Cabelos Nutridos

15/05
por Dra. Ingrid Seiler Prior*
 
Os cabelos também sofrem com a queda e ressecamento, e alguns alimentos podem garantir muito mais brilho e força às madeixas, além dos cuidados habituais como corte e hidratação.

Pepino
É um alimento fonte de silício e enxofre que ajudam a deixar os cabelos fortes e estimulam o crescimento, pois eles estão relacionados com a formação da queratina, a proteína que estrutura o cabelo.          

Óleo de linhaça
É responsável por melhorar a aparência do cabelo, dando mais brilho. Pois possui ácidos graxos essenciais que atuam na organização da queratinização do couro cabeludo.

Nozes e castanhas
São oleaginosas fonte de zinco que age estimulando o crescimento do cabelo e ajudando a reduzir a oleosidade, uma vez que o zinco está ligado à síntese de proteínas, principal componente dos fios.           

Frutos do mar
São ricos em magnésio, nutriente essencial na formação de proteínas como a queratina que constrói os fios, atuando na renovação celular.

Vinagre de maçã
Age contra a queda de cabelos e apresenta resultados tanto pela ingestão quanto pelo uso tópico.           

Feijões, leite, quinua e ovos
São alimentos ricos em aminoácidos que são os principais componentes dos cabelos, responsáveis por estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

Carne vermelha
É rica em ferro que, quando em falta, ocasiona queda de cabelos.

Frutas secas e sementes de girassol.
São ricas em potássio, importante para a hidratação dos cabelos, já que controla o equilíbrio da água na haste capilar.      


*Artigo escrito pela colunista Dra. Ingrid Seiler Prior | Nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do curso técnico de Nutrição no Colégio Marquês de Olinda.