguns livros ajudam na hora de conhecer bem os destinos, como o Lonely Planet e o Rough Guides, também temos livros de editoras, como os da Abril e também recomendo O Livro da Viagem – Uma Jornada por Todos os Países do Mundo.
Outra dica é escolher um foco, assim você chega no lugar sabendo mais ou menos os passeios que você quer fazer, os pontos turísticos que você quer conhecer, quais restaurantes frequentar, onde comprar e tudo mais. Para quem gosta de gastronomia como a Dani, o livro Where Chefs Eat é muito interessante pois ele mostra aonde os chefes comem naquele lugar.
Conversar com amigos e pessoas que já conheceram o local também ajuda, mas no final das contas o nosso gosto é sempre muito pessoal, então você pode gostar de algo que seu amigo não gostou, precisa entender bem o que fez ele gostar ou não de determinada coisa.
3. Onde ficar?
Na pesquisa que você já fez para conhecer melhor o destino, você já entendeu como funciona um pouco a cidade, quais as formas de locomoção, o que fica mais afastado, é importante pensar nesses detalhes. Muitas vezes os hoteis mais distantes do centro são os mais baratos, e no final das contas você pode acabar gastando muito com locomoção.
Se tiver a oportunidade e conhecer alguém que mora no local, conversa com ele para pegar aquelas dicas que só os famosos locais conhecem.
4. Documentos
Quais documentos levar? Se você for para outro país, o item fundamental é o passaporte, e verificar se ele está válido, que é mais importante ainda! Também precisamos checar a necessidade de um visto, alguns lugares pedem e outros não. Se você tiver passaporte estrangeiro é bom levar também, pois muitas vezes facilita na imigração ou até mesmo não precisará de visto em alguns casos.
Se você for viajar pelo Brasil, é bom ter um documento recente, em boas qualidades e sempre levar mais de um documento por precaução.
Outra dica muito importante é se informar sobre as possibilidades de fazer um seguro viagem ou saúde! Se você fica doente ou acontece alguma coisa, em determinados países vai ficar muito caro você se tratar com os médicos e hospitais locais, existem propostas bem acessíveis de seguro e é uma garantia de estar protegida em um país desconhecido. O seguro viagem também pode te ajudar em situações como extravio de bagagem, e dependendo do seguro saúde e do país, você ganha até descontos em remédios.
Para adquirir esse serviço você pode contratar com a própria agência de viagem, em corretoras de seguro ou direto com as companhias. Eu, particularmente, prefiro contratar direto com uma agência de confiança, acho mais prático e se algo acontecer você pode falar direto com eles para resolver, a comunicação fica mais efetiva.
Por último, você precisa organizar uma pastinha com todas as reservas da viagem, passagem, endereço do hotel, seguro e tudo que for importante. Também temos alguns aplicativos no telefone que você pode puxar as reservas para lá, é bem prático! Para quem usa iPhone existe o PassBook e você também pode criar um álbum no rolo de câmera com o nome da sua viagem e colocar todos os prints importantes como bilhete, reservas, endereços e telefones importantes.
5. Deslocamento
Chegou na cidade, tem que saber como você vai se deslocar e como vai ser a melhor maneira, pois cada lugar tem as suas. Em alguns lugares vale a pena alugar um carro, então antes você precisa pesquisar se a sua habilitação está com validade e se é aceita no seu destino.
Na maior parte dos lugares, vamos ter metrô, ônibus, taxi, trem, você só precisa verificar se eles trabalham apenas em algum horário específico para evitar qualquer imprevisto.
Em vários países, cidades e estados, existem aplicativos destinados aos meios de locomoção, então você pode pesquisar para ter as informações sempre com você. Também é possível pesquisar no Google quanto fica o valor de taxi em determinado trajeto, assim você pode perguntar para o motorista qual seria o valor e comparar com a média que você já tem. Para saber uma estimativa de custo do taxi eu olho no site Taxi Fare Finder (tem app) e também tem o Taxime. Para ir e vir, eu uso o Google Maps para tudo, para rotas a pé, de carro e o mais incrível é usar para transporte público. Você pesquisa o horário e dia que precisa se deslocar e ele dá as opções de linhas, horário, transferências e rota completa!
6. Lista de Prioridades
Como tudo na vida, é importante criar uma lista de prioridades, já organizando tudo que você quer fazer no local e colocando em primeiro lugar os que você não quer deixar de fazer. Pesquisar se vai ter algum show ou festival legal na cidade, verificar possibilidade de comprar antecipado seu convite para a balada ou para o teatro, quanto mais você pesquisar e se organizar, mais prático vai ser e mais tempo você vai ter para curtir.
Quando você viaja com amigos, pode delegar as tarefas, uma pessoa pode cuidar da pesquisa dos pontos turísticos, a outra pesquisa os valores de passeios e festas, e assim todo mundo participa, opina e no final todos ficam satisfeitos.

7. Dinheiro

A última dica do nosso pots é saber qual moeda você vai usar, pesquisar quanto as coisas custam no local, se aceita cartão de crédito, ver onde você pode trocar a moeda aqui no Brasil.  O Banco Safra tem algumas moedas mais exóticas rs, como na Dinamarca, que é a Coroa Dinamarquesa, mas em geral se vai para Europa vale levar Euro e se precisar de uma moeda mais diferente, troca esse Euro já no destino. Para Estados Unidos, Ásia e outros destinos, Dólar Americano pode ser útil e se precisar faz o câmbio no local.

O cartão de crédito tem que ser o internacional, mas você não pode esquecer de desbloquear, avisar quanto tempo você vai ficar fora e até quais países vai visitar. Se você não quiser levar dinheiro, ou só levar um pouco, pode optar pelos cartões pré-pagos, que você pode comprar em vários lugares, inclusive no banco ou agências de viagem.
Dependendo do lugar que você vai, uma moedinha pode valer muito dinheiro, então nada de deixar de lado, pega um porta-moedas e também não se esqueça de gastá-las pois não temos câmbio para elas, então se sobrar você não vai conseguir trocar.

Praticamente surgiu uma oitava dica na nossa conversa sobre a comunicação, é importante resolver as questões do seu telefone, saber se a internet vai funcionar lá, desabilitar as ligações numa viagem internacional, por exemplo (sempre deixo em modo avião e uso apenas o wifi). Uma dica ótima é a compra de um chip no local (peça por um SIM Card em inglês), que dá direito a internet e facilita demais nossa vida!

CONFIRA TUDO O VÍDEO AQUI

Espero que vocês tenham gostado de todas as dicas, realmente temos muito o que conversar sobre viagem, podemos fazer outros posts aqui no blog. Quando eu viajo sempre compro algumas coisas, tenho até minha Wishlist com 7 perfumes preferidos! Se você tem dúvidas sobre o que levar no avião, vale a pena conferir o post Mala de Bordo.

FIQUE MAIS PERTINHO DA DANI!
Instagram | @nocedanielle
YouTube | /nocedanielle

Beijinhos lindezas

Ju