A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL

25/03

Que os bebês crescem e se desenvolvem em um piscar de olhos, nós, mamães, já sabemos. Com o desenvolvimento motor infantil, não é diferente: os bebês começam a sustentar a cabeça perto dos três meses, rolar por volta dos cinco meses e, aos seis meses, muitas vezes, já sentam sozinhos – apesar de ainda terem dificuldade em permanecer nesta posição, o que só ocorre por volta dos oito meses. Perto dos nove meses, já engatinham e começam a ficar de pé e, por volta dos doze, muitas vezes já andam. Tudo isso em UM ANO (sério, gente: ainda fico chocada, rs!).

É lógico que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e o seu filho não deve ser comparado com o da sua amiga; estas são só algumas referências para os marcos de desenvolvimento, ou seja, o que o seu pituco já conquistou e o que ainda precisa ser trabalhado. É por isso que eu uso um aplicativo chamado Kinedu, onde eu não só acompanho o desenvolvimento da Anne Liv em todas as áreas (física, cognitiva, linguística, socioafetiva e saúde), como também recebo dicas diárias de atividades para ajudá-la a trabalhar cada etapa do desenvolvimento dela.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Para que a criança tenha um desenvolvimento motor adequado, os cuidadores (mamães, papais, vovós e outras pessoas que convivem com ela) devem oferecer um ambiente com diversos estímulos e atividades voltadas para o estágio de desenvolvimento dela. O legal é que, conforme eu marco no Kinedu cada progresso que a Liliu fez, o app entende que ela avançou no “Jogo da Vida” (rs!) e começa a oferecer esses conteúdos (atividades e artigos) de acordo com a nova fase dela.

Se você tiver o Plano Premium (eu tenho e super recomendo!), também dá para acessar o catálogo completo, filtrar pela idade, pela área que você quer trabalhar e, em seguida, pelo tema. Estas são algumas atividades para o desenvolvimento motor infantil que eu selecionei no Kinedu para exemplificar aqui (mas são mais de 1.600 atividades em vídeo divididas por tema!):

Atividade: Mantenha a cabeça erguida

Para bebês de 3 a 5 meses, esta atividade ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e estimula o controle da cabeça.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Apoio

Para bebês de 8 a 10 meses, esta atividade estimula a coordenação motora grossa do bebê para ensiná-lo a se levantar com algum apoio.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Passo a passo

Para bebês de 10 a 12 meses, esta atividade estimula a coordenação motora grossa para ajudá-lo a se levantar e andar.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas a versão premium dele (que, além de dar acesso ao catálogo completo de atividades e artigos, permite que a família toda use!) tem um teste grátis de 7 dias, o que é ótimo para as mamães baixarem e experimentarem. Tenho certeza que você, como eu, vai se apaixonar!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Brincadeiras educação infantil | coordenação motora

Dicas para estimular o bebê a engatinhar

Atividades para estimular o bebê a andar

Como você estimula o desenvolvimento motor do seu filho? Tem outras dicas? Deixa nos comentários, é sempre enriquecedor trocar experiências com outras mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade