COMO LIDAR COM A CULPA

5492
04/02

A culpa tem sido uma realidade na sua vida? Como reverter esse cenário e se sentir mais leve? Essa é nossa reflexão da semana! Vou falar sobre como isso tem acontecido comigo e espero poder te ajudar com as dicas desse vídeo. Compartilhe!


Parece que junto com a maternidade, nasce um emaranhado de sentimentos e, entre eles, um dos mais fortes é a culpa. São muitas novidades, muita coisa mudando ao mesmo tempo e é comum que o medo apareça, que a culpa seja um sentimento frequente! Quando acontece uma grande mudança na nossa vida, é preciso se conhecer novamente.

É natural que a culpa entre em campo quando estamos vivenciando novas experiências. Algumas coisas vão acabar saindo do planejado e nós vamos nos culpar, ou quando não atingimos expectativas, nossas ou externas. É importante detectar de onde vem esse sentimento, essas cobranças, o que será que desperta esse sentimento dentro de nós? No meu caso eu percebo que me cobro bastante, já é uma tendência que tenho e que agora aflorou ainda mais.

Diante disso, busco pensar em como lidar melhor com isso, como eu posso me apoiar? Porque nessas horas, mesmo que venha um amigo ou um familiar dizendo que está tudo bem, a gente precisa dizer para nós mesmos que está tudo bem. É do nosso próprio apoio e compaixão que precisamos verdadeiramente. Que tal reconhecer que não há problema em sentir culpa de vez em quando? Você pode olhar para si mesmo e dizer que está tudo bem, que sentir isso é normal – você não precisa se culpar por sentir culpa também – e isso vai passar, vai melhorar, a cada dia você vai sentir menos culpa e aprender com você mesmo.

Vamos ter mais paciência e compaixão com a gente, assim conseguimos nos descobrir, conhecer novas habilidades, vamos perdoar nossos deslizes e medos! Estamos aqui para viver e aprender, então não se julgue o tempo todo!

Você já conheceu meu aplicativo Zen? Toda semana atualizamos com novas meditações guiadas em inglês, portugês e espanhol.

Essa semana lançamos a meditação ‘SOS Insônia‘. Existem noites em que o sono parece não vir de jeito nenhum. Não importa qual seja o motivo da sua insônia, com essa meditação você conseguirá relaxar profundamente e abrir as portas para uma boa noite de sono.

Baixe o Zen para iPhone e Android AQUI ou clicando na imagem abaixo:

Assista também o vídeo 7 dicas para uma vida mais positiva.