DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL: O que é e como estimulá-lo

14/05

Quem tem um bebê em casa deve ter notado que eles são pequenos cientistas: cheios de disposição para fazer seus próprios experimentos! Essa curiosidade é natural, pois os bebês precisam da experimentação para descobrir como o mundo funciona. A cognição dos bebês (o grupo de processos mentais que inclui pensamento abstrato, memória, atenção e resolução de problemas) é justamente o que os ajuda a compreender o mundo.

O desenvolvimento cognitivo infantil pode parecer um assunto complexo, mas quem é mãe logo irá perceber que ele está presente em cada momento da aprendizagem do bebê. Tenho aprendido sobre esse assunto com um aplicativo chamado Kinedu, que uso desde que a Anne Liv ainda estava na barriga. Além de me oferecer atividades em vídeo diariamente de acordo com o estágio de desenvolvimento da Liliu, o app tem artigos baseados em estudos científicos das universidades mais renomadas do mundo, o que me ajuda demais a ter informação de qualidade!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Marcos do desenvolvimento cognitivo infantil

Um dos primeiros marcos de desenvolvimento dos bebês é começar a desenvolver um sentimento de independência, que está ligado à compreensão de causa e efeito (superimportante pra entender como o mundo funciona). Antes de completarem 12 meses, eles terão entendido o conceito de permanência do objeto, ou seja, saberão que algo ou alguém não deixou de existir só porque saiu do campo de visão deles. Nessa mesma fase, há uma grande melhora na capacidade de atenção dos bebês: eles conseguem manter o interesse em um brinquedo por cerca de 15 minutos (bebês menores perdem o interesse em 2 minutos!).

Como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

As brincadeiras que você faz com o seu pituco irão ajudá-lo a construir a percepção sobre texturas, formas, gravidade – e isso é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e a compreensão de mundo dele. Estimular o seu bebê fará com que ele tenha uma capacidade melhor de processar informações, lembrar e conceituar as coisas e os fenômenos.

O Kinedu me ajuda muito a ter ideias para estimular o desenvolvimento da Liliu em todas as áreas. Estas são algumas brincadeiras que você pode fazer em casa para trabalhar o desenvolvimento cognitivo do seu bebê:

Atividade: Minhas mãos e meus pés

desenvolvimento cognitivo infantil - minhas mãos e meus pés

Para bebês de 1 a 3 meses, esta atividade estimula o reconhecimento do próprio corpo.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: O balão

desenvolvimento cognitivo infantil - atividade o balão

Para bebês de 4 a 6 meses, esta atividade estimula a visão e a capacidade de seguir objetos em movimento.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Se fizer isso…

desenvolvimento cognitivo infantil - atividade se fizer isso

Para bebês de 7 a 9 meses, esta atividade ajuda a compreender o conceito de causa e efeito.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Forma, cor e cheiro

desenvolvimento cognitivo infantil - atividade forma, cor e cheiro

Para bebês de 11 a 13 meses, esta atividade ajuda o bebê a associar objetos a seus nomes e características.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas tem também uma versão premium, que eu uso e adoro, porque ela permite que a família toda tenha acesso ao catálogo de atividades completo, além de me dar a opção de acompanhar o progresso da Anne Liv em todas as áreas e me oferecer conteúdo diariamente com base no estágio de desenvolvimento dela. Aproveita que tem 7 dias de teste grátis e experimenta!

desenvolvimento cognitivo infantil - marcos memória e atenção

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Como as primeiras experiências afetam o desenvolvimento infantil

Tudo sobre ansiedade de separação

Dica de ouro para mãe de primeira viagem

Você tem outras dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil? Deixa nos comentários, vamos trocar experiências!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade