As melhores brincadeiras para cada fase do bebê

26/11

Você é mãe de um bebê? Então provavelmente vive em meio a muita correria, pouco sono, tarefas intermináveis e choros inconsoláveis. Sei como ter um bebê é algo que transforma completamente nossas agendas, mas também é quando estabelecer prioridades se torna ainda mais importante. E, entre essas prioridades, precisamos dedicar tempo do nosso dia para brincar com nossos filhos e ajudá-los a ter um desenvolvimento saudável.

Muita gente menospreza o valor das brincadeiras, pois provavelmente não sabe que elas são responsáveis por construir as bases para o desenvolvimento dos bebês em todas as áreas. Brincar não só traz alegria, mas estimula o aprendizado, ajuda a reconhecer e trabalhar emoções, a explorar o mundo, a desenvolver uma conexão com os próprios interesses, a fazer amigos, seguir regras, tomar decisões, resolver problemas e ter autocontrole. Ufa!

Sabendo da importância das brincadeiras para os bebês, tenho usado um aplicativo chamado Kinedu, que me ajuda com ideias para brincar com a Anne Liv todos os dias! Isso porque eu e o papi vamos marcando os marcos de desenvolvimento que a Liliu já conquistou, e o aplicativo oferece as atividades diariamente com base não só na idade, mas também no estágio de desenvolvimento dela!

O Kinedu tem vários conteúdos gratuitos, mas eu recomendo muito fazer a assinatura, que dá acesso completo para toda a família a um catálogo com mais de 1.600 brincadeiras simples, divertidas e criativas para você fazer com seu filho de 0 a 4 anos de idade – e você ainda pode testar grátis a assinatura por 7 dias!

Clique AQUI e baixe o Kinedu 100% grátis!

Selecionei aqui algumas das brincadeiras do Kinedu de acordo com a idade do bebê:

0 a 1 mês

  • Brincar com um chocalho ou com o volume de uma caixa de som para estimular a audição do bebê.

Atividade: Chacoalhar

  • Incentivar o seu bebê a seguir você com os olhos para estimular a visão e o desenvolvimento socioafetivo. Aproveite os momentos do dia a dia, como a troca de fralda, para fazer isso!

Atividade: Cara a cara

  • Conversar com o bebê na frente de um espelho para ajudá-lo a desenvolver o reconhecimento de si mesmo.

Atividade: Sinais de afeto

2 meses

  • Brincar com um móbile e os pezinhos e mãozinhas do seu bebê para melhorar a coordenação olho-mão

Atividade: Brincando com móbile

  • Balançar o bebê em vários sentidos para melhorar a coordenação motora e o equilíbrio dele.

Atividade: Encontrando o equilíbrio

  • Brincar de “esconde-esconde” com um brinquedo e uma mantinha para ajudar o seu bebê a compreender o conceito de permanência do objeto e começar a trabalhar a ansiedade de separação.

Atividade: Para onde ele foi?

3 meses

  • Repetir os sons que o seu bebê faz para ajudar a construir um apego seguro.

Atividade: Imitando palavras

  • Cantar para o seu bebê para acalmá-lo, ajudá-lo a regular as próprias emoções no futuro e fortalecer os laços afetivos entre vocês. Aproveite a hora do banho para fazer isso!

Atividade: Cantando no chuveiro

  • Fazer o movimento de pedalar com as perninhas dele para estimular a coordenação motora e fortalecer os músculos das pernas.

Atividade: Yoga de bebê

O Kinedu irá lhe ajudar criando o plano de atividades diário do seu bebê com as brincadeiras mais adequadas ao momento dele – você só precisa dedicar um tempo do dia para conversar e brincar com ele!

Clique AQUI e baixe o Kinedu 100% grátis!

Você também pode se interessar por:

Desenvolvimento do bebê | 0 a 3 meses

3 cuidados que você pode estar deixando de lado na criação do seu filho

5 brincadeiras para fazer com crianças nas férias de verão

Teoria do apego: o que é, e como se relaciona com o desenvolvimento do bebê

Ansiedade de separação: brincadeiras que ajudam o seu bebê nesta fase

Você tem outras ideias de brincadeiras para fazer com bebês de 0 a 3 meses? Deixa aqui nos comentários, pode ser útil para outras mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu Brasil

publicidade