Cuidados com a pele: o meu ritual para pele mista e oleosa

16/10

Você já sabe qual é o seu tipo de pele? Já identificou os cuidados necessários e criou o seu ritual? Cuidar da pele é tudo de bom! Por isso, hoje estou de cara lavada para falar de cuidados com a pele mista, oleosa e acneica.

Vou dividir com você o meu ritual com o passo a passo do que funciona pra mim. Vou falar dos produtos que amo usar e dar dicas para você cuidar melhor da sua pele. Bora?

Cuidados com a pele: Renovação

Esfoliar a pele para fazer a remoção das células mortas é super importante, esse é o primeiro passo. No entanto, não podemos fazer esse procedimento diariamente porque agredimos a pele mista, oleosa ou acneica causando ressecamento.

Esfoliar em excesso, causa o temido EFEITO REBOTE. Esse efeito ocorre quando a nossa pele desequilibra ficando ressecada e depois passa a produzir mais sebo para compensar esse ressecamento.

Para esfoliar eu não usei água, usar o produto sem água ajuda a dar um pouco mais de abrasão, mas cuidado para não esfolar a sua pele (risos).

Aplique sempre o produto seco, esfolie um pouco e para finalizar adicione um pouquinho de água para espalhar melhor e auxiliar na remoção.

Dica para o enxágue: Evite esfregar a toalha, seque o rosto com pequenas batidinhas para não agredir sua pele.

 Produto 3 em 1 da linha Tea Tree da marca The Body Shop é exposto sob uma bancada.     

Produto usado: 3 em 1 Tea Tree da The Body Shop. Com óleo essencial de melaleuca, um ativo muito bom para combater fungos e bactérias, ótimo para peles acneicas. Você pode usar como esfoliante ou como máscara facial.

Quantas vezes por semana devemos esfoliar o rosto?

Eu faço uma vez por semana, principalmente quando estou cumprindo meu ritual de aplicação de argila verde, que é ótima para controlar a oleosidade e purificação dos poros.

Dependendo do tipo de esfoliante, você pode usar até duas vezes na semana e mesmo havendo esfoliantes de uso diário, eu não recomendo, justamente para evitar o efeito rebote que mencionei no início do nosso papo aqui.

Cuidados com a pele: Tonificação

Depois da esfoliação, seus poros estarão prontos para receber uma limpeza que vão beneficiar sua pele. A limpeza profunda da pele é essencial para garantir aquele viço que todo mundo ama!

Eu tenho produtos para tonificar e limpar a pele que garantem o controle da oleosidade. Amo água micelar, porque as micelas ajudam a tirar as impurezas da pele como se fossem imãs. Além de funcionar como demaquilante, também é um tônico muito bem-vindo no nosso ritual de skin care.

Produto Tônico Micelar da linha Chata de Galocha é exposto em foco sob bancada no banheiro

Produto usado: Tônico micelar da Lu Ferreira, linha Chata de Galocha. Esse é um produto muito bacana porque possui uma série de produtos botânicos como: calêndula, água de blueberry, extrato de flor-de-lótus, chá verde e água vermelha.

Dúvida comum: É preciso enxaguar o rosto depois de passar água micelar?

Não precisa enxaguar, a sua pele vai absorver direitinho com os próximos passos do nosso ritual.

Dica importante

Eu não uso mais algodão na aplicação e nem na remoção de produtos na pele. Uso uma toalhinha, mas caso você tenha uma meia ou uma camisa mais felpudinha que não esteja usando, você pode cortar para utilizar com os produtos de pele.

É fantástico para retirar máscara facial e argila. Além de diminuir a produção de lixo, é muito fácil de lavar e reutilizar quantas vezes você quiser.

Cuidados com a pele: Aplicação de Brumas e Águas florais

Esse passo pode vir como um extra no seu ritual! As brumas e as águas florais possuem propriedades essenciais para sua pele como: extratos de flores e de frutas. Lembra bastante água termal, mas diferença é que a água termal tem ativos minerais e não botânicos.

Basta aplicar no rosto o spray e deixar a pele absorver para ficar devidamente floralizada (risos).

Produto de água floral de hamamelis é exposto sob bancada no banheiro. Marca Elemento Mineral

Produto usado: Bruma Floral de Hamamelis da Elemento Mineral. Hamemelis é uma flor usada pelos índios, para tratar doenças, cuida da pele e tem um efeito muito bom na purificação, além de ser detox. Propriedades que são bem-vindas para peles mistas, oleosas e acneicas.

Cuidados com a pele: Aplicação de sérum

Produto Sérum Global da marca Bioderma é exposto em destaque sbo bancada no banheiro.

O sérum antes da maquiagem dá super certo! Não vai de deixar super oleosa depois e tem propriedades de tratamento e de renovação da pele acneica. O sérum que eu uso é da BioDerma de purificação da pele, para evitar que surjam mais espinhas, bolinhas e amenizar as que já estão no meu rosto.

Quantas vezes ao dia podemos usar o sérum?

Essa é uma dúvida frequente, geralmente no rótulo tem a recomendação. Mas eu indico que você procure auxílio de um profissional. Passar em uma dermatologista é muito importante se você tem alguma questão recorrente com a sua pele ou ao menos uma vez por ano para saber mais sobre os cuidados que você precisa ter com a sua pele.

O uso varia de acordo com a indicação da sua dermatologista, a recomendação da marca e também da sua experiência de uso. Eu aplico o meu apenas uma vez ao dia.

Torne-se amiga dos óleos vegetais e essenciais

Você já usou algum Esqualano? Esse é um passo muito especial do meu ritual. Eu uso o esqualano da Bio Sans com Tea Tree, um óleo super nutritivo para a pele, que eu uso sempre antes de dormir. Isso mesmo! Eu uso óleo na minha pele!

Esqualano da marca Biossance é exposto em destaque sob uma bancada no banheiro.

Uma pele que já tem uma textura mais oleosa, é biocompatível com o óleo nutritivo. Isso faz com a pele absorva melhor esse óleo e ao perceber que já tem uma grande quantidade de óleo, ela para de produzir mais no seu rosto para equilibrar além de acalmar e hidratar. Me conta, você já usou algum óleo na pele? Sabia dessa tática? Me conta nos comentários!

Nota: Duas gotas de óleo já são suficientes para o seu rosto e ele não fica com aquela sensação de melecado, a pele absorve bem. Esse é um dos segredos da vitalidade da minha pele.

Cuidado da cabeça aos pés

Cuidar da pele é muito bacana, mas além disso é importante observar se você está tomando bastante água, se sua alimentação está balanceada. Será que você está se exercitando e dormindo o suficiente? Muitas vezes na correria a gente não observa como estamos de forma completa e ignoramos alguns cuidados. Fica aqui nesse post um chamado para a nossa consciência!

Produtos de beleza e cuidado facial são expostos em bancada no banheiro.

Me conta nos comentários, se você já conhecia algum desses produtos usado no meu ritual de cuidados com a pele e se tem algum que você ama muito, eu quero saber!

VEJA POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

7 produtos de beleza que você precisa conhecer

Cuidados com a pele | Novos Produtos na Rotina

Espero que tenham gostado!

Com amor,

Ju