A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA

24/09

Quais eram as suas brincadeiras de faz de conta preferidas?  Cheguei com mais um vídeo da nossa série em parceria com o Kinedu, que é um aplicativo de desenvolvimento de bebês, com conteúdo que me ajuda a estimular a Anne Liv desde que ela nasceu. 

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis!

Está sendo muito gostoso brincar com a Anne Liv de faz de conta, ela está com 1 ano e 9 meses, então cada dia é uma nova descoberta por aqui. Antes de ler sobre esse tipo de brincadeira no Kinedu eu só achava bonitinho as crianças inventando história, mas as brincadeiras de faz de conta desenvolvem o pensamento narrativo e o sequenciamento lógico, entendendo como a história começa, como se desenvolve e termina.

Quando as brincadeiras de faz de conta começam?

As brincadeiras de faz de conta costumam acontecer entre 12 e 18 meses, e você vai perceber que acaba sendo algo natural na rotina da criança. Por aqui, a Anne Liv começou a pegar o controle remoto para fazer de telefone, ela adora ficar conversando e a gente sempre estimula essas brincadeiras. De vez em quando ela até pede pra ligar de verdade para as duas avós, para a Tia Lívia e Tio Rani!

Quando a criança completa 2 anos, normalmente ela começa a incluir outras pessoas nas brincadeiras de faz de conta, mas como por aqui sempre tem muita gente em casa, ela já envolve todo mundo, a gente também inventa algumas situações para brincar e é sempre muito divertido. 

Como as brincadeiras de faz de conta estimulam a criatividade?

As brincadeiras de faz de conta estimulam a criatividade da criança, ela começa a criar histórias, dar funções diferente para objetos. Pode ser também que a criança expresse algumas emoções como medo, insegurança, raiva e tristeza nas brincadeiras, e ela pode lidar melhor com essas emoções brincando. 

Me conta nos comentários que tipo de brincadeira seu filho gosta e se ele também brinca de faz de conta. Esse tipo de brincadeira faz com que a criança veja uma determinada situação através da perspectiva de outra pessoa, então vocês podem notar no vídeo que ela mesma interage com a boneca, falando que ela quer beber água. A criança começa a entender que cada pessoa tem sua perspectiva, seus objetivos e vontades.

A criança aprende brincando

Eu aprendi com o Kinedu a importância de incluir a Liliu nas situações de dia a dia aqui em casa, então ela acabou gostando de brincar de limpar as coisas, arrumar os brinquedos (de vez em quando rsrs), e ultimamente nossa brincadeira preferida é cozinhar! E vocês podem ver que eu usei o que tinha aqui em casa mesmo, a criatividade nessas horas é nossa aliada, não precisa sair comprando vários brinquedos, a gente pode improvisar.

As brincadeiras sugeridas pelo app Kinedu são de acordo com os marcos de desenvolvimento da criança, então ele vai te indicar atividades para te ajudar a estimular aquela fase que seu filho está vivendo. O app é bem prático de navegar, e a versão gratuita dá acesso a alguns conteúdo, mas eu uso a versão premium, que ainda permite que toda a família acompanhe o que está sendo trabalhado com a Liliu, assim eles podem participar também. 

Uma atividade que tem no Kinedu que a Anne Liv adora é a “Brincando com uma boneca”, ela ajuda a liberar a imaginação e a aprender a seguir instruções verbais! Então, você vai incentivando seu filho a dar comida pra boneca, cantar pra ela dormir, ninar e por aí vai! 

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis!

Você também pode se interessar por:

3 atividades com números

Como as primeiras experiências afetam o desenvolvimento infantil

Como criar uma rotina saudável para o bebê

Beijos com amor, 

Ju e Kinedu

publicidade