Como cuidar de um bebê?

07/01

Se você está esperando seu primeiro bebê ou o teve recentemente, é provável que tenha muitas preocupações. Como cuidar de um bebê tão pequenino e indefeso? São muitos os cuidados especiais com o recém-nascido e, mesmo que você já tenha aprendido sobre vários deles com o pediatra, é normal que a sobrecarga de informações traga ainda mais preocupação.

A primeira coisa que eu recomendo é ter sempre à mão um guia para cuidar do bebê. Eu uso o Kinedu, um aplicativo com centenas de artigos que tiram todas as minhas dúvidas e atividades em vídeo que vão desde o passo a passo do primeiro banho até brincadeiras para fazer com o bebê.

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Com o Kinedu, eu tenho a tranquilidade de ter sempre por perto um conteúdo de qualidade, criado por especialistas em desenvolvimento infantil, para ajudar a minha filha a ter um desenvolvimento mais saudável. E isso faz toda a diferença!

Como cuidar de um bebê recém-nascido: o que você precisa saber

Trouxe algumas informações sobre como cuidar de um bebê, além de dicas e atividades do Kinedu para facilitar a vida das mamães nesse primeiro mês de vida, em que tudo é novidade.

Reflexos do recém-nascido

Os reflexos do recém-nascido, também conhecidos como reflexos primitivos ou reflexos do rn, geralmente são reações automáticas dos bebês a determinados estímulos, e indicam que o sistema nervoso deles está saudável. Eles geralmente são testados pelo pediatra, mas você também pode fazer isso em casa.

Os principais reflexos do recém-nascido são: Reflexo de Moro, Reflexo de busca, Reflexo de sucção, Reflexo de marcha, Reflexo tônico-cervical (também conhecido como Reflexo do esgrimista) e Reflexo de Babinski. 

Atividade: Batendo palmas

Essa atividade do Kinedu ajuda você a observar o Reflexo de Moro no seu bebê, que deve estar presente desde o nascimento até os 5 ou 6 meses de idade.

como cuidar de um bebe recem nascido

Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O banho do recém-nascido

Até que o coto do cordão umbilical do seu bebê caia – o que provavelmente irá acontecer até a quarta semana de vida dele -, os banhos dele serão de esponja.

Atividade: Primeiro banho do meu bebê: banho de esponja

Essa atividade do Kinedu mostra o passo a passo detalhado para dar banhos de esponja no seu bebê.

cuidados com o rn

Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Como cuidar do umbigo do recém-nascido

O umbigo do bebê deve ser limpo sempre que você for trocar a fralda dele. Para isso, higienize bem as mãos e limpe o umbiguinho dele com algodão ou uma fralda de pano umedecida com água ou álcool 70%. Para secar o umbigo do seu filho, abane a região ou dê batidinhas com uma gaze delicadamente.

Mantenha o coto dentro da fralda e lembre-se de não deixá-la muito apertada, para evitar lesões.

Trocando a fralda

No primeiro mês de vida, os bebês costumam molhar por volta de 6 fraldas por dia e sujar de 1 a 4 fraldas por dia.

É bom evitar cobrir o coto do cordão umbilical com a fralda. Você pode comprar fraldas especiais para recém-nascidos com recorte frontal ou dobrar a frente, se for uma fralda normal. Ao fechá-la, separe bem as pernas do seu bebê, e não deixe a fralda nem muito apertada e nem muito folgada, para evitar irritação e desconforto.

Atividade: Trocando a fralda do meu bebê

Essa atividade do Kinedu mostra como trocar a fralda do seu bebê de uma forma eficiente, mas o app conta com uma seção inteira dedicada a atividades que você pode fazer para estimular o seu filho e fortalecer os laços afetivos entre vocês durante a troca de fralda.

cuidar de um bebe

Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

A posição certa para dormir

Geralmente não gosto de falar em “certo” e “errado” – mas como a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) é um assunto muito sério, existe, sim, uma posição certa para colocar o seu bebê para dormir: de barriga para cima. O berço deve estar livre de cobertores e lençóis soltos, travesseiros, protetores de berço ou outros objetos (como bichinhos de pelúcia, por exemplo).

Existem algumas condições em que essa não é a melhor posição para o seu bebê dormir. Na dúvida, é melhor consultar o seu pediatra.

Cuidado com a cabeça do bebê

Nessa fase, o seu bebê ainda não é capaz de sustentar a cabeça. Por isso, é melhor sempre segurar a cabeça ou o pescoço dele com a mão.

Atividade: Encontrando o equilíbrio

Essa atividade do Kinedu ajuda o seu bebê a aprender como sustentar a cabeça, além de trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio.

recem nascido

Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Eu não sabia como cuidar de um bebê até me tornar mãe e aprender na prática, mas o embasamento teórico que o Kinedu me trouxe me deixou mais segura e confiante para cuidar da minha filha e fornecer a ela os estímulos adequados de acordo com a fase do desenvolvimento dela.

O app personaliza as sugestões de atividades e artigos de acordo com as habilidades que o seu bebê já tem e as que ele ainda não adquiriu, para que você sempre saiba o que fazer com ele de acordo com o momento único dele. 

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas a assinatura dá acesso ilimitado ao conteúdo e permite que você adicione toda a sua rede de apoio, para que todo mundo possa acompanhar o desenvolvimento do seu bebê e fornecer os melhores estímulos a ele. Eu uso, adoro e recomendo!

Ah, você pode testar a assinatura por 7 dias grátis com o seu bebê. Aproveita e experimenta!

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis!

Você também pode se interessar por:

8 atividades para recém-nascido

O que eu faço com bebê recém-nascido

Recém-nascido não dorme

Agora que você já sabe como cuidar de um bebê, me conta: quais são as suas principais preocupações e angústias? Deixa nos comentários – essa troca entre as mamães é muito rica e acolhedora!

 

Beijos com amor,

Ju e Kinedu