Desenvolvimento do bebê: A importância dos primeiros anos de vida

01/10

É possível que você já tenha ouvido falar que os primeiros anos de vida são um período crítico para o desenvolvimento. Isso acontece porque o cérebro é mais maleável nessa fase, e porque os circuitos neurais básicos fornecem a base para habilidades mais complexas e para a saúde, a aprendizagem e o comportamento futuros. Funciona como na construção de uma casa: tudo está conectado, e o que vem primeiro forma a base para o que virá depois. É por isso que as primeiras experiências na infância são tão importantes!

Se você tem um bebê em casa, aposto que vive se perguntando como garantir que essas experiências sejam positivas e enriquecedoras para o seu pituco. Foi pensando nisso que nasceu o Kinedu: um aplicativo que permite que nós, mamães (assim como os papais, vovós e outros cuidadores), transformemos momentos cotidianos em impulsionadores do desenvolvimento dos nossos bebês!

CLIQUE AQUI para baixar 100% GRÁTIS o Kinedu!

O Kinedu é um app gratuito, mas também tem uma assinatura premium, que permite que a família toda tenha acesso a centenas de atividades e artigos, além de acompanhar o desenvolvimento do bebê. Eu assino e recomendo muito – e a Anne Liv ama as atividades!

Uma das coisas mais importantes que podemos fazer para ajudar nossos filhos a desenvolver uma arquitetura sólida do cérebro é usar o “jogo de ação e reação” – um jeito significativo e focado de reagir aos sons, gestos e expressões deles –, pois isso faz com que seus neurônios formem novas conexões. Sabe quando o seu bebê faz uma carinha gostosa para se expressar e você interage com ele, fazendo caras e bocas e chamando a atenção para o seu rosto? Isso se chama “jogo de ação e reação”!

Atividade: Como a mamãe faz isso?

Essa atividade do Kinedu incentiva o seu filho a imitar você, promovendo o “jogo de ação e reação”!

A interação entre você e o seu filho forma a base da arquitetura cerebral dele, sobre a qual todo o desenvolvimento futuro será construído. Por exemplo: quando você mostra um objeto para o seu bebê e pronuncia o nome desse objeto, isso cria conexões no cérebro dele entre o objeto e seu nome. Mais tarde, ele irá aprender que esse objeto também pode ser representado por um desenho ou uma foto. Depois, com muito apoio e paciência, seu bebê irá começar a decifrar a escrita, para, no futuro, começar a escrever. Como cada uma dessas etapas se constrói sobre a anterior, é superimportante criar bases fortes por meio do “jogo de ação e reação”!

Atividade: Solicitações

Com essa atividade, você irá ajudar o seu pituco a associar movimentos com solicitações não-verbais, estimulando o “jogo de ação e reação”. É muita fofura!

Enfim, vale reforçar que nós, mamães e papais, desempenhamos um papel muito importante no desenvolvimento dos nossos bebês, proporcionando um ambiente positivo e a estimulação de que eles precisam. São as primeiras experiências que vão determinar como eles irão interagir com o mundo e como seus cérebros irão se desenvolver. Por isso, lembre-se de fazer sempre muitas atividades com o seu pituco, como conversar, ler, cantar e brincar. E aproveite as outras centenas de ideias que o Kinedu oferece! 😉

CLIQUE AQUI para baixar 100% GRÁTIS o Kinedu!

Deixa nos comentários se você já usou o Kinedu, ou que tipo de atividade você costuma fazer com o seu bebê para ajudá-lo a ter um desenvolvimento saudável! Adoro trocar experiências com outras mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu Brasil.

publicidade