Bike Indoor

07/03
por Edu Nogueira | Educador Físico

Independente do nome utilizado, as aulas de “bike” nas academias são muito disputadas pelos alunos por diversos motivos: emagrecimento, condicionamento físico, diversão, qualidade de vida, antiestresse, parte específica de treinamento avançado entre outros. Mas uma coisa é certa: é uma das melhores aulas coletivas, se não a melhor, para a queima de gordura – em média 700Kcal por sessão de treino.

Com duração entre 45 e 60 minutos, de 2 a 3 vezes por semana, as aulas de ciclismo indoor podem ser feitas por alunos de qualquer idade desde que se adaptem à bicicleta mantendo uma postura adequada (a bicicleta possui ajustes para pessoas de todas as estaturas, alterando a altura do selim, guidão e a distância entre eles), ambos os sexos, e também utilizadas por pessoas iniciantes até avançadas (os ajustes da carga – intensidade do esforço utilizado – e da velocidade são variáveis), desde que não haja nenhuma contraindicação médica.

Com a utilização de músicas motivantes e inspiradoras, cabe ao professor criar cenários específicos para cada faixa musical (subidas lentas, pequenos ou longos tiros, giros de recuperação etc), tornando cada nova sessão de treino mais desafiadora que a anterior.

É importante a utilização de roupas específicas, como camisetas de tecido que facilite a eliminação do suor; bermudas próprias para ciclistas (o selim é duro e causa desconforto) ou “banco gel”; sapatilhas apropriadas para pedalar a fim de maximizar o trabalho dos músculos solicitados (o “empurrar e puxar” o pedal) e toalhas. Caso algum aluno (principalmente os iniciantes) treine com tênis, é importante que coloquem o cadarço para dentro do calçado de modo a não enroscar no pedal.
Outra dica importante é levar uma garrafa com água ou algum tipo de isotônico para evitar a desidratação, pois nesse treino há uma perda muito grande de água.
 
 
Benefícios das aulas de Bike Indoor:
 
·         Aumento da queima de gordura (emagrecimento)
·         Diminuição do peso corporal
·         Fortalecimento, resistência e definição muscular (principalmente dos membros inferiores – pernas e glúteos)
·         Melhora da resistência cardiovascular e respiratória
·         Aumento da densidade mineral óssea
·         Melhora da coordenação motora, ritmo e equilíbrio
·         Melhora nos níveis do colesterol
·         Diminuição da pressão arterial
·         Ajuda no controle de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade entre outras
·         Diminui o risco de doenças coronarianas

·         Melhora da disposição (por meio da liberação de hormônios como a endorfina)
·         Ajuda a combater o estresse, ansiedade e a depressão
·         Sociabilização
·         Melhora da autoestima

Foto: Reprodução

Conheça meu Curso de Maquiagem Online. São 21 vídeo aulas + um super Ebook por R$ 24,90!