Saiba como estimular o desenvolvimento do bebê

01/10

Quem acompanha os meus vídeos sabe que, desde que a Anne Liv nasceu, eu e o papai Crica temos a preocupação de estimular o desenvolvimento dela. Estamos sempre nos informando sobre este assunto e, por isso, sabemos que as interações que temos com ela desde que ela nasceu vão ajudá-la a se tornar uma adulta mais feliz, saudável e consciente. Por isso, vim aqui hoje falar sobre como estimular o desenvolvimento do bebê.

Pouco antes de a Liliu nascer, nós conhecemos um aplicativo chamado Kinedu, que tem como proposta ajudar os pais e outros cuidadores a transformarem os momentos do dia a dia em impulsionadores do desenvolvimento das crianças. Na época, o app só tinha conteúdo em inglês e espanhol, mas foi lançado em português alguns meses depois, o que facilitou muito a nossa vida!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Por que usar um aplicativo para estimular o desenvolvimento do bebê

Ter o telefone do pediatra e uma rede de apoio são coisas fundamentais para quem é mãe. No entanto, usar o Kinedu, pra gente, é tão importante quanto! O app tem todas as informações de que a gente precisa na palma da mão, além de atividades incríveis baseadas na fase do desenvolvimento em que o bebê está.

O Kinedu me sugere diariamente brincadeiras para fazer com a Liliu de acordo com o que ela precisa naquele momento. E, caso eu queira estimular alguma habilidade específica (como controlar a cabeça, pular ou fazer o movimento de pinça), é só pesquisar no Catálogo, filtrando pela idade dela e pela área do desenvolvimento.

app para estimular o desenvolvimento do bebê

O Catálogo pode ser filtrado pela idade e é dividido em áreas do desenvolvimento: física, cognitiva, linguística e socioafetiva, além de saúde

Por que é tão importante estimular o desenvolvimento do bebê

Grande parte da estrutura cerebral é desenvolvida durante os três primeiros anos de vida, quando o bebê não só está mais receptivo para aprender, como também é mais afetado pelo que acontece ao seu redor. Por isso, especialmente nessa fase, é fundamental que o bebê tenha relacionamentos responsivos, experiências positivas e interações de qualidade.

Além disso, hoje se sabe que as habilidades que o seu filho irá adquirir no futuro serão construídas sobre uma base formada pelas habilidades desenvolvidas nos primeiros anos de vida. Por exemplo: para que uma criança comece a falar, ela precisa primeiro se familiarizar com os sons e a linguagem; depois, começar a imitar, balbuciar, etc. Resumindo: os estímulos que você oferece ao seu bebê hoje irão afetar o futuro potencial dele para aprender e se desenvolver.

Atividades para estimular o desenvolvimento do bebê

Como estimular o desenvolvimento do bebê? Com interações de qualidade! Ao contrário do que muita gente pensa, a questão não é quanto tempo passamos com nossos bebês, mas como passamos esse tempo. O cuidado responsivo é essencial, e é por isso que recomendo as atividades do Kinedu.

Veja algumas atividades que selecionei para estimular o desenvolvimento do bebê em casa:

Atividade: Posição sentada

Aprender a sentar-se é um marco do desenvolvimento importantíssimo para o bebê, pois é necessário para iniciar a introdução alimentar e para começar a engatinhar, entre outras conquistas que irão oferecer oportunidades para ele explorar o mundo e se tornar mais independente. Essa atividade é uma ótima maneira de ajudar o seu filho a conquistar esse marco!

como estimular o bebê a sentar

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo! 

Atividade: Histórias durante a amamentação

Como eu mencionei lá em cima, você não precisa se desesperar por não ter tempo suficiente com o seu filho: os momentos que vocês já têm juntos podem ser muito úteis para estimular o desenvolvimento dele. Nessa atividade, por exemplo, você usa o momento de amamentar para estimular a linguagem do seu bebê!

como estimular a linguagem do bebê

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Yoga para dormir

Você sabe que eu sou fã de Yoga, e essa atividade é ótima para os pequenos, pois ajuda a melhorar a postura, o equilíbrio e a autoconfiança, além de preparar seu filho para um sono profundo e relaxante.

yoga para bebês

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Sobre o Kinedu

O Kinedu é um aplicativo que tem uma versão gratuita e uma versão para assinantes (que é a que eu uso e recomendo!). Na versão gratuita, você recebe um plano semanal de atividades . Já na versão para assinantes, o plano de atividades é diário, e elas são personalidades de acordo com o estágio do desenvolvimento do seu bebê, que o app “conhece” por causa dos marcos do desenvolvimento que você vai marcando – ou seja, aquilo que o seu bebê já consegue fazer.

Na versão para assinantes, você também tem acesso aos gráficos do progresso do seu filho e ao Catálogo com mais de 2 mil atividades e artigos, além de poder adicionar quantos familiares e cuidadores quiser e até 5 bebês à sua conta. Vale muito a pena! Ah, e essa versão tem 7 dias de teste grátis para experimentar com o seu filho. Aproveita!

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Melhor app com brincadeiras para bebês 

Marcos do desenvolvimento infantil: o que é e qual a sua importância?

Como as primeiras experiências afetam o desenvolvimento infantil

Agora que você já sabe como estimular o desenvolvimento do bebê, deixa nos comentários o que você tem feito para ajudar o seu pituco. Vamos trocar dicas!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade