BRINCADEIRAS EDUCAÇÃO INFANTIL | COORDENAÇÃO MOTORA

02/01

Você tem um bebê ou uma criança pequena? Então pode ser que você já tenha ouvido falar que as interações que temos com nossos pitucos desde a primeira infância têm um impacto enorme no desenvolvimento futuro deles. Quando o assunto é a coordenação motora, isso fica ainda mais evidente, pois o estímulo que fornecemos em casa irá ajudá-los a ter um desenvolvimento saudável, não só na área física, como em todas as outras, já que está tudo interligado. Por exemplo: aprender a fazer o movimento de pinça irá ajudar o seu filho a aprender a abotoar uma camisa ou usar um zíper, o que irá torná-lo mais independente, trazendo benefícios sociais e emocionais para ele.

É por isso que a educação infantil vai além do papel da creche ou da escolinha – existem muitas brincadeiras que podemos fazer em casa para melhorar a coordenação motora dos nossos filhos. As atividades abaixo são do Kinedu, um aplicativo que uso para estimular o desenvolvimento da Anne Liv e super recomendo (e que amo de paixão!).

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Coordenação motora grossa

Envolve músculos maiores do corpo, resultando em movimentos mais amplos, como engatinhar, andar, correr, sentar, chutar, etc.

Atividade: Flexionando as pernas

Fortalecer os músculos das pernas e do abdômen do seu bebê é superimportante para o desenvolvimento das habilidades motoras grossas. Nesta atividade, tudo o que você precisa fazer é colocar o seu bebê deitado e mover os joelhos dele em direção ao abdômen, fazendo uma leve pressão. Depois, solte e deixe que o seu pituco estique as pernas completamente.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: A rena

Coloque o seu bebê deitado e flexione e estique os bracinhos dele delicadamente. Mova-os de um lado para o outro e sobre a cabeça. Em seguida, mova as pernas do seu pituco como se ele estivesse pedalando. Esta atividade irá ajudá-lo a desenvolver tônus e flexão muscular.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!  

Atividade: Pouco a pouco

Quer ajudar o seu bebê a aprender a se sentar sozinho? Então essa atividade pode ser muito útil! Coloque seu bebê de barriga para cima com um travesseiro ou uma almofada atrás das costas. Depois, segure na frente dele algo que chame sua atenção (como um brinquedo, por exemplo), para que ele tente pegá-lo. Em seguida, afaste o objeto, para que o seu filho tente alcançá-lo, empurrando o corpo com as mãos e usando a força do abdômen para tentar se sentar. Você pode ajudá-lo a fazer isso no começo!

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Você pode alcançá-lo

Coloque o seu bebê de bruços e ponha um brinquedo chamativo na frente dele, para que ele tente alcançá-lo. Depois, afaste o brinquedo lentamente. Isso fará com que ele tente se esticar para alcançar o brinquedo, fortalecendo seus músculos e estimulando-o a engatinhar!

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo! 

Coordenação motora fina

Envolve músculos menores do corpo, resultando em movimentos mais precisos, como escrever, desenhar, abotoar, pegar pequenos objetos, etc.

Atividade: De um lado para o outro

Para realizar essa atividade, entregue ao seu bebê um objeto pequeno que ele consiga segurar e segure outro objeto. Mostre a ele como passar o objeto de uma mão para a outra, e incentive o seu pituco a fazer o mesmo. Estimular a coordenação motora fina do seu bebê irá ajudá-lo com as atividades do dia a dia no futuro.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Papéis

Um caderno e alguns gizes de cera podem não só fazer a alegria do seu bebê, como também ajudá-lo a desenvolver as habilidades motoras finas! Entregue a ele o caderno, para que ele possa folhear as páginas, dobrar, rasgar, e amassar. Depois, mostre a ele o giz de cera e deixe que ele rabisque à vontade. Faça essa brincadeira por 10 a 15 minutos ou enquanto o seu pequeno estiver se divertindo.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Dentro do pote

Separe alguns recipientes que tenham aberturas de tamanhos diferentes (como uma caixa, uma jarra e um pote). Coloque um brinquedo dentro do recipiente maior e peça para o seu bebê tirar o brinquedo de dentro dele. Talvez você precise fazer isso antes para mostrar a ele como a brincadeira funciona. Depois que ele conseguir, faça o mesmo com um recipiente de abertura menor. Quanto menor a abertura do recipiente, maior a dificuldade! Preste atenção nos movimentos das mãos do seu filho: ele usa o indicador e o polegar?

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O Kinedu oferece atividades diárias de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu bebê. O aplicativo “sabe” desse estágio porque nós marcamos em uma lista os marcos de desenvolvimento, ou seja, o que o bebê já consegue fazer. Além disso, é possível acessar o catálogo, que tem mais de 1.600 atividades em vídeo divididas por área de desenvolvimento (física, cognitiva, linguística, socioafetiva e saúde), onde também é possível filtrar as brincadeiras pela idade do seu pituco.

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas tem uma versão premium (com 7 dias de teste grátis!) que eu super recomendo, pois permite que a família toda use e acesse o catálogo completo. Vale muito a pena!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Atividades de coordenação motora fina para o seu bebê

3 atividades para educação infantil

Como deixar a casa segura antes do bebê engatinhar

Você conhece outras brincadeiras de educação infantil para estimular a coordenação motora dos bebês? Deixa a sua dica aqui nos comentários, essa troca de experiências é muito enriquecedora!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade