BRINCADEIRAS | EDUCAÇÃO INFANTIL 1 ANO

14/01

Brincar com bebê de 1 ano é uma delícia! Nessa idade, os bebês geralmente começam a ser mais independentes e a dar os primeiros passos sozinhos, comer sozinhos com uma colher, “dar uma forcinha” pra mãe na hora de vestir a roupa, etc. Essa fase é linda, mas vale lembrar que, mesmo que o seu bebê seja agora um pouco mais independente do que era há alguns meses, ele ainda precisa da supervisão de um adulto quando estiver com brinquedos e objetos pequenos.

Mas vamos combinar? Mesmo que brincar com bebê seja muito gostoso, nem sempre é fácil ter ideias diferentes o tempo todo. É por isso que venho usando o Kinedu com a Anne Liv, um aplicativo recheado de atividades e brincadeiras que, ainda por cima, estimulam o desenvolvimento dela em todas as áreas!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

No Kinedu, você recebe sugestões diárias de brincadeiras para fazer com o seu bebê não só de acordo com a idade dele, mas também com os marcos do desenvolvimento que ele ainda não completou. Veja abaixo algumas ideias de brincadeiras para crianças de 1 ano:

Atividade: Dentro da Caixa

Por volta dos 12 meses, as crianças adoram encaixar brinquedos e tirar e colocar objetos uns de dentro dos outros. Para essa brincadeira, você só precisa de uma caixa de papelão e algumas bolas. Faça um buraco um pouco maior que as bolas na caixa. Depois, mostre para o seu bebê como colocar as bolas dentro do buraco. O legal dessa atividade é que ela estimula a coordenação motora fina do seu filho.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Acerte a bola!

Esta atividade ajuda a fortalecer os músculos do seu bebê, para prepará-lo para andar sozinho. É bem simples! Pegue o seu filho pelas mãos e coloque uma bola na frente dele, perto o suficiente para que ele a chute acidentalmente quando vocês andarem. Dê alguns passos com o seu pituco, faça essa atividade algumas vezes, e observe se ele começa a andar em direção à bola sem o seu incentivo.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: A orquestra

Quer incentivar o seu filho a ser uma estrela do rock? Rs. Experimente fazer essa brincadeira em casa! Dê a ele um instrumento musical (como um tambor, por exemplo) e deixe ele se familiarizar com o objeto primeiro. Depois, peça para ele tocar e coloque uma música ao fundo (pode ser alguma que você já sabe que ele gosta). Deixe que ele tente acompanhar a música com o instrumento.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Solucionando problemas

Seu pituco está crescendo, e você pode estimular a capacidade dele de resolver problemas. Nesta atividade, por exemplo, você irá ensinar a ele uma estratégia para alcançar objetos. Para começar, coloque um brinquedo que o seu filho goste fora do alcance dele. Depois, dê a ele um objeto comprido e que seja seguro (como um bastão ou uma espada de plástico) e mostre como alcançar o brinquedo usando esse objeto. Então, deixe que ele tente fazer isso sozinho.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Rimas

Quer estimular o desenvolvimento linguístico do seu bebê? Experimente ler algumas rimas para ele! Se você fizer isso em voz alta, de forma clara e com frequência, ele poderá tentar participar um dia, dizendo pelo menos uma ou duas palavras com você!

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Saco de sementes

Neste estágio em que o bebê está aprendendo a andar, é superimportante desenvolver o equilíbrio. Para essa brincadeira, você só precisa de um saquinho fechado com sementes (ou feijão, por exemplo). Coloque o saquinho nas mãos do seu filho e peça para ele andar segurando as sementes. Se for muito fácil para ele, dê um desafio extra, pedindo que ele ande com o saco de sementes na cabeça ou no ombro.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Brincando com grãos

Você sabia que estimular o tato do seu filho o ajuda a criar novas conexões neurais? E dá pra fazer isso com atividades sensoriais muito simples! Para essa brincadeira, você precisa de um recipiente grande e alguns grãos (como feijão e milho, por exemplo). Tire os sapatos e o segure pelas mãos, encostando os pezinhos dele nos grãos, para que ele sinta as texturas diferentes com os pés. Deixe que ele brinque com os grãos e observe as reações dele.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O Kinedu é gratuito, mas também tem uma versão premium, que eu uso e amo – ela permite que a família toda use, e todos temos acesso ao catálogo completo, que tem mais de 1.600 atividades em vídeo. Ah, se você quiser experimentar a versão premium, pode testar por 7 dias grátis! Legal, né?

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

3 brincadeiras para estimular o desenvolvimento do bebê

Brincadeiras educação infantil | Coordenação motora

3 atividades para educação infantil

Você conhece outras brincadeiras de educação infantil para crianças de 1 ano? Tem alguma que o seu pituco adore? Conta aqui nos comentários pra eu poder testar com a Liliu também!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu