Com quantos meses o bebê sustenta a cabeça?

16/11

Quem tem um bebezinho pequeno em casa geralmente fica com algumas dúvidas sobre os marcos do desenvolvimento – por exemplo, com quantos meses o bebê sustenta a cabeça? Ou quando ele vai começar a sentar, engatinhar, andar… É claro que toda criança se desenvolve no seu próprio ritmo, mas é superimportante acompanhar o desenvolvimento do seu bebê para identificar possíveis atrasos e entender de que estímulos seu filho está precisando.

Foi por isso que comecei a usar o Kinedu ainda com a Anne Liv, e hoje uso também com o Liam. Além de me ajudar a acompanhar os marcos do desenvolvimento deles, o app me sugere um plano de atividades todos os dias para estimular aquilo de que eles estejam precisando no momento. Por exemplo, para ajudar o Liam a desenvolver o controle da cabeça, o Kinedu me mostra várias atividades que ajudam a fortalecer os músculos e a coordenação.

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Além de me oferecer esse plano personalizado especialmente para o meu filho, o Kinedu conta com um catálogo com mais de 1.800 atividades em vídeo que podem ser filtradas por idade, área de desenvolvimento (física, cognitiva, linguística e socioafetiva) e habilidade. Assim, quem quer ajudar o bebê a sustentar a cabeça pode selecionar a idade do bebê, Área Física e Controle da Cabeça. Daí é só conferir as atividades e os artigos que o app tem sobre essa habilidade!

atividades para ajudar o bebê a sustentar a cabeça

Mas afinal, com quantos meses o bebê sustenta a cabeça?

Existem vários marcos do desenvolvimento relacionados ao controle da cabeça, então se você quer saber com quantos meses o bebê sustenta a cabeça, saiba que não há uma resposta definitiva para esta pergunta.

Por volta de 1 mês de vida, o bebê começa a levantar a cabeça quando está de bruços. Aliás, deixar o bebê de bruços desde o nascimento é importante para que ele fortaleça os músculos do pescoço, das costas e do abdômen. É também por volta dessa idade que o seu bebê deverá começar a virar a cabeça para os lados quando estiver deitado de barriga para cima.

Por volta dos dois meses, se você segurar o seu bebê em pé, ele também será capaz de virar a cabeça para os lados. Também nessa idade, ele irá conseguir sustentar a cabeça na maior parte do tempo, mas ainda vai precisar de ajuda quando estiver no seu colo e vocês estiverem se movimentando para lá e para cá.

Já por volta dos três meses, seu bebê provavelmente irá conseguir sustentar a cabeça definitivamente. Ainda assim, será só por volta dos quatro meses que ele irá conseguir levantar a cabeça e o peito quando estiver de bruços.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Vale reforçar que estes são apenas parâmetros, e que cada bebê tem seu próprio tempo. Inclusive, se o seu bebê nasceu prematuro, é importante usar a idade corrigida para calcular os marcos do desenvolvimento – se você estiver usando o Kinedu, o app já faz isso!

Dicas e atividades para ajudar o bebê a sustentar a cabeça

O Kinedu sugere várias atividades para você estimular o seu bebê a sustentar a cabeça. Trouxe algumas sugestões abaixo:

Atividade: Esquerda e direita

Atividade para bebê segurar a cabeça

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Separe dois brinquedos coloridos e segure seu bebê no colo, apoiando a cabeça dele. Posicione um dos brinquedos à direita do seu bebê e, o outro, à esquerda. Movimente-se com o seu bebê para incentivá-lo a ver os dois brinquedos. Essa atividade simples vai ajudá-lo a fortalecer os músculos do pescoço.

Atividade: Super-homem

atividade para fortalecer costas e pescoço do bebê

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Segure o seu bebê por debaixo dos braços e levante-o até que ele fique suspenso na posição horizontal. Ele reagirá curvando as costas, alongando e estendendo as pernas e os braços. Essa atividade vai ajudar o seu bebê a fortalecer os músculos das costas.

Atividade: Hora da academia!

atividade para firmar pescoço bebê

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Deite o seu bebê de barriga para cima e entregue a ele dois marcadores, argolas ou bastões, para que ele possa segurá-los. Então, puxe-o pelos marcadores ou pelas mãozinhas para que ele levante o corpo a mais ou menos 2 centímetros do chão. Essa atividade irá ajudá-lo a fortalecer os músculos das costas.

É importante lembrar que os estímulos que a gente oferece para os nossos bebês desde cedo vão ajudá-los a desenvolver outras habilidades lá na frente. O Kinedu te traz várias ideias para estimular o bebê exatamente de acordo com as necessidades dele nesse momento.

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas tem também a opção de se tornar assinante e ter acesso ilimitado ao conteúdo, além de poder acompanhar o progresso do bebê e adicionar a sua rede de apoio à conta. Eu assino e sempre recomendo aqui, porque vale muuuito a pena!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para ajudar no desenvolvimento do seu bebê!

Você também pode se interessar por:

Primeiro mês do bebê: saiba o que esperar

Tummy time: o que é e como praticar com o bebê

Com quantos meses o bebê senta?

E aí, você já sabia com quantos meses o bebê sustenta a cabeça? O seu bebê já conquistou esse marco do desenvolvimento? Você tem outras dicas para ajudar com o controle da cabeça? Deixa nos comentários, vamos trocar experiências!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu.