COM QUANTOS MESES O BEBÊ COMEÇA A ENGATINHAR?

16/09

Você acompanha o progresso do seu bebê? Para fazer isso, é preciso conhecer os marcos do desenvolvimento, ou seja, com quantos meses o bebê começa a engatinhar, sentar, falar, etc. O bom de conhecê-los é que, dessa forma, você consegue não só identificar em que estágio do desenvolvimento seu filho está, como também estimular aquilo que precisa ser trabalhado para ajudá-lo a ter um desenvolvimento saudável. 

Se você quer que o seu bebê comece a engatinhar, por exemplo, é importante fortalecer os músculos dele, e isso é algo que pode ser feito desde o nascimento, com atividades específicas (como deixar o bebê de bruços com frequência, por exemplo). Eu uso um aplicativo chamado Kinedu não só pra receber ideias de atividades para fazer com a Anne Liv, como também para acompanhar o progresso dela. 

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Como eu sempre preencho os marcos de desenvolvimento da Liliu, o app usa isso para me oferecer um plano de atividades diário com base no estágio em que ela está. No entanto, é possível também entrar no Catálogo, filtrar pela idade da criança e pela área de desenvolvimento que você quer trabalhar.  Para estimular o seu filho a engatinhar, você pode selecionar a idade dele, tocar na área física e ver todos os artigos e atividades sobre este assunto. São mais de 1.600 vídeos e 450 artigos sobre vários temas relacionados ao universo do desenvolvimento infantil!

bebê começa a engatinhar com quantos meses - catálogo

Como o bebê começa a engatinhar?

Quando o seu bebê aprender a se sentar, ele ficará curioso em relação às coisas ao redor dele. É possível que ele comece a rolar para tentar alcançar um brinquedo, voltando a se sentar em seguida. 

Quando ele estiver no chão, você verá que ele começará a arquear as costas e o pescoço para observar melhor o ambiente. Com o tempo, talvez ele comece a impulsionar o próprio corpo para pegar as coisas que estão ao redor. O passo seguinte será ficar em quatro apoios. Quando o seu filho explorar essa posição, ele poderá compreender que pode seguir em frente se firmar um joelho no chão e levantar o outro.

Mas então, com quantos meses o bebê começa a engatinhar?

Geralmente, os bebês começam a engatinhar quando têm entre 6 e 10 meses, mas, como eu sempre digo, cada criança é única e tem seu ritmo – algumas podem até pular esta etapa. Elas podem preferir outras formas de se movimentar, e tudo bem! 

Muitos bebês engatinham da maneira clássica, alternando as mãos e os joelhos, outros engatinham usando as mãos para impulsionar o corpo, e alguns podem usar um joelho apoiado no chão e a outra perna esticada para se mover. Há bebês que, inclusive, preferem se arrastar ou rolar, e isso não indica necessariamente um problema, a menos que o bebê tenha dificuldade para coordenar ambos os lados do corpo. Por isso, se tiver dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, não deixe de conversar com o pediatra!

Atividades para estimular o bebê a engatinhar

Quer ajudar o seu bebê a conquistar essa habilidade incrível? Separei algumas atividades do Kinedu para te ajudar a estimular o seu filho a engatinhar:

Atividade: Vamos alongar!

Para bebês de 5 a 7 meses. Coloque o seu filho de bruços, dê a ele um brinquedo e deixe que ele brinque por alguns minutos. Depois, coloque o brinquedo fora do alcance dele, para que ele tente empurrar o corpo para frente, com os pés, para tentar alcançá-lo. 

com que idade o bebê engatinha

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Deslize

Para bebês de 7 a 9 meses. Coloque o seu filho em quatro apoios e, delicadamente, empurre os pés dele para frente, para ajudá-lo a deslizar. Se ele precisar de ajuda, sustente o corpo dele pela barriga com uma das suas mãos.

bebê engatinha com que idade

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Vamos escalar!

Para bebês de 8 a 10 meses. Coloque o seu filho em uma escada, com os joelhos no primeiro degrau e as mãos no segundo. Ajude-o a levantar o joelho até o próximo degrau, e incentive-o a continuar subindo. Permaneça segurando seu bebê até que ele consiga fazer isso sozinho.

como ajudar o bebê a engatinhar

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

5 dicas para estimular o bebê a engatinhar

  • Deixe o seu bebê no chão. Se ele ficar muito tempo na cadeirinha, no berço ou no colo, não terá a oportunidade de fortalecer os músculos para poder engatinhar.
  • Coloque-o de bruços desde o nascimento. Essa posição nem sempre é confortável para os bebês, mas você pode torná-la mais agradável oferecendo brinquedos ou fazendo caras engraçadas. Se ele estiver muito incomodado, faça pausas.
  • Use um espelho. Seu filho irá se atrair pelo próprio reflexo e irá se esforçar para alcançá-lo.
  • Use obstáculos. Almofadas, cobertores enrolados, caixas ou blocos de espuma podem ajudar o seu filho a apoiar as mãos e os joelhos e tornar a atividade mais desafiadora!
  • Engatinhe. As crianças aprendem por observação e imitação, e essa é uma forma de mostrar para o seu filho como fazer o movimento.

A versão gratuita do Kinedu tem um plano de atividades semanal em que você recebe 3 sugestões de brincadeiras de acordo com a idade do seu filho. 

Já na versão premium (que é a que eu uso e adoro!), o plano de atividades é diário e personalizado de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu filho. Além disso, nessa versão, você pode dar acesso para várias pessoas (como o papai, a vovó e a babá) e adicionar até 5 bebês. Quem é assinante também pode usar o catálogo de atividades e artigos à vontade, e ainda acompanhar os marcos de desenvolvimento e o progresso da criança. Vale muuuuito a pena! 

Aproveita que tem 7 dias de teste grátis para experimentar a versão premium com o seu filho, tenho certeza que vocês vão aproveitar muito!

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis para iPhone e Android! 

Você também pode se interessar por:

Com quantos meses o bebê senta?

A importância de estimular o desenvolvimento motor infantil

Como deixar a casa segura antes do bebê engatinhar

Agora que você já sabe com quantos meses o bebê começa a engatinhar, me conta: como anda o desenvolvimento motor do seu filho? O que você tem feito para estimular a coordenação motora dele? Deixa nos comentários, adoro trocar dicas com outras mães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu.

publicidade