Como estimular o bebê a sentar | Dicas e atividades

16/02

Se você, como eu, tem um bebê pequeno em casa, é possível que esteja se perguntando como estimular o seu bebê a sentar e quando ele vai conseguir fazer isso. 

Primeiro, é importante deixar claro que aprender a sentar não é algo que acontece da noite para o dia, e que os estímulos adequados são fundamentais para que isso aconteça. No Kinedu, você encontra várias ideias para estimular o bebê a sentar, engatinhar, andar, etc.

Você pode baixar o app gratuitamente AQUI. Eu uso há anos, amo e super recomendo!

Pensando nos pais que querem saber como estimular o bebê a sentar, gravei este vídeo com dicas preciosas (e cenas fofíssimas do Liam sentando!):

Neste vídeo, eu falo um pouco sobre como o processo de aprender a sentar se desenvolve, quando o bebê aprende a sentar, e também dou algumas dicas de atividades para estimular o seu pituco em casa.

Com quantos meses o bebê senta?

Para que o bebê consiga se sentar ereto, ele precisa que os músculos do pescoço e das costas estejam fortes o suficiente para sustentar o peso dele nessa posição, além de conseguir sustentar a cabeça.

É um processo gradual: primeiro, o bebê precisa aprender a levantar a cabeça quando estiver de bruços. Depois, quando estiver de bruços, ele vai aprender a empurrar os bracinhos contra o chão, como se estivesse fazendo flexões. Isso vai fortalecer a musculatura do torso. Virar de barriga pra cima e ao contrário também é algo que ajuda a fortalecer essa musculatura.

Estes são os principais marcos do desenvolvimento relacionados ao sentar:

  • Por volta dos 4 meses, os bebês aprendem a se sentar com apoio.
  • Por volta dos 5 ou 6 meses, a maioria dos bebês consegue se sentar posicionando as mãos no chão, como um tripé.
  • Por volta dos 7 meses, eles geralmente conseguem se sentar sozinhos por alguns segundos, sem apoio e com as mãos livres.
  • Com 8 ou 9 meses, eles normalmente conseguem sentar-se sozinhos e permanecer nessa posição por algum tempo.

É claro que cada bebê tem o seu próprio ritmo, e estes são só alguns parâmetros. Aliás, no Kinedu, você também consegue acompanhar passo a passo o desenvolvimento do seu bebê e saber o que observar e o que esperar em cada fase. Baixe GRÁTIS o app AQUI.

Como estimular o bebê a sentar

Se você quer saber como estimular o bebê a sentar, é importante ter em mente que os estímulos vão depender da idade e da fase de desenvolvimento em que o seu pituco está. Mas, como eu disse antes, os bebês precisam ter músculos fortes e controle da cabeça para poderem aprender a sentar. 

Sendo assim, algo fundamental para fazer desde cedo (desde os primeiros dias de vida do bebê) é deixá-lo de bruços por alguns minutinhos todos os dias. Eu sei que muitos bebês detestam ficar nessa posição, por isso é importante encontrar formas de entreter o seu pequeno nesses momentos. No Kinedu, você também encontra várias ideias – eu mostro algumas no vídeo.

Atividade: Chamando atenção

atividade tummy time bebê

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu e ver o vídeo da atividade!

Esta atividade do Kinedu vai te ajudar a entreter o seu bebê quando ele estiver de bruços.

Atividade: Levantando as pernas

atividade para estimular o bebê a sentar

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu e ver o vídeo da atividade!

Esta atividade, que já é mais para a fase dos 4 meses, em que o Liam está, é uma ótima ideia de como estimular o bebê a sentar. Durante a atividade, é importante observar se o seu bebê levanta a cabeça e usa os músculos do tronco para subir ao ser puxado. 

Atividade: Posição sentada

quando o bebê senta

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu e ver o vídeo da atividade!

Esta eu não fiz com o Liam, porque ainda não é indicada para ele, mas pode ser super útil se o seu bebê tiver uns 5 ou 6 meses.

O legal é que o Kinedu é um aplicativo gratuito, mas tem mais recursos para quem é assinante que são bem legais – por exemplo, a personalização do plano de atividades do bebê. Isso significa que as atividades que vão aparecer pra você fazer com o seu filho levam em conta não só a idade dele, mas as habilidades que ele já desenvolveu e aquilo que ele ainda precisa desenvolver. Ou seja, você vai oferecer ao seu bebê os estímulos adequados à fase em que ele está, na dose certa e no momento certo. 

Sou suspeita pra falar, porque uso o Kinedu há anos com a Anne Liv, e agora com o Liam, assino e super recomendo! É uma mão na roda pra quem tem um bebê em casa! Não se esqueça de baixar o app gratuitamente AQUI.

Dicas importantes

Achei importante deixar aqui algumas dicas de estímulos (e de segurança!) para esta fase de estimular o bebê a sentar:

  • Quando você perceber que os músculos do seu bebê já estão fortes, sente-o no chão (sempre com a sua supervisão) ou no seu colo, e brinque com ele.
  • Quando ele estiver conseguindo sentar sozinho por alguns segundos, coloque-o sentado no chão, com almofadas em volta para amortecer eventuais quedas. Você também pode colocar brinquedos na frente dele, para que ele explore e se divirta.
  • Pratique essas atividades com frequência, mas em períodos curtos, para que o seu bebê não fique estressado.
  • Lembre-se sempre de praticar no chão para evitar quedas de lugares altos.
  • Não comece a introdução alimentar se o seu bebê ainda não estiver conseguindo se sentar sozinho – esse é um dos principais sinais de prontidão para oferecer alimentos sólidos para o seu pequeno. Na dúvida, converse sempre com o seu pediatra.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Com quantos meses o bebê sustenta a cabeça?

Com quantos meses o bebê senta?

O app que os pediatras recomendam

Agora que você já sabe como estimular o bebê a sentar, me conta: seu bebê já está nessa fase de querer sentar? Como está sendo para a sua família? Deixa nos comentários, bora trocar experiências!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu