COM QUANTOS MESES O BEBÊ SENTA?

13/02


Se você tem um bebê pequeno, é provável que tenha curiosidade em saber quando ele começará a fazer algumas coisas, como sentar, engatinhar, falar, etc. Chamamos essas coisas de marcos do desenvolvimento, e é importante ter em mente que cada criança tem seu próprio ritmo, mas pode – e deve! – ser estimulada para conquistar esses marcos.

É por isso que eu uso um aplicativo chamado Kinedu desde que a Anne Liv nasceu. O Kinedu cria um plano de atividades para fazer com a Liliu diariamente, de acordo com os marcos que ela já atingiu e com aquilo que precisa ser trabalhado para ajudá-la com os próximos passos. Para que ela aprendesse a se sentar sozinha, por exemplo, fizemos muitas atividades e brincadeiras para estimular a coordenação motora e fortalecer os músculos dela.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

O Kinedu também tem um catálogo com mais de 1.600 atividades em vídeo, divididas por área: física, cognitiva, linguística, socioafetiva e saúde. Então, se você estiver, por exemplo, pensando em como ajudar o seu filho a aprender a se sentar, é só selecionar a idade do seu bebê, tocar no menu “Virar e Sentar” (que fica dentro da área física), e aproveitar os artigos e atividades que o aplicativo oferece sobre esse tema!

Dito isso, para que um bebê consiga ficar sentado, é necessário que o pescoço e os músculos das costas estejam fortes o suficiente para sustentar o peso nessa posição, e que ele tenha controle da cabeça. Ah, vale sempre lembrar: enquanto o seu filho estiver aprendendo a se movimentar de formas diferentes (como virar ou sentar), é superimportante se certificar de que ele esteja seguro, especialmente quando ele estiver no trocador ou em outras superfícies altas.

Mas afinal, com quantos meses o bebê senta? Em linhas gerais, os bebês dão suas primeiras tentativas de se sentar por volta dos 4 meses, e conseguem fazer isso com o apoio de uma pessoa ou de um móvel. Por volta dos 5 ou 6 meses, a maioria deles consegue se sentar sozinha em uma posição de tripé, colocando as mãos no chão em frente ao corpo. Já aos 7 meses, eles provavelmente conseguirão se sentar sozinhos, sem apoio, por alguns segundos. Aos 8 ou 9 meses, eles geralmente conseguirão se sentar sozinhos e ficar nessa posição por algum tempo.

Essas são apenas referências, já que os marcos de desenvolvimento variam de criança para criança, mas há várias coisas que você pode fazer para ajudar o seu pequeno com esse desafio. Essas são algumas dicas de atividades do Kinedu:

Atividade: Levantando as pernas

Coloque seu bebê de barriga para cima sobre um tapete, segure-o pelas mãos e puxe-o até que ele fique sentado. É possível que ele erga as pernas em um movimento espontâneo. Se quiser tornar a atividade mais fácil, coloque um cobertor ou uma toalha como apoio atrás das costas do seu filho.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Hora da academia!

Deite o seu bebê de barriga para cima e escolha um par de objetos que ele consiga segurar, como canetões ou argolas. Entregue a ele esse par de objetos, para que ele possa segurá-los enquanto você o puxa para cima até que ele fique na posição sentada. Se o seu filho ainda não consegue sustentar a cabeça, levante-o só um pouquinho, cerca de 2 centímetros do chão. Essa atividade irá fortalecer os músculos do pescoço e das costas do seu bebê, além de estimular o reflexo de preensão.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Posição sentada

Coloque travesseiros ou almofadas ao redor do seu bebê, para que ele tenha apoio suficiente para ficar sentado. Depois, deite-o delicadamente em direção às almofadas, para que ele tente se levantar e ficar sentado novamente. Faça isso várias vezes, elogiando e comemorando os esforços e as conquistas do seu filho.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Pouco a pouco

Coloque seu bebê de barriga para cima com um travesseiro ou uma almofada atrás das costas. Depois, segure um brinquedo na frente dele, e afaste-o aos poucos, para que ele tente alcançá-lo. Ele deverá usar as mãos como apoio e a força do abdômen para empurrar o corpo para frente e tentar pegar o brinquedo. Essa atividade funciona melhor se você usar o brinquedo preferido do seu filho.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Ginástica para bebês

Coloque seu bebê de bruços sobre um colchonete ou um cobertor. Depois, levante-o, colocando uma mão na cintura dele, e a outra, no queixo, e puxe-o delicadamente para cima. Quando terminar, coloque o seu filho de bruços novamente e alongue as perninhas dele, levando os tornozelos até o bumbum e alternando os movimentos. Fazer atividades com o bebê de bruços é uma ótima forma de fortalecer os músculos das costas e incentivá-lo a sustentar a cabeça.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Vale reforçar que as interações que temos com os nossos pitucos desde cedo (e especialmente nos primeiros anos!) formam a base para o desenvolvimento futuro deles. O Kinedu sempre me traz ideias diferentes, e baseadas justamente nos estímulos que a Liliu precisa para ter um desenvolvimento saudável.

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas tem uma versão premium (que é a que eu uso), que permite que a gente acompanhe todos os marcos de desenvolvimento do bebê, além de dar acesso ao catálogo completo de atividades para toda a família. Se você quiser experimentar a versão premium, tem um teste de 7 dias grátis. Vale muito a pena!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Brincadeiras educação infantil | Coordenação motora

Desenvolvimento do bebê | 4 a 6 meses

Dicas para estimular o bebê a engatinhar

Me conta: o seu bebê já começou a tentar sentar? Se sim, o que você fez para ajudá-lo nessa fase? Deixa a sua dica nos comentários, ela pode ser útil para outras mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade