INDEPENDÊNCIA DO BEBÊ: como estimular seu desenvolvimento social e emocional

16/07

Você sente que seu filho se desenvolve mais rápido quando convive com outras crianças? As férias em família na Dinamarca estão sendo uma ótima experiência para a Liliu, ela está adorando brincar com os priminhos gringos, e olha que a brincadeira dá super certo, mesmo com cada um falando um idioma! Será que existe uma linguagem universal dos bebê e crianças?

Aproveitamos esse momentos para gravar mais um vídeo da nossa parceria com o aplicativo de desenvolvimento para bebês, o Kinedu! No app vocês encontram brincadeiras para as crianças de 0 a 4 anos, artigos escritos por profissionais da área, tem repertório para apoiar nossos filhos na jornada de desenvolvimento deles, de acordo com a fase que eles estão vivendo.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Eu já comentei aqui no canal que a gente acabou antecipando a ida da Liliu para a escolinha porque vimos que ela ficava muito feliz quando interagia com outras crianças, então isso contribuiu para a nossa decisão! Nós sentimos um avanço no desenvolvimento dela desde as primeiras semanas, e toda vez que ela encontra uma criança a gente fica analisando o comportamento dela, é muito interessante!

Aqui nas férias da Dinamarca ela está brincando com os priminhos gringos, e mesmo cada um falando um idioma eles super se entendem, essa convivência é ótima para o desenvolvimento socioafetivo dela! Ela está com quase um ano e sete meses, e a gente sente que quando estamos em viagem ela se desenvolve muito rápido, acredito que os estímulos e ambientes diferentes e a convivência com outras pessoas podem contribuir pra isso!

Quando falamos sobre a Liliu brincar com os primos, que são crianças com idades diferentes da dela, não quer dizer que vai acontecer uma troca colaborativa, porque mesmo a brincadeira tem estágios, e atualmente ela está em uma fase de desenvolvimento que os psicólogos chamam de brincadeira paralela. Vocês vão reparar que uma criança na idade dela pode estar sentada ao lado de outra criança, as duas estarão brincando, dividem o mesmo ambiente, até trocam brinquedos, mas cada uma no seu cantinho, sem interagir muito, sabe?

Então, se o seu filho passar por uma situação assim é bem normal, a brincadeira colaborativa começa a aparecer perto dos quatro anos! Vocês podem notar que a priminha dela é mais velha e já tem aquele senso de cuidar dos menores, sabe? Ela se preocupa e tenta ajudar!

Eu acho legal a gente conhecer o que está por trás de algumas fases e comportamentos dos nossos filhos, e o Kinedu me dá esse suporte através do conteúdo disponível no app! O artigo ‘A importância da brincadeira paralela para as habilidades socioafetivas” tem ótimas dicas para essa fase, a gente sabe que mesmo que não estejam interagindo, eles estão se desenvolvendo também.

Outra coisa que ela melhorou muito durante esse tempo aqui na Dinamarca foi o hábito de comer sozinha, conviver com os priminhos ajudou muito, porque eles já comem sozinhos! A gente coloca ela no cadeirão e ela faz a refeição dela, no tempo dela, fazendo sujeira de vez em quando, mas sozinha! E na escola eles se alimentam sozinhos também, então sempre que possível a gente pode ajuda-los a praticar, e ela adora comer sozinha, me conta se seus filhos também são assim ou se eles foram assim nessa fase!

Eu entendo que no dia a dia fica mais desafiador deixar a criança lá comendo sozinha, muitas vezes fazendo bagunça e sujeira, mas sempre que tiver um tempinho tenta aplicar isso na sua rotina, vai ajudar seu filho a desenvolver essa habilidade motora e autonomia também! No Kinedu também tem atividades que ajudam a gente nessa fase, a ´Minha colher´ reforça o uso adequado dos utensílios de alimentação, então você vai mostrar pro seu filho como descascar uma banana e coloca-la no prato antes de comer, mostrando como cortar em pedaços grandes, ai na vez dele tem que dar liberdade pra ele tentar.

Cada mãe no seu jeito de fazer vai saber como conduzir muito bem todas essas situações! Espero que essas dicas te ajudem por aí, sempre tem link para baixar o Kinedu aqui no post e no vídeo lá no canal!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

VEJA POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Dicas incríveis para viajar com bebê

Marcos do desenvolvimento infantil: o que é e qual a sua importância?

Beijos com amor, 

Ju e Kinedu

publicidade