COMO FAZER O BEBÊ DORMIR A NOITE TODA!

04/09

Como fazer o bebê dormir é um assunto que rende demais na maternidade e nesse vídeo vamos compartilhar um pouco da nossa experiência com vocês. Em parceria com o aplicativo Kinedu, vamos contar a forma como fomos aprendendo a importância da rotina, como criamos a nossa e como lidamos com os desafios para fazer a bebê dormir ao longo do caminho.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Essa semana mesmo eu parei para ler alguns artigos no Kinedu sobre sono dos bebês. O aplicativo, que agora chegou ao Brasil, é famoso pelos vídeos de atividades e dicas para o desenvolvimento dos bebês. Eu tenho o hábito de pesquisar e tirar dúvidas por lá também e foi isso que fiz para entender mais sobre o sono e como podemos melhorar isso aqui em casa.

Por mais que a gente crie mil táticas, às vezes, uma fase muda, isso afeta o comportamento dos pequenos e reflete na rotina da casa toda, inclusive na hora de dormir. Temos dentinhos a caminho, então estamos vivendo um momento de um sono não tão bom rs.

Ao longo desses 8 meses, testamos algumas formas de criar uma rotina noturna que favorecesse o sono da Anne Liv e conseguimos resultados bem positivos que queremos compartilhar com vocês!

DICAS DE COMO FAZER O BEBÊ DORMIR

ROTINA DE DORMIR

Já falamos de rotina em outros momentos, mas quem é mãe, pai e até os avós, devem ouvir milhões de vezes essa palavra. De fato a rotina traz segurança emocional aos bebês.

Imagina que no começo da vida eles não tem o ciclo circadiano bem definido, ou seja, a noção de tempo, de dia e noite não existe ainda pra eles, só vai aparecer entre 2 a 4 meses. É comum ver bebês que trocam a noite pelo dia, algum por aí?!

Então lembro bem de recomendações simples, que nos foram valiosas, como ter uma rotina noturna bem definida e a importância de seguir e manter isso. Aqui a gente dá o banho de noite, já diminui as luzes da casa quando o sol se põe, deixamos tudo mais calmo, na penumbra mesmo.

Buscamos manter o horário do banho como referência, hoje que ela já come, damos a comida, fazemos algumas brincadeiras mais tranquilas para dar o tempo do banho, depois disso ela mama e já sabe que vai dormir. Essa repetição evita o sentimento de caos na cabeça dos bebês, que acabam nunca sabendo o que vai acontecer.

Portanto, quando eles tem uma atividade como banho, ouvir uma historinha, sentir um aroma natural relaxante como lavanda, calêndula; ouvir uma música de ninar que se repete toda noite, os ajuda a entender e associar essas práticas à hora de dormir.

LUZES

Um detalhe que pode fazer grande diferença para fazer o bebê dormir é o tipo de iluminação que você tem em casa. Você sabia que a luz branca, mais fria, tende a nos deixar acordados e despertos? É como se fosse uma mensagem ao cérebro “ei, acorda, trabalha, estuda”.

Tanto que escritórios, consultórios, salas de aula, hospitais tem luzes brancas e frias nos ambientes. Na natureza a temperatura da primeira luz da manhã é assim, mais azulada, eu aprendi isso na pós em fotografia e nunca me esqueço… justamente mandando uma mensagem para seu cérebro, acorda!

E já no fim do dia, vem aquela golden hour, a hora dourada, a luz mais quente, aconchegante do cair da tarde. Essa luz morna, mais amarela, tende a relaxar, mandando uma mensagem ao seu cérebro de que é hora de se recolher, descansar e dormir.

Uma vez que seu bebê começar a liberar os hormônios de acordar e dormir, quando o ciclo circadiano estiver bem definido, a luz da sua casa pode tanto ajudar como atrapalhar esse processo do sono.

Ah Ju mas eu vou ter que trocar todas minhas lâmpadas? De forma alguma. Basta você tem alguns pontos com uma luz indireta, um abajur, uma luminária que possa ter uma lâmpada de luz morna, como eu mostro no vídeo.

FASES

O sono dos bebês muda, então não dá pra gente sair cantando vitória antes do tempo rs. Um dos artigos do Kinedu falava justamente isso, a quantidade de horas que o bebê dorme ao longo de cada fase do seu crescimento.

A própria Anne Liv dormia superbem dos 3 aos 5 meses, acordava só uma vez para mamar de madrugada e depois veio o regresso do sono, uma fase em que eles costumam dormir pior. Aqui ainda sentimos um pouco isso, ela acorda de 2 a 3 vezes de madrugada e aí cabe aos pais entender como podem se ajudar nisso e ter uma certa flexibilidade para lidar com as mudanças. Tem vezes que ela já mamou e ainda assim custa a dormir, aí é a vez do Crica cantar para ela, caminhar pela sala, coisas que a gente sabe que a ajudam a relaxar.

É importante notar os sinais de sono mesmo com as fases mudando… o bebê tá coçando os olhinhos, tá começando a reclamar… muito provavelmente é sono. É como um pedido deles para começar o ritual antes de dormir.

Por mais que eles lutem contra o sono, é importante manter esses rituais que seu bebê já conhece, talvez conversar com ele e explicar que está tudo bem, que é hora de dormir, que vocês estarão lá por ele quando acordar. Eles entendem muito mais do que a gente imagina, se você ainda não tentou, se dê essa oportunidade de conversar mais com seu bebê.

AMBIENTE TRANQUILO PARA O BEBÊ DORMIR

Quando você pensa em um ambiente tranquilo o que vem na sua cabeça? Silêncio? É mas tem outras questões envolvidas na tranquilidade de uma casa, de um quarto. O tom de voz, as luzes que falamos agora e também as informações visuais, como cores, objetos. Muitos brinquedos, formas, cores, podem influenciar no sono do seu bebê.

No começo, Anne Liv não dormia com nada no berço, sem travesseiro, ursinhos, para evitar risco de sufocamento. Agora ela já tem mobilidade, sabe pegar os objetos e tirar, puxar, reposicionar… então coloco uma naninha e outro dia acabei dando uma boneca que ela adora para ficar juntinho ali. Quem disse que ela queria dormir? Ela queria brincar rsrs. Então vale avaliar a interferência visual também que tem no ambiente em que seu bebê vai dormir.

E tá aí mais uma dica para um futuro vídeo… estimular o bebê a pegar no sono sozinho. É o nosso desafio atual aqui. Querem mais vídeos sobre sono? Deixa sua sugestão nos comentários!

Quer mais dicas e ideias?! Baixe o Kinedu, ele é o melhor aplicativo para o desenvolvimento dos bebês, que agora está disponível aqui no Brasil, com conteúdo em português! As atividades, artigos e dicas são tão completos que nos ajudam até quando o assunto é sono, alimentação, entre outros.

Conheça e Baixe o Kinedu clicando aqui

VEJA POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

O app que os pediatras recomendam

Ansiedade da Separação: Brincadeiras que Ajudam o Bebê nesta Fase!

Música para bebê: 6 dicas para estimular o desenvolvimento do seu filho

Beijos com amor,

Ju e Liliu