3 DESAFIOS DA MATERNIDADE (e como superá-los)

20/05

Se você é mãe, com certeza passa por uma série de desafios diariamente: da incerteza de estar fazendo a coisa certa ao cansaço físico e mental, são muitos os desvios daquele caminho que, muitas vezes, idealizamos. É lógico que ver nossos filhos crescendo felizes e saudáveis faz tudo valer a pena, mas os desafios da maternidade não devem ser ignorados: precisamos falar sobre eles.

Pouco antes do nascimento da Anne Liv, comecei a usar um aplicativo chamado Kinedu, que me ajudou com muitos desses desafios da maternidade. É claro que ter uma rede de apoio facilita muito a vida, mas ter informação de qualidade a qualquer hora e na palma da mão é algo que faz toda a diferença e que eu recomendo a todas as mamães!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

O Kinedu tem artigos baseados em pesquisas das universidades mais renomadas do mundo, como Harvard, então eu sei que a informação que encontro lá é confiável.

Pensando nisso, trouxe aqui 3 desafios da maternidade e como superá-los com atividades do Kinedu que podem deixar o seu dia a dia e o do seu filho mais leves:

Desafio da maternidade nº 1: não poder sair de perto do bebê porque ele chora

Esse é mesmo um baita desafio, já que não conseguimos viver grudadas nos nossos pitucos 100% do tempo, mas vê-los chorar desesperadamente também parte o nosso coração. Esse choro acontece por causa da ansiedade de separação: algo que seu filho sente porque ainda não é capaz de entender o conceito de permanência do objeto – ou seja, ele ainda não entende que você não o abandonou ou deixou de existir só porque saiu de perto dele. Há muitas coisas que você pode fazer para ajudar seu bebê a superar essa fase – desde criar uma rotina de se despedir dele quando for deixá-lo sozinho até fazer brincadeiras de esconde-esconde, como esta do Kinedu:

Atividade: Esconde-esconde II

desafios da maternidade - atividade esconde-esconde

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Desafio da maternidade nº 2: perder as noites de sono porque o bebê não dorme

Embora a ansiedade de separação possa ser o motivo pelo qual o seu bebê não dorme, existem várias outras causas que afetam o sono dos nossos pitucos: fome, cólicas, frio, calor, cansaço ou falta de sono e, principalmente, falta de rotina. Sim, os bebês se sentem mais seguros quando são capazes de prever o que vai acontecer em seguida, então ter uma rotina do sono é essencial. Ela pode incluir um banho quente, uma mamada, uma historinha ou canção de ninar… O importante é que essas atividades sejam feitas todos os dias na mesma ordem, e uns 20 ou 30 minutos antes de colocar o bebê no berço – assim, ele saberá que é hora de dormir. Você pode incluir esta atividade do Kinedu na rotina de dormir do seu bebê:

Atividade: Rotina calmante

desafios da maternidade - atividade rotina calmante

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Desafio da maternidade nº 3: se culpar demais por não ter muito tempo para o seu filho

Mais importante do que ter muito tempo junto com o seu bebê é ter tempo de qualidade com ele. Isso significa dar atenção, brincar, conversar, abraçar… Tudo isso é essencial para o desenvolvimento socioafetivo do seu filho, e para que ele se sinta seguro e amado. Com o Kinedu, eu consigo fazer atividades e brincadeiras simples com a Anne Liv. Os vídeos das atividades são curtinhos, então você não precisa ter todo o tempo do mundo, desde que use este tempo bem: interagindo com o seu bebê e estimulando o desenvolvimento dele. Esta atividade do Kinedu é um jeito bem simples de fortalecer os laços afetivos da criança com os pais:

Atividade: Venha comigo!

desafios da maternidade - atividade venha comigo

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas tem também uma versão premium, que dá acesso ao catálogo completo de artigos e atividades para a família toda. O legal é que dá pra testar essa versão por 7 dias grátis para experimentar. Eu uso e recomendo!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Ansiedade de separação: brincadeiras que ajudam o seu bebê nesta fase!

Recém-nascido não dorme

O que toda mãe de primeira viagem precisa saber

Você incluiria outros desafios da maternidade nessa lista? Deixa nos comentários, quem sabe eu não preparo outro post com a sua dica?

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade