APRENDA A FAZER SUA RODA DA VIDA

07/10

Quantas vezes você para pra analisar todas as áreas da sua vida? Você tem tempo de qualidade para planejar, para traçar um plano ou uma meta em busca da sua realização?

 

Na estreia da nossa transformação do Domingo Zen que agora se tornou Momento Zen, quero te guiar na construção da sua Roda da Vida durante quatro semanas. A Roda da Vida é uma ferramenta muito poderosa para quem busca avaliar melhor como está sua vida com uma visão mais ampla. E aqui, a cada semana eu vou te dar uma lição de casa, para que você possa entender quais as áreas que precisam de mais atenção, quais áreas você precisa de mais atitude e vamos fazer esse processo juntos.

A Roda da Vida

A Roda da Vida é uma ferramenta muito utilizada em processos de coaching. Essa ferramenta vai te ajudar a entender, qual é o seu estado de vida atual, em relação às diversas áreas da sua vida. Você auto avalia cada área de acordo com o seu grau de satisfação.

No meu livro, “A liberdade de ser quem você é”, escrevi sobre como essa ferramenta me ajudou muito e decidi refazer para analisar melhor como está a minha vida e quero fazer isso junto com vocês. Você pode usar a do livro se tiver ele aí na sua casa.

Fazendo a sua Roda da Vida

Para construir a sua Roda da Vida, você vai precisar de alguns materiais que certamente tem na sua casa. Você vai precisar de: papel, canetas, lápis de cor, um pires ou algum objeto com superfície redonda e uma régua.

Para fazer a sua Roda da Vida do zero, primeiro pegue o pires ou objeto redondo e apoie sobre a folha de papel para fazer um círculo. Depois pegue uma régua e trace uma linha na vertical, cortando o círculo ao meio. Depois trace uma linha na horizontal, totalizando quatro partes.

Na sequência trace linhas na diagonal para dividir cada parte em três. O círculo deve ter doze fatias como se fosse uma pizza. Uma vez que finalizamos o círculo e dividimos em doze partes, precisamos fazer pontos de 0 à 10, onde 0 é o centro do círculo e 10 o topo do círculo, após pontuar, ligue os pontos em cada parte.

Roda da Vida: Área Pessoal

Hoje vamos focar no primeiro quadrante que representa a ÁREA PESSOAL da sua vida, que deve ser dividida em: saúde e disposição, equilíbrio emocional, realização e propósito.

Qual a nota que você dá para a sua saúde e disposição? Pinte de acordo com a nota que você dá para essa área. Aproveite esse momento para refletir sobre o que te motiva a dar essa nota. Repita o mesmo processo para pontuar seu equilíbrio emocional. Se você der notas iguais, não tem problema, talvez você sinta que está tudo muito equilibrado, mas geralmente quando uma área não está muito bem, ela tende a influenciar outras áreas.

E como anda a sua realização e propósito? Essa é uma área em que geralmente as pessoas confundem com âmbito profissional, mas aqui estamos falando de realização e propósito pessoal. Será que como pessoa você faz o que ama e tem agido com propósito na sua vida?

Tarefa da semana

Olhando a sua avaliação hoje, qual a área que você deu a menor nota em grau de satisfação?

Essa pergunta é necessária para que possamos gerar uma atitude ou ajuste que esteja ao nosso alcance para melhorar esse grau de satisfação que está menor. Então, o que você pode fazer hoje, que esteja ao seu alcance, para gerar um maior grau de satisfação?

E talvez, a resposta não venha logo de cara e tudo bem! Vibra nisso, coloca como prioridade para que você busque realmente encontrar uma ação ou atitude que te ajude nesse sentido.

No meu caso, a área que eu preciso focar é a saúde e disposição, como vocês sabem, estou com uns probleminhas na saúde e isso acaba afetando outras áreas da minha vida. Refletindo sobre o que eu posso fazer, lembrei que preciso retornar ao médico para levar dois exames e ver os resultados, isso é essencial para dar continuidade no meu tratamento.

Antes de me despedir desse nosso primeiro Momento Zen, quero deixar algumas perguntinhas no ar que vão te ajudar nesse caminho de reflexão ao longo da semana.

– Como posso melhorar minha satisfação com tal área?

– Quais recursos e habilidades eu tenho hoje e não estou aproveitando?

Gostou? Me conta, você já conhecia a Roda da Vida? Deixa nos comentários, qual foi a última vez que você fez e se você tem o hábito de fazer de tempos em tempos. Afinal, a gente muda e as fases da vida também! Se você não faz é importante que você faça algumas vezes no ano. Eu vou fazer junto com vocês e quero ter o hábito de refazer durante o ano para evoluir e fazer a minha Roda da Vida girar direitinho. Vamos juntos!

Sobre o meu aplicativo: o Zen App

O meu app Zen está em mais de 150 países, temos conteúdos como meditações guiadas, trilhas de relaxamento entre outros programas que vão ter ajudar nessa caminhada de transformação. Toda semana nossa equipe lança conteúdo pra vocês. No Zen lançamos meditações guiadas, ferramentas para seu desenvolvimento, programas para insônia e ansiedade, em inglês português e espanhol. Além dos podcasts que estamos criando para contribuir ainda mais com a sua jornada. Te espero por lá, se você ainda não conhece o Zen, tem link aqui para baixar. Se você já conhece, deixa nos comentários o que você mais gosta e o que deseja ver por lá.

Com amor,

Ju