7 FATOS CURIOSOS SOBRE O BEBÊ RECÉM-NASCIDO

25/02

Se você está gravidinha ou é mãe de primeira viagem, é possível que esteja, por um lado, curiosa para saber mais e mais sobre essa nova fase; por outro, ansiosa ou preocupada em dar conta de tudo; e, por fim, encantada com a sua estreia como mamãe e com esse amor único e infinito que temos pelos nossos bebês. Isso foi o que me inspirou a listar alguns fatos curiosos sobre o bebê recém-nascido!

Para remediar a curiosidade, a ansiedade e a preocupação, eu sempre recomendo o Kinedu, um aplicativo que tenho usado desde um pouco antes da Anne Liv nascer para me informar sobre o desenvolvimento dela e que me dá ideias de atividades que a estimulem diariamente.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

O Kinedu tem parcerias com as universidades mais renomadas do mundo e, por isso, todo o conteúdo do aplicativo é embasado cientificamente. Saber que tenho informação de qualidade e que posso confiar no que estou transmitindo para a Liliu trouxe uma baita tranquilidade para a minha vida (e para a do papis também)!

fatos curiosos sobre o bebê recém-nascido - catálogo kinedu

Fatos curiosos sobre o bebê recém-nascido

Da leitura que realizo sempre nos artigos do Kinedu para me informar sobre o desenvolvimento da Anne Liv, extraí alguns fatos curiosos sobre o bebê recém-nascido para compartilhar aqui no blog. Vamos lá:

  • Como seu bebê reconhece você mesmo sem ter desenvolvido a visão? Até completarem 1 mês de vida, os bebês só conseguem focar em pessoas e objetos que estejam a menos de 30 centímetros de distância dos olhos deles. No entanto, eles começam a ouvir sua voz ainda dentro do útero, e são capazes de reconhecer o cheiro da mãe depois de apenas 3 dias de vida!
  • Por que o seu bebê chora quando você o coloca no berço? Dá um aperto no coração da gente, né? Mas não é nada pessoal; o responsável por esse “susto” do bebê é o Reflexo de Moro, um reflexo involuntário que aparece quando o bebê é surpreendido por um barulho alto ou um movimento inesperado. Fique tranquila, pois isso só mostra que a saúde do sistema nervoso do seu filho está em dia, pois esse reflexo é natural, necessário, e desaparece por volta dos dois meses de idade. Para testar a presença do Reflexo de Moro, confira essa atividade do Kinedu:

Atividade: O Reflexo Moro

fatos curiosos sobre o bebê recém-nascido - reflexo Moro

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

  • Como seu bebê conseguiu viver 9 meses imerso em um líquido? Durante a gravidez e os 6 primeiros meses de vida, os bebês têm o “reflexo de mergulho”, que faz com que eles parem de respirar quando estão submersos, além de a frequência cardíaca cair em 20% e a glote fechar – fazendo com que o líquido vá para o estômago, ao invés de danificar os pulmões.
  • Com quantas semanas o bebê começa a ouvir a voz da mãe? Os bebês começam a ouvir suas conversas a partir da 20ª semana de gestação, e nascem com uma audição quase tão boa quanto a de um adulto. Quando nascem, eles são capazes não só de ouvir a sua voz, mas também de diferenciar entre os vários tons que você usa. Você pode estimular a audição do seu filho lendo para ele, tocando música e conversando no dia a dia. Essa atividade do Kinedu também é uma forma divertida de fazer isso:

Atividade: Chocalho

fatos curiosos sobre o bebê recém-nascido - bebê com chocalho

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Quantas sinapses tem um bebê recém-nascido em comparação a um adulto? Em média, os bebês recém-nascidos têm 100 bilhões de neurônios (aproximadamente o mesmo número de estrelas da Via Láctea!). A quantidade de neurônios permanece a mesma em adultos, mas o número de sinapses (ou conexões neurais) é maior quando a criança tem entre 2 e 4 anos. Quando ela se torna adulta, a quantidade de sinapses cai para um terço do que tinha quando criança, e as que permanecem são reforçadas.

  • Quantas horas um bebê recém-nascido dorme por dia? O tempo ideal de sono para bebês recém-nascidos é de 14 a 17 horas por dia. Alguns bebês podem dormir menos – de 11 a 13 horas por dia, enquanto outros podem dormir mais – até 19 horas por dia. No entanto, dormir menos de 11 horas por dia não é recomendado, já que priva o corpo do bebê de descanso e dos benefícios proporcionados pelo sono nesta fase; e dormir mais de 19 horas por dia também não é legal, pois impede que o bebê receba o alimento adequado e os estímulos de que ele precisa em um dia. Para acalmar o seu filho na hora de dormir, experimente essa atividade do Kinedu:

Atividade: Balanço suave

fatos curiosos sobre o bebê recém-nascido - mãe com a mão no rosto do bebê

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

  • Por que alguns bebês nascem peludos? Por volta da 20ª semana, os primeiros pelos dos bebês começam a ser formados. Essa penugem fina se chama lanugo, e ajuda na produção e na fixação do vérnix caseoso (uma substância branca e gordurosa que cobre a pele dos bebês dentro do útero). O lanugo também ajuda a proteger a pele do bebê dentro do meio líquido, atuando como um impermeabilizante e formando uma barreira antibacteriana. Esses pelinhos começam a se desprender da pele do bebê no último mês da gestação. É por isso que os bebês prematuros costumam nascer mais peludinhos, ainda que isso possa acontecer com outros bebês – se for o caso do seu, não se preocupe: esses pelinhos certamente cairão nos primeiros meses de vida do seu pituco.

Gostou? Ter acesso a informações como essas é algo que ajuda muito no dia a dia das mamães – especialmente as de primeira viagem!

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas também tem uma versão premium, que eu uso e adoro, e que dá acesso ao catálogo completo de artigos e atividades de vídeo – além de permitir que a família toda use e acompanhe o desenvolvimento do bebê! Ah, e a versão premium tem um teste de 7 dias grátis, que é super legal pra experimentar com o seu bebê. Eu recomendo!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

fatos curiosos sobre o bebê recém-nascido - catálogo Kinedu

Você também pode se interessar por:

4 cuidados importantes com bebê recém-nascido

Acabei de ter um bebê, e agora?

O que eu faço com bebê recém-nascido

Você se lembra de outros fatos sobre bebê recém-nascido que não estejam nessa lista? Compartilha aqui embaixo, adoro receber os comentários de vocês!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade