PREOCUPAÇÃO QUE NÃO ACABA!

14/07

Como você lida com as preocupações por aí? Você começa a imaginar vários cenários de uma situação e essas preocupações viram uma bola de neve? 

Eu tento trazer para as nossas reflexões de domingo um pouco da minha experiência, comento sobre fases que eu estou vivendo, dificuldades, aprendizados, desafios… e durante a nossa viagem algumas coisas aconteceram e eu acabei ficando toda travada no pescoço de tanta preocupação. 

Nós alugamos uma casinha em uma praia que o Crica sempre passou as férias dele, e nós convidamos alguns primos para passar alguns dias aqui. Mas, como a cosa é pequena eu comecei a ficar preocupada com a logística de receber tantas pessoas em uma estrutura que talvez não funcionasse tão bem. Juro pra vocês, eu fiquei até travada no pescoço esses dias, mas já estou melhor, recebemos a nossa família e tudo está dando certo. 

Eu aprendo todos os dias com a Anne Liv, as crianças estão sempre presentes no momento, elas não se preocupam com o que vai acontecer, não ficam pensando no que aconteceu. Como será que a gente consegue lidar melhor com as preocupações? 

O Crica era uma pessoa muito ansiosa, mas ele conseguiu melhorar esse aspecto. Porque quando a gente se preocupa demais com o futuro, a gente cria várias possibilidades de cenário, e nem sempre são bons cenários, né? A gente sempre pensa em tudo que pode dar errado.

Uma dica que o Crica deu no vídeo é, quando você perceber que começou a se preocupar com algo que nem se manifestou na sua vida, volta para o momento presente. Você pode começar a fazer isso aos poucos, é como se fosse um exercício mesmo, ele usa um âncora para voltar para o momento presente, que pode ser um relógio no seu pulso, uma tatuagem, um anel, você olha para aquilo e deixa aquele cenário imaginário pra lá.

Quem sabe essa dica te ajuda por aí, eu também uso muito essa técnica de voltar para o presente, reconhecendo que agora está tudo bem, então a gente deixa a preocupação ir embora!

Quanto mais a gente alimenta ela ou luta contra, mais a gente amplia essa condição, acaba virando uma bola de neve. E se você voltar para o momento presente e não estiver tudo bem, não alimentar essas preocupações também pode te ajudar a não piorar a situação da ansiedade, do nervosismo e tudo mais.

O stress pode desencadear várias outras coisas no nosso corpo e na nossa mente, então não pega carona na preocupação, não deixa ela te levar tão longe! Se você tem alguma dica que pode ajudar quem passa por essa situação hoje em dia, deixa aqui nos comentários!

Lá no meu aplicativo Zen vocês encontram várias técnicas que podem te ajudar por ai! As vezes uma prática de atividade física vai te ajudar a ser menos ansioso, a se concentrar mais no momento presente, então eu espero que as nossas reflexões por aqui e o conteúdo no Zen te ajudem de alguma forma. Toda segunda-feira tem conteúdo novo em português, inglês e espanhol. 

O meu app Zen está em mais de 150 países, temos conteúdos como meditações guiadas, trilhas de relaxamento entre outros programas que vão ter ajudar nessa caminhada. Toda semana nossa equipe lança conteúdo pra vocês, meditações guiadas, ferramentas para seu desenvolvimento, programas para insônia e ansiedade, em inglês português e espanhol. Te espero por lá, se você ainda não conhece o Zen, tem link aqui para baixar. Se você já conhece, deixa nos comentários o que você mais gosta e o que deseja ver por lá.