Brincadeiras para estimular a fala do bebê

09/01

Gente, sempre me perguntam como foi o desenvolvimento da fala da Anne Liv. Já falei antes, mas quero explicar melhor pra vocês, sobre como as brincadeiras para estimular a fala do bebê são importantes.

Antes de detalhar o bê-a-bá do desenvolvimento da fala, quero mencionar mais uma vez que ter o Kinedu nessa fase foi muito importante. Eu amo os artigos e as atividades propostas, tem sido muito importante acompanhar os marcos da pituca pelo aplicativo.

Pode parecer bobeira para alguns, mas só uma mãe de primeira viagem sabe como é precioso ver cada passinho, cada momento de crescimento do nosso bebê, não é mesmo?

Clique AQUI para baixar o Kinedu grátis para iPhone ou Android!

Desenvolvimento da fala

O desenvolvimento da fala começa muito antes do que a gente imagina. É surreal, gente! Ainda na barriga, nossos pitucos já recebem estímulos que são fundamentais no aprendizado da fala que vai acontecer futuramente.

Quando seu bebê ouve a sua voz e suas mudanças de tom na sua fala, ele está recebendo o estímulo necessário. Aprender a falar é um processo lento e gradual, mas sabendo que essa aprendizagem começa desde cedo, podemos proporcionar os estímulos adequados aos nossos bebês.

Estímulos por meio da voz

Eu conversava muito com a Anne Liv quando ela tava na minha barriga. Me emociono lembrando e fico dando risada muitas vezes, porque eu andava na rua, parecendo que tava falando sozinha, mas na verdade, eu já explicava pra ela como era o mundo aqui fora. Eu amava!

Depois que ela nasceu, eu conversava explicando tudo que ia acontecer no nosso dia. Conversava direitinho mesmo, verbalizando detalhadamente. Desde cedo ela me viu falando, mesmo sabendo que ela não me entendia ao ponto de responder, eu sabia que ia fazer total diferença ela me ouvir.

Primeiras palavrinhas da Anne Liv

A Liliu balbuciou bastante, era muito engraçado os sons que ela emitia. Eu estimulava bastante e nunca subestimei o processo de aprendizado dela. E as primeiras palavras dela foram “mama”, “papa” e com o tempo as palavras completas vieram. As comidas ganharam, ela falava banana, tomate, água e logo depois aprendeu a falar algumas partes do corpo.

Me conta, qual foi a primeira palavra que o seu pequeno falou? 

Hoje eu vejo ela formando frases, conjugando pequenos verbos e fico pensando no quanto o tempo passou rápido. Nossa, gente! Um dia desses, ela ainda estava na minha barriga.

Hoje eu continuo lendo e estudando sobre desenvolvimento infantil, mas me lembro bem do apoio que recebi do Kinedu com as atividades linguísticas. Faz total diferença saber como estimular seu bebê!

Clique AQUI para baixar o Kinedu grátis para iPhone ou Android!

Dicas práticas

Brincadeiras para estimular a fala: Baby Talk

O Baby Talk é um modo de falar diferente, onde você fala mais pausadamente, gesticulando e articulando melhor. Eu parecia uma doida (risos), mas funciona. Se você encarar como uma brincadeira para estimular a fala do seu pituco, vai ver que no futuro faz diferença.

Isso porque falar dessa maneira atrai mais a atenção do bebê e o ajuda a compreender onde começa e onde termina cada palavra. Vai treinando aí como é falar em câmera lenta e se inspira na Dory do Procurando Nemo. Vai dar certo HAHAHA!

Brincadeiras para estimular a fala: Contar o que está fazendo

Eu sempre conversei muito, detalhei tudo que ia fazer e passei a perguntar também. Quando a Liliu está brincando, eu pergunto o que ela está fazendo e conto o que eu fiz, o que vou fazer no meu dia, como foi no trabalho.

No banho, sempre brincamos, ao ensaboar o corpinho dela, eu ia falando “Filha, cadê o seu braço?”, “E agora, cadê o pescoço?”. Quando estava fazendo a comidinha dela, sempre mostrava os legumes, falava da forma, da cor, repetia o nome várias vezes.

Brincadeiras para estimular a fala: Ler historinhas!

Contar história e ouvir alguém contando é algo que eu amo também, até hoje. Acho que Anne Liv “puxou” pra mim. Ela amaaaaaa!

Tem vários livros em casa e quando ela está brincando com as bonecas, ela mesmo cria o contexto dela, eu faço a minha parte brincando junto e perguntando o que acontecendo, ela me conta e se diverte. 

Nessas horas, o mais importante é o apoio, o momento de atenção, e mesmo que seja um período curto por conta do tempo, aproveite o tempo que você tem com qualidade. Isso faz diferença pra você e pro seu bebê também.

Brincadeiras para estimular a fala: Imitação

Imitar ela ama também. Essa ela aprendeu com o Papai Crica, que sempre brincou de imitar os animais. São brincadeiras realmente simples, mas que fazem um bem grandão pros bebês. O incentivo é o ingrediente principal, não deixe seu bebê sendo o expectador, faça ele interagir e exercitar a fala seja com palavras, ruídos ou sons.

O que evitar para estimular a fala corretamente 

  • Desenhos, animações e programas de televisão não têm o mesmo efeito, toda essa interação tem um apelo maior quando é presencial e quanto mais próximo e inserido na rotina melhor.
  • Evitar o excesso de telas é importante porque pode atrasar o processo de aprendizagem da fala em até 50%, você sabia?
  • Evite alimentos muito pastosos ou líquidos. Alimentos sólidos ajudam o seu bebê a mastigar e isso fortalece a musculatura da mandíbula, que auxilia na fala também.
  • Pegar leve no seu processo é essencial! Tem mãe que se preocupa porque acredita que o bebê tá demorando muito para falar. Em alguns casos, é necessário conversar com um profissional pediatra ou fonoaudiólogo, mas respeitar o tempo do bebê é importante também.

O Kinedu me acalmou o coração muitas vezes, porque eu me senti segura me mantendo informada, entendendo cada fase da Anne Liv e não caí no erro de comparar ela com outros bebês ou generalizar achando que existe uma idade certa pra falar ou andar. Por isso, eu recomendo sempre!

Clique AQUI para baixar o Kinedu grátis para iPhone ou Android!

Anne Liv Responde

Tentamos gravar um Anne Liv Responde com algumas perguntinhas básicas pra estimular a Liliu a contar algumas coisinhas sobre as primeiras férias dela. Corre no canal pra assistir!

E me conta lá nos comentários como tá sendo o seu processo, como foi e quais brincadeiras e atividades o seu pituco ama fazer com você!

VEJA OUTROS ARTIGOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR | Precisamos falar sobre isso!

QUANDO O BEBÊ COMEÇA A FALAR?

INDEPENDÊNCIA DO BEBÊ: como estimular seu desenvolvimento social e emocional

Esperamos ter te ajudado na sua aventura chamada maternidade.

Com amor,

Ju e Kinedu