COMO ESTIMULAR O BEBÊ A ENGATINHAR

18/03

Se o seu bebê já completou 6 meses, talvez você tenha percebido as primeiras tentativas dele de se movimentar de forma mais independente. Geralmente, os bebês começam a engatinhar entre os 8 e os 10 meses – mas, como sempre digo, cada criança é única e tem o seu próprio ritmo. Tem bebê que até “pula” essa etapa de engatinhar, e tudo bem! O importante é que o desenvolvimento do seu filho seja saudável, e você pode ajudá-lo com isso fazendo algumas atividades bem simples.

Para ter ideias de atividades que estimulem o desenvolvimento da Anne Liv, eu uso um aplicativo chamado Kinedu, que me dá sugestões diárias de brincadeiras para trabalhar cada área do desenvolvimento (física, cognitiva, linguística, socioafetiva e saúde) diariamente, tudo de acordo com o estágio de desenvolvimento dela. Como o app sabe disso? Porque eu faço sempre a avaliação do progresso dela em cada área.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

O Kinedu me ajudou pra caramba a estimular a coordenação motora da Liliu com atividades bem variadas para que ela pudesse engatinhar. Afinal, por mais simples que pareça para nós, adultos, engatinhar é beeem complexo, rs! Os bebês precisam sustentar a cabeça, desenvolver força muscular nos braços, ombros e pernas e ainda aprender a coordenar os braços e as pernas!

É claro que esse esforço todo vale a pena, já que engatinhar não é bom só para as coordenações motoras grossa (movimentos do corpo todo) e fina (fortalecimento das mãos e dos dedos), mas também desenvolve habilidades como o equilíbrio, a consciência espacial, a coordenação olho-mão,  a capacidade de resolução de problemas e a autoconfiança, além de melhorar a visão e o sistema imunológico da criança. Sério, são muitos os benefícios!

Estas são algumas das atividades que você encontra no Kinedu sobre como estimular o bebê a engatinhar:

Atividade: Você pode alcançá-lo

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Suba na mamãe

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Em quatro apoios

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

É importante ter em mente que, antes do seu filho engatinhar, sua casa já deve estar “à prova de bebê” – ou seja, segura para que ele possa se movimentar sem riscos e sustos para a mamãe e o papai. Neste post, conto passo a passo como fazer isso.

Quando a casa estiver segura e protegida para o seu pituco, recomendo muito baixar o Kinedu e experimentar essas atividades em casa. O aplicativo é gratuito, mas tem também uma versão premium com 7 dias de teste grátis, que é a que eu uso e adoro, pois ela permite que a família toda tenha acesso ao catálogo completo de artigos e atividades. Vale muito a pena!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Dicas para estimular o bebê a engatinhar

Atividades para estimular o bebê a andar

Você tem outras dicas de como estimular o bebê a engatinhar? Deixa aqui nos comentários, pode ser útil para outras mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade