COMO DAR BANHO EM RECÉM-NASCIDO

27/08

Você tem um bebê recém-nascido ou seu filho está prestes a nascer? Esta é uma fase de muitas novidades, e é possível que você esteja pesquisando muito sobre amamentação, troca de fralda ou como dar banho em recém-nascido. Já passei por isso antes e, além de trocar figurinha com outras mamães e consultar a pediatra, utilizei muito um aplicativo chamado Kinedu para ter informação de qualidade sobre todos os assuntos que envolvem maternidade.

Clique AQUI e baixe o Kinedu, o app que os pediatras recomendam!

O Kinedu é um aplicativo sério, que tem parcerias com as universidades mais renomadas do mundo e uma equipe formada por profissionais da saúde, por isso, sei que o conteúdo deles é confiável. Além de artigos sobre o desenvolvimento infantil em todas as áreas (física, cognitiva, linguística, socioafetiva e saúde), o app tem um catálogo bem legal de atividades em vídeo, que podem ser filtradas de acordo com a idade do bebê e a área de desenvolvimento que você quer estimular.

como dar banho em recém nascido - catálogo

Além disso, se você tem a assinatura premium (que eu uso e recomendo!), o Kinedu sugere artigos e atividades diariamente de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu bebê. O app “sabe” em que fase a Anne Liv está porque eu vou marcando o progresso dela em uma seção dedicada aos marcos de desenvolvimento. Assim, podemos fazer atividades para estimular as habilidades que o bebê ainda não conquistou. Legal, né?

Quando a Liliu chegou, a pediatra já tinha me ensinado como dar banho em recém-nascido, mas sempre rola aquela insegurança: será que estou fazendo certo? Na hora H, não tive dúvidas e corri pro Kinedu, onde aprendi algumas dicas que vou dividir com vocês.

Como dar banho em recém-nascido: banho de esponja

Até que o coto do cordão umbilical do seu bebê caia (o que deve levar de 2 a 4 semanas), os banhos dele deverão ser banhos de esponja. Comece escolhendo um ambiente com uma temperatura confortável e uma superfície plana e limpa. Cubra essa superfície com uma toalha macia ou um cobertor. Então, separe os itens necessários: pia, banheira ou bacia de plástico com água morna, duas toalhas macias (uma para o bebê deitar e outra para secá-lo), duas toalhinhas (uma para a água, outra para o sabonete), algodão, lenços umedecidos sem perfume, sabonete para bebês (opcional), xampu para bebês (opcional), uma fralda limpa e uma muda de roupa. 

Atividade: Primeiro banho do meu bebê: banho de esponja

Confira o passo a passo para o primeiro banho do seu bebê nesta atividade do Kinedu.

como dar banho em recém nascido - banho de esponja

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Coloque o seu bebê em uma superfície plana coberta com uma toalha. Se o seu filho estiver em um lugar alto, use uma alça de segurança ou mantenha a mão sobre ele o tempo todo para garantir que ele não caia, e não tire os olhos dele nem por um segundo! Então, tire a roupa dele, deixando apenas a fralda, e enrole-o na outra toalha. Depois, comece pelo rostinho: umedeça uma bolinha de algodão em água morna e limpe os olhos, desde o canto interno até o canto externo. Com uma toalhinha, limpe o restante do rosto, desde o nariz até o ouvido. 

Em seguida, continue com a cabeça (essa parte é opcional, a recomendação é lavar a cabeça 2 ou 3 vezes por semana). Coloque a cabecinha do bebê sobre a pia, bacia ou banheira (com pouca água, 10 cm é suficiente!), passe um pouquinho de xampu para bebês e enxague. Então, limpe o restante do corpo do bebê do pescoço para baixo, descobrindo uma parte do corpo por vez para que o seu filho não sinta frio. Deixe a área da fralda por último. Use o sabonete só se for necessário (pois pode ressecar a pele do seu pituco), e lembre-se de limpar bem as dobrinhas.

Depois, limpe ao redor do coto do cordão umbilical. Por último, pegue uma toalhinha ou lenço umedecido e limpe as genitais da frente para trás. Se o seu bebê for circuncidado, siga as instruções do seu pediatra. Quando o seu filho estiver limpinho, seque-o bem e coloque a fralda limpa e a roupa nele, terminando com um beijo e um abraço.

Agora que você já sabe como dar banho em recém-nascido, experimente outras atividades do Kinedu para fortalecer os laços afetivos entre vocês e estimular o desenvolvimento do seu bebê durante o banho – o app tem uma seção inteira dedicada a isso!

como dar banho em recém nascido - hora do banho

Clique AQUI e baixe o Kinedu para ver atividades para a hora do banho!

Embora o Kinedu seja um aplicativo gratuito, ele tem também uma assinatura premium, que eu tenho e super recomendo, pois, além de permitir que a família toda use o app, dá acesso ao catálogo completo de artigos e atividades em vídeo. Aproveite que a assinatura tem 7 dias de teste grátis e experimente com o seu filho!

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis!

Você também pode se interessar por:

4 cuidados importantes com bebê recém-nascido

8 atividades para recém-nascido

O que eu faço com bebê recém-nascido

Você tinha alguma dúvida específica sobre como dar banho em recém-nascido? Compartilha aqui nos comentários, é sempre bom saber quais são as dúvidas de outras mães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade