A importância dos reflexos do recém-nascido

27/08

Se você está grávida ou teve um bebê, é provável que já tenha ouvido falar sobre os reflexos do recém-nascido, ou reflexos primitivos. Esses reflexos são como um “kit de sobrevivência” para os bebês, que nascem sem muito controle sobre o corpo, mas equipados com esses mecanismos de defesa da Mãe Natureza.

Embora a presença desses reflexos do recém-nascido não dure muito, é fundamental verificá-los, já que eles são um indicativo da saúde do sistema nervoso do seu filho. Como mamãe de primeira viagem, procurei me informar bastante, e o que mais me ajudou foi o aplicativo Kinedu. Achei nele várias atividades para detectar os reflexos da Anne Liv e entender que estava tudo bem com o desenvolvimento dela.

Os principais reflexos do recém-nascido

Compartilho com vocês os principais reflexos do recém-nascido e algumas das atividades que me ajudaram e muito nesta fase.

Reflexo de Moro (ou reflexo do susto)

Quando seu bebê é surpreendido, ele joga a cabeça para trás, estica os bracinhos e as perninhas, e depois se encolhe todo. O bebê pode chorar – é o que costuma acontecer quando colocamos um recém-nascido no berço. Mas fique tranquila, pois esse reflexo desaparece por volta dos dois meses!

reflexo de moro

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Reflexo de busca

Quando você toca a bochecha ou o canto dos lábios do seu recém-nascido, ele abre a boca e vira a cabeça em direção ao toque. Isso ajuda o seu filho a encontrar o peito ou a mamadeira para poder se alimentar, e esse reflexo desaparece por volta dos quatro meses.

reflexo de busca

Limpe bem as mãos antes de fazer essa atividade, que vai te mostrar como testar esse reflexo tão importante para o seu bebê!

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Reflexo de preensão

Quando você acaricia a palma da mãozinha do seu bebê, ele fecha as mãos e aperta o seu dedo – eu amava ver a Anne Liv fazendo isso! Esse reflexo desaparece por volta dos cinco ou seis meses.

reflexo de preensão

Essa atividade é ótima para testar o reflexo de preensão e, de quebra, brincar um pouco com o seu recém-nascido!

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Outros reflexos do recém-nascido são:

• Reflexo de Babinski: quando você pressiona a sola do pezinho do seu bebê, ele movimenta o dedão para cima e estica os outros dedos. Esse reflexo desaparece entre o 1º e o 2º ano do seu filho.

• Reflexo de marcha: quando você segura o seu recém-nascido pelos braços e as perninhas dele tocam o chão, é possível que ele “dê alguns passos”, colocando um pé na frente do outro e deixando você encantada com a situação. Saiba que seu filho ainda não aprendeu a andar, e que esse reflexo desaparece por volta dos dois meses. Mas tudo tem o seu tempo, e logo ele aprenderá a fazer isso como uma ação voluntária!

• Reflexo tônico cervical (ou reflexo do esgrimista): quando você vira a cabecinha do seu neném para um lado, o braço do mesmo lado se levanta com a mão entreaberta, e o braço do lado oposto é flexionado com a mão fechada (por isso ele parece um esgrimista fofo!). Esse reflexo desaparece por volta dos cinco a sete meses.

• Reflexo de sucção: talvez você tenha visto o seu neném chupando o dedo em um ultrassom. Isso acontece porque o reflexo de sucção está presente desde a 36ª semana de gestação, e é fundamental para ajudá-lo a sugar o leite quando o mamilo ou o bico da mamadeira tocam o céu da boca dele.

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor os reflexos do recém-nascido! Deixa nos comentários se você está esperando um bebê ou se já passou por essa fase e como fez para testar os reflexos dele. Vamos trocar dicas!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu