Como aliviar as cólicas do seu bebê

18762
20/08

Você já amamentou o seu bebê, trocou a fralda dele, viu que ele não está com frio e nem com calor – mas, mesmo com tudo isso, ele não para de chorar. Isso lhe parece familiar? Se sim, é provável que o seu filho esteja com cólica.

As cólicas são comuns em bebês de até 3 ou 4 meses, já que o corpo ainda está se acostumando com a digestão do leite. No entanto, muitos motivos podem contribuir para que elas sejam mais intensas ou recorrentes, como os alimentos que você ingere (especialmente os que produzem gases, como brócolis, repolho e alface), reações alérgicas ou um fluxo de leite muito forte durante as mamadas.

Geralmente, o choro da cólica é mais agudo, começa e termina sem motivo aparente, dura pelo menos 3 horas por dia e acontece pelo menos 3 vezes por semana. Também é comum que o bebê encolha as pernas e arqueie as costas, se esticando e se encolhendo enquanto chora inconsolavelmente – deixando nós, mamães, desesperadas!

Por mais que seja difícil ver nossos pituquinhos sofrerem, entrar em desespero só piora a situação, já que eles ficam mais inseguros quando percebem a nossa tensão. Então, o melhor mesmo é tentar manter a calma e ter algumas técnicas na manga para usar nessas situações. Você pode recorrer a massagens, banhos quentes, compressas mornas, e até segurar o seu pequeno em posições diferentes. Cada bebê é único, então você precisa fazer experiências para ver o que funciona melhor para o seu!

Já falei aqui no blog sobre o Kinedu, um aplicativo que venho usando para acompanhar e estimular o desenvolvimento da Anne Liv. Tanto os artigos quando as atividades do app são baseados em estudos sérios, para que a gente possa dar aos nossos bebês o melhor que a ciência tem para oferecer. Essas são algumas das atividades testadas e aprovadas pela Liliu para aliviar as cólicas:

Atividade: Balançando as minhas pernas

Essa atividade irá não apenas aliviar o desconforto, mas também fazer com que você e o seu bebê se divirtam um pouco, relaxando as tensões (as dele, provocadas pela cólica; as suas, pelo choro dele!).

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Dobre e estique

Dobrar e esticar as pernas do seu filho ajuda a eliminar os gases, que geralmente são os responsáveis pela cólica.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Massagem delicada

Eu fazia muito essa massagem na Anne Liv quando ela tinha cólica. E ainda faço de vez em quando para ajudá-la a relaxar. Ela ama!

 Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Me conta: o seu bebê tem ou teve muitas cólicas? Que estratégia você usa ou usou para acalmá-lo? Deixa o seu depoimento nos comentários – suas dicas podem ajudar outras mães que estão passando por essa fase!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu Brasil

publicidade