Atividades de coordenação motora fina para o seu bebê

13/08

Quando o assunto é a coordenação motora dos bebês, a maioria das pessoas logo pensa nos movimentos de engatinhar, sentar ou andar, que estão relacionados à coordenação motora grossa. No entanto, pouca gente se lembra da coordenação motora fina, que é igualmente importante! É por causa dela que adquirimos habilidades como escrever, abotoar uma camisa ou puxar um zíper.

Vale lembrar que, para os bebês, desenvolver as habilidades motoras não é só uma questão de conquistar a capacidade de fazer alguns movimentos – essas habilidades ampliam as experiências e a compreensão do ambiente dos nossos pequenos, o que também os ajuda a ter mais autonomia e construir uma autoestima saudável.

Como estimular a coordenação motora fina?

Há várias atividades que você pode fazer para ajudar o seu bebê a desenvolver a coordenação motora fina, como deixar que ele rasgue ou amasse alguns papéis, vire as páginas de um livro ou empilhe alguns blocos. O Kinedu tem mais uma porção de atividades para você experimentar em casa. Aqui estão algumas que a Anne Liv adora.

Baixe o Kinedu GRÁTIS para ter ideias de como estimular a coordenação motora fina do seu bebê!

Atividade: Dentro do pote

Tirar objetos de dentro de um pote pode ser muito divertido para o seu pacotinho! Essa atividade fica ainda mais divertida se você escolher coisas que ele já adora.

brincadeira coordenação motora fina

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Novas formas

Aprender a segurar objetos de formatos diferentes irá ajudar o seu bebê a exercitar as mãos. Podem ser objetos simples, que você já tenha em casa!

atividade coordenação motora

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e faça essa atividade agora mesmo!

Atividade: Experimentando com materiais

Fazer experimentos com diferentes materiais irá estimular não só a coordenação motora fina do seu filho, como também o tato. Vocês vão se divertir muito com essa atividade 2 em 1!

bebe fazendo atividade coordenação motora fina

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Como saber se o seu bebê está desenvolvendo a coordenação motora fina?

Estes são alguns dos sinais que você pode observar*:

  • Com algumas semanas de vida, ele conseguirá abrir e fechar as mãos.
  • Por volta do 3º mês, ele poderá sacudir um objeto.
  • Por volta do 6º ou 7º mês, ele conseguirá segurar um objeto com mais precisão, usando a mãozinha inteira.
  • Por volta do 8º ou 9º mês, ele começará a fazer o movimento de pinça, ou seja, segurar objetos pequenos com os dedos indicador e polegar (a Liliu adora pegar o pingente do meu colar quando está mamando – foi assim que ela começou a pinçar!).

* Essas são apenas algumas referências, já que cada criança se devolve no seu próprio ritmo.

No Kinedu, você tem acesso a uma lista com muitos outros sinais que você pode observar nessa e em outras áreas de desenvolvimento, na qual você preenche os marcos conquistados pelo seu bebê e acompanha o desenvolvimento dele. Legal, né? Esses são os marcos relacionados à coordenação motora fina que a Anne Liv já conquistou:

Kinedu app coordenação motora fina

Você já percebeu alguns desses sinais no seu pituco? O que você já fez ou tem feito para ajudá-lo com essa habilidade? Deixa o seu depoimento aqui nos comentários, vamos trocar experiências!

Você também pode se interessar por:

O app que os pediatras recomendam

Beijos com amor,

Ju e Kinedu Brasil

publicidade