Alternativas naturais para produtos de higiene

10/04

Quais produtos de higiene você está usando ultimamente? Já deu uma olhadinha nos componentes químicos que estão presentes em cada um?

Não é difícil perceber que a maior parte dos produtos de higiene que usamos contêm componentes químicos, ingredientes sintéticos, alguns deles tóxicos e que podem ser até prejudiciais para nós. Como nos habituamos aos mesmos produtos e somos ensinados desde pequenos a usá-los, é difícil – e até estranho – pensarmos em alternativas diferentes, como as naturais.

Hoje eu trouxe algumas alternativas naturais para produtos de higiene que são mais seguros a nossa saúde, que não agridem o meio ambiente, e claro, com até mais benefícios para a saúde da nossa pele. Quem sabe eu não te mostro motivos para testar alternativas mais naturais e sustentáveis, você pode até se surpreender com os resultados, já que estará reduzindo imensamente a chance de alergias, sensibilidade, desequilíbrios e toxicidade.

Marcas de produtos de higiene naturais

Para algumas pessoas, a facilidade de simplesmente encontrar, comprar e usar um produto é o fator decisivo. Por isso, algumas marcas surgiram no mercado com opções de pasta de dente, sabonetes, shampoos, desodorantes, e muitos outros produtos.

Cuidados bucais

Uma marca que se destaca nos cuidados com nosso dentes é a Boni Natural, além desse nicho, ela também oferece produtos como shampoo, condicionador, sabonete de ótima qualidade

Você encontra escova de dentes, pasta de dente, e enxaguantes bucais. Os produtos da Boni tem 97,8% de componentes naturais. Os produtos são livres de flúor, parabenos, triclosan, álcool, sulfato e corantes artificiais.

Ela também oferece toda a proteção que outros produtos de higiene prometem. Por exemplo: prevenção de cáries, placa e mau hálito. Os produtos contêm óleos essenciais que trazem benefícios antissépticos, antimicrobianos, germicidas, cicatrizantes a nossa saúde bucal, como o óleo de menta, de melaleuca, eucalipto, entre outros.  

Desodorantes

Boa parte dos desodorantes que encontramos hoje em farmácias e supermercados tem competentes como álcool, alumínio, triclosan. Além de entrarem sempre naquelas discussões se podem ou não causar algum tipo de câncer. Por isso, pensar em alternativas naturais é uma solução bem mais segura e tranquila para sua saúde.

Uma sugestão de marca que eu deixo é a Unevie Cosmético. Ela tem um desodorante natural por menos de 30 reais. A composição é de manteigas naturais, óleos essenciais, leite de magnésia, entre outros produtos naturais. Para conferir toda a composição, veja aqui. E você pode também fazer seu próprio desodorante natural com leite de magnésia, água e óleo essencial de lavanda, a Ju Goes já mostrou como fazer nesse vídeo aqui!

Cuidados no banho

Felizmente os produtos de cabelo e de banho possuem uma grande variedade de marcas. A própria Unevie possui shampoo, condicionador (líquido e em barras), sabonetes e esfoliantes. Todos naturais e veganos, sem nenhum ingrediente químico que possa prejudicar nossa saúde.

A marca Cativa também vende shampoo e condicionador, tanto líquido quanto em barra, naturais. A Souvie também tem excelentes produtos para cabelos, vale conhecer!

Mais dicas: conheça as preferências de produtos de banho naturais e orgânicos da Juliana Goes aqui.

Fazendo em casa seus produtos de higiene

Outra forma de substituir seus produtos de higiene convencionais por alternativas naturais é fazendo eles em casa. Separei algumas receitinhas bem fáceis para você:

Desodorante caseiro

Fazer o seu próprio desodorante é muito fácil. A receita leva apenas três ingredientes e te garante uma ótima proteção. Você só precisa de leite de magnésia, água filtrada e óleo essencial de lavanda. Você pode ver a receita aqui.

Esfoliante caseiro

É bem fácil encontrar na internet dicas de receitas de esfoliantes caseiros. A receita mais fácil que você vai encontrar é com a borra de café. Essa é uma dica que, depois que eu testei, eu faço questão de passar para todo mundo. Afinal, quer coisa mais fácil do que passar um café – tomar ele, claro – e reaproveitar a borra durante o banho? O resultado é ótimo e a pele fica super macia. Você pode usar algum óleo vegetal como óleo de coco ou até azeite para auxiliar no deslizamento e na massagem, seja facial ou corporal.

Shampoo e condicionador

Para os cabelos, existe uma receitinha clássica e bem fácil (e barata) de fazer. Para o shampoo você pode fazer uma mistura de 1 colher de bicarbonato de sódio com 200 ml de água, e misturar. Para o condicionador, você pode usar 1 colher de vinagre de maçã com 200 ml de água.

Mas essas não são as únicas opções. Separei uma receitinha de shampoo ótima para dar brilho aos cabelos:

Ingredientes: ¼  de xícara de água, 2 colheres de sopa de alecrim seco, ¼ de xícara sabonete de sabão de castela líquido e 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas  

Modo de preparo: Faz uma infusão com o alecrim. Quando estiver pronto deixe esfriar e depois é só coar. Adicione o restante dos ingredientes, e pronto.

Você já conhecia essas alternativas naturais a produtos de higiene? Você prefere comprar ou fazer em casa? Independente de qual seja sua preferência, não deixe de fazer os testes. Essas opções são melhores para a saúde e para o meio ambiente.


Escrito por Larissa Chinaglia
Toda quarta-feira um texto novo sobre veganismo, beleza e consumo consciente e sustentável