Cólica em recém-nascido: como aliviar

13/10

Se você também acabou de ter um bebê e percebeu que ele chora com frequência, é possível que a causa seja a cólica do recém-nascido. Nesse post, te conto como identificar se o choro do seu bebê realmente tem a ver com cólica, quais são as causas da cólica em recém-nascido e te apresento dicas do Kinedu para aliviá-las.

O Kinedu é um app para pais que tem centenas de atividades e artigos para ajudar na saúde e no desenvolvimento dos bebês de 0 a 4 anos. Eu já usava com a Liliu desde que ela nasceu e ainda nem tinham lançado em português, e agora uso com o Liam. Gente, tô aproveitando pra deixar a dica aqui porque vale muuuito a pena baixar, rs!

Clique AQUI e baixe o Kinedu GRÁTIS para iPhone ou Android!

Tendo dito isso, vamos falar das cólicas em bebê recém-nascido!

Choro da cólica em recém-nascido

Quem é mãe de primeira viagem ainda está se habituando aos tipos de choro do bebê, mas o choro da cólica é bem específico

Você vai perceber que o choro do seu bebê é mais agudo, e que há uma expressão de dor no rostinho dele. Além disso, ele irá levantar as perninhas e contrair o abdômen.

Se você observar que o seu bebê está angustiado, mas que o choro dele vai ficando fraco porque ele está cansado, é importante aferir a temperatura corporal e observar outros sinais para, então, conversar com o pediatra e descrever os sintomas.

Causas da cólica em recém-nascido

A cólica é um sintoma perfeitamente comum e esperado em bebês de até 3 ou 4 meses. Isso porque o aparelho digestivo deles ainda está amadurecendo e se adaptando ao volume e à digestão do leite, o que pode causar gases.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Se o seu pituco tiver mais de 5 meses e ainda sofrer com cólicas, vale conversar com o pediatra, pois esse sintoma pode estar relacionado a outras condições, como refluxo, alergias ou doenças inflamatórias intestinais.

Como aliviar as cólicas do recém-nascido

Existem várias coisas que você pode fazer para aliviar as cólicas do recém-nascido. A seguir, trago algumas sugestões do Kinedu que funcionam super bem aqui em casa!

Atividade: Aliviando a cólica

como aliviar a cólica do bebê recém nascido

Clique aqui para baixar o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo da atividade!

Essa atividade do Kinedu te mostra um jeito bem simples de aliviar a cólica do recém-nascido. Coloque o seu bebê de bruços sobre o seu antebraço, de modo que seu antebraço fique entre as pernas dele e a bochecha dele fique na palma da sua mão. Traga o corpo do seu bebê pra perto do seu e balance-o suavemente de um lado para o outro. Continue balançando até que o seu pituco se acalme. Apenas certifique-se de que ele não durma nessa posição.

Atividade: Massagem na barriga

massagem cólica bebê

Clique aqui para baixar o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo da atividade!

Em primeiro lugar, é importante que você não faça essa massagem depois de o seu bebê amar, ok? Comece colocando o seu bebê em uma superfície plana e macia. Ponha as suas mãos sobre a barriguinha dele. Depois, deslize ambas as mãos para baixo, pressionando desde as costelas até o baixo-ventre. Quando você chegar na parte inferior da barriga, faça três movimentos circulares com as mãos e comece de novo. Repita esse ciclo todo 5 vezes.

Atividade: Esfregando minha barriga

massagem cólica recém nascido

Clique aqui para baixar o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo da atividade!

Aqui vai mais uma sugestão de massagem para aliviar a cólica no recém-nascido – e que também não deve ser feita quando o seu bebê estiver de barriga cheia! Coloque o seu pituco de barriga para cima em uma superfície plana e macia. Depois, coloque as suas mãos na barriguinha dele e deslize-as suavemente desde as costelas até o baixo-ventre – alterna as mãos, para que o movimento seja contínuo, e pressione delicadamente a barriga do seu bebê, repetindo o movimento 5 vezes com cada mão. Você pode fazer essa massagem com o seu bebê vestido, ou então antes de trocá-lo ou de dar banho nele.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

7 dicas para mães de recém-nascido

Recém-nascido dorme muito. É normal?

O app que os pediatras recomendam

Espero que essas dicas para aliviar a cólica do recém-nascido te ajudem com o seu bebê! Você tem outras dicas? Compartilha aqui nos comentários, pode ser útil para outras mamães!

Beijos com amor, 

Ju e Kinedu