Como brincar com recém-nascido: 7 atividades

10/11

Vida de recém-nascido! A gente pensa sempre nos cuidados básicos (os arrotos, as mamadas, o soninho, a higiene), mas, muitas vezes, não percebemos a importância dos estímulos apropriados para o desenvolvimento do bebê, não sabemos como brincar com recém-nascido. Por isso, neste vídeo, trouxe para vocês 7 ideias de atividades para recém-nascido do Kinedu!

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Eu sempre falo do Kinedu, porque o app já me ajudava com o desenvolvimento da Liliu, e agora tem me ajudado a acompanhar e estimular o desenvolvimento do Liam. Aliás, é superimportante oferecer esses estímulos desde cedo, porque eles ajudam o bebê a construir a base para as habilidades e aprendizados que ele vai desenvolver lá na frente! Você pode baixar grátis o Kinedu AQUI.

Quer saber como brincar com o recém-nascido? Vamos às atividades!

7 atividades para recém-nascido

Se você quer saber como brincar com recém-nascido ou fazer atividades para ajudar no desenvolvimento do seu pequeno, veja o vídeo ou confira a lista abaixo!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para bebês de 0 a 4 anos!

1) TUMMY TIME

Atividade: Primeiros movimentos

atividade tummy time para recém-nascido

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Eu lembro quando eu fazia o tummy time com a Liliu, que é aquele momento de deixar o bebê de bruços. O tummy time é superimportante, porque ajuda a fortalecer as costas, o pescoço e o abdômen – e isso vai ajudá-lo muito lá na frente com outros marcos do desenvolvimento, como sustentar a cabeça, sentar, engatinhar, etc. O tummy time pode ser muito desafiador, porque muitos bebês não gostam de ficar nessa posição (a Liliu detestava!), então o Kinedu sugere várias ideias para facilitar esses momentos.

Nessa atividade, você coloca o seu bebê de bruços em uma superfície macia e segura e deita na frente dele. Então, você pega um chocalho e mostra pra ele, para que ele se interesse por esse objeto e queira tentar levantar a cabeça. Depois, você pode colocar seu bebê de barriga pra cima pra descansar. Quando ele estiver de barriga para cima, balance o chocalho de um lado pro outro pra incentivá-lo a acompanhar o objeto com o olhar (o Liam começou a fazer isso com uns 15 dias de vida, mas cada bebê tem seu tempo, e o importante é continuar estimulando). Daí, é só repetir o exercício. Nessa idade, o Kinedu recomenda que o seu bebê fique de bruços 2 ou 3 vezes por dia por 3 a 5 minutos.

2) ATIVIDADE SENSORIAL

Atividade: Que quentinho!

atividade sensorial para recém-nascido

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Atividades sensoriais são super legais de fazer com os bebês pequenos, porque os ajudam a desenvolver o tato e a consciência corporal. Essa atividade do Kinedu é uma sugestão super legal. Primeiro, você mergulha uma toalhinha em água morna, e vai passando pelo corpo do seu bebê, fazendo uma massagem. Depois, você faz o mesmo com a água um pouco mais quente (mas ainda em uma temperatura segura!), para que ele desenvolva sensibilidade às mudanças de temperatura.

3) FLEXIONAR AS PERNAS

Atividade: Flexionando as pernas

atividade para ajudar com gases no recém-nascido

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Para fortalecer as pernas e o abdômen do bebê, você pode fazer essa atividade para recém-nascido, que é super simples, mas muito útil também (além de tudo, ainda ajuda a liberar os gases!). Primeiro, você coloca o seu bebê de barriga para cima, e aí você vai empurrando os joelhos dele (com delicadeza) em direção à barriguinha, fazendo uma pressão bem suave. Então, pode soltar e deixar o seu bebê esticar as pernas. Você pode fazer essa atividade por 5 a 10 minutinhos por dia. O Liam adora!

4) BRINCAR COM CHOCALHO

Atividade: Chacoalhar

atividade com chocalho para recém-nascido

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Nessa atividade para recém-nascido, o Kinedu explica que brincar com um chocalho ajuda no desenvolvimento da audição do seu filho. Primeiro, você balança o chocalho na frente do seu bebê. Depois, tente colocar o chocalho na mãozinha dele, e segure-a, balançando de um lado pro outro. Isso também ajuda você a ver se está tudo certo com o reflexo de preensão do seu filho.

5) FAZER MASSAGEM

Atividade: A massagem do seu bebê

massagem no bebê recém-nascido

 

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Quem não gosta de massagem, né? As massagens são super benéficas pros bebês, porque ajudam a relaxar os músculos e aumentam a consciência tátil e corporal. Essa atividade para recém-nascido sugere uma massagem fácil, com óleo vegetal ou um hidratante adequado para recém-nascido, que você pode fazer todos os dias no seu pituco (eu já fazia isso desde cedo com a Liliu também, ajudava bastante antes de dormir). O Kinedu também mostra alguns marcos que você pode observar na atividade. Quando o seu bebê é recém-nascido, você pode observar como ele reage ao seu toque, quais sensações isso gera nele – ele pode parecer contente, surpreso, e até parar de chorar quando você começar a massagem. Com um mês de vida, mais ou menos, você já consegue ver se ele está levantando a cabeça quando está de bruços.

6) CONVERSAR COM O BEBÊ

Atividade: Conversas casuais

conversar com recém-nascido

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Eu sempre falei sobre como é importante a gente conversar com os nossos filhos desde cedo. Não importa se o seu bebê ainda não entende ou responde – nessa fase, todos esses estímulos estão sendo absorvidos. Nessa atividade para recém-nascido, o Kinedu sugere vários momentos pra fazer isso. Você pode conversar com o seu bebê enquanto ele estiver mamando, durante o banho, a troca de fralda, enfim… o importante é conversar! É legal você exagerar nos gestos, articular bem as palavras – com o tempo, isso vai ajudar seu bebê a entender onde começam e terminam as palavras. Conversar com o seu recém-nascido o ajuda a se familiarizar com a linguagem desde cedo, que é a base para o desenvolvimento da linguagem.

7) ESTIMULAR OS REFLEXOS

Atividade: Reflexo de busca

reflexo de busca no recém-nascido

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e ver o vídeo com o passo a passo da atividade!

Geralmente o pediatra verifica os reflexos do bebê, mas a gente também pode fazer isso em casa. O Kinedu mostra atividades em vídeo de como testar os reflexos. Por exemplo, nessa atividade, você toca o canto da boquinha do seu bebê com o seu dedo limpo, e ele vira o rostinho e abre a boca em direção ao seu dedo. Esse é o reflexo de busca, que ajuda os bebês a procurar o peito, e geralmente está presente do nascimento até +ou- os 4 meses. A natureza é muito maravilhosa, né?

Eu espero que você tenha visto o quão simples são essas atividades para recém-nascido, e que, mesmo que o primeiro mês do bebê seja uma loucura para nós, mamães, é possível encaixá-las na nossa rotina. No Kinedu, você encontra mais de 1.800 atividades para ajudar no desenvolvimento dos bebês de 0 a 4 anos, e você pode baixar GRÁTIS o app AQUI.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Rotina com recém-nascido: primeiros dias do bebê

Primeiro mês do bebê: saiba o que esperar

O app que os pediatras recomendam

Gostou de aprender como brincar com recém-nascido? Deixa nos comentários qual é a atividade preferida do seu bebê, vou adorar saber!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu.