Como estimular a fala do seu bebê

36961
06/08

Você acha que seu filho já deveria estar falando ou balbuciando, mas não sabe como ajudá-lo com isso? Muitas mães têm conversado comigo a respeito dessa dificuldade. Em primeiro lugar, acho válido lembrar que:

• Cada criança é única e tem seu tempo.
• As crianças não aprendem a falar da noite para o dia.
• O desenvolvimento da linguagem é um processo lento e gradual.

É importante deixar claro que a vocalização em si é só um dos fatores dessa equação tão complexa que é a linguagem. Reagir aos sons, se familiarizar com a linguagem e aprender a imitar são questões igualmente importantes, e que levarão à tão esperada primeira palavra do seu bebê!

Tendo dito isso, vamos à boa notícia: há, sim, uma porção de coisas que você pode fazer para estimular a fala do seu bebê. Algumas dessas coisas podem até parecer óbvias, mas o importante é que elas funcionam! Conversar constantemente com ele, gesticular bastante e ler historinhas antes de dormir são só algumas delas. Ao falar com o seu bebê, experimente usar frases curtas e simples, exagerar na articulação e esticar as vogais – além de atrair a atenção do seu filho, falar dessa forma o ajuda a entender onde começa e onde termina cada palavra, o que facilita muito o processo de desenvolvimento da linguagem.

Para as mamães que querem se aprofundar nesse assunto, recomendo as atividades do Kinedu. No post 3 formas de acalmar seu bebê dei a dica do app aqui no blog, e tenho usado bastante o Catálogo de Atividades para encontrar formas de brincar com a Anne Liv ao mesmo tempo em que estimulo o desenvolvimento dela [inclusive a fala!]. Vamos às minhas atividades preferidas sobre esse tema:

1) Atividade: Graves e agudos

Perceber a diferença entre sons graves e agudos é um dos passos para o bebê aprender a se comunicar. Essa atividade mostra como brincar com o tom de voz para ajudar o seu pituco nessa tarefa!

Kinedu app

2) Atividade: Me vê ou não me vê 

Incentivar o seu bebê a produzir sons é uma das formas de estimular o desenvolvimento da linguagem! Essa atividade de “esconde-esconde” é uma ótima maneira de fazer isso enquanto vocês se divertem juntos!

3) Atividade: Criando palavras

Na fase do balbucio, seu bebê começa a pronunciar suas primeiras palavras (dada, gaga e baba são as preferidas da Liliu)! Essa atividade mostra como ajudar o seu neném a fazer isso.

Selecionei as atividades acima com base no estágio de desenvolvimento da Anne Liv, ou seja, nos marcos que ela já conquistou e nas coisas que ela está aprendendo. No Kinedu, as atividades são recomendadas de acordo com a fase do seu filho – ou seja, você SEMPRE terá coisas simples e variadas para fazer com o seu pacotinho, mesmo depois que ele já estiver tagarela! Demais, né? Baixe o app AQUI para ter acesso a quase 1000 atividades para fazer com o seu bebê!

Deixa nos comentários o que você já fez ou tem feito para ajudar o seu filho a falar! Me conta sobre a sua experiência – ela pode ajudar outras mamães que estão vivendo essa mesma fase 🙂

Beijos com amor,

Ju e Kinedu Brasil

publicidade