DESFRALDE DA ANNE LIV| O meu relato

25/04

Tem um relato de DESFRALDE saindo do forno! Isso mesmo, lindezas! O desfralde da Liliu é real e contamos tudo pra vocês. Assista o vídeo!

O desfralde tem sido o tema principal das perguntas que eu recebo nas minhas redes e principalmente lá no meu Instagram desde que a Liliu completou 2 aninhos. Eu fico muito feliz de ver que  muitas mamães buscam dicas e confiam na nossa experiência para também dar seus próprios passos nessas fases desafiadores da maternidade.

Aproveitando a quarentena, decidi experienciar o desfralde por pelo menos um mês e tudo que vou relatar não é uma regra, sempre gosto de relembrar que cada família tem seu jeito e que nossos pitucos tem suas particularidades, então o desfralde acaba sendo mais um processo particular de cada família.

Sem cobranças, sem pressão, ok? Vamos juntxs!

Como começou o desfralde da Anne Liv?

Iniciamos o desfralde no última dia que a Liliu foi pra escola antes da quarentena começar. As professoras na escola começaram a perceber que ela estava preparada para iniciar o desfralde e informaram que se a gente estivesse preparado em casa também, esse seria um bom momento. Vou listar pra vocês dois sinais que percebemos aqui e que você pode observar se acontece com seu pituco aí na sua casa:

  • Rotina do Xixi: Os xixis passaram a ser mais pontuais e menos picadinhos. É simples de perceber isso observando a fralda, se ela fica seca por mais tempo e enche de uma vez só.
  • Xixi noturno: Observamos que a fralda noturna amanhecia algumas vezes sequinha. O desfralde noturno é um outro ponto do processo, mas percebemos que isso acontece aqui em casa de vez em quando. 

Se você já passou pelo desfralde ou está nessa aventura nesse momento e tiver outros sinais que não percebemos, me conta nos comentários! Eu estou super curiosa e atenta com essa fase, quero entender direitinho para estar “afiada” quando nosso segundo baby estiver nessa fase também.

Estamos usando fraldas de pano durante o dia para precaver os xixis de surpresa e sempre chamando ela pra ir ao banheiro quando sentir vontade de fazer xixi. Esse momento dá um orgulho tão grande em nós mamães e papais porque é um sinal de independência e de maturidade dos pitucos. 

De quem foi a iniciativa do desfralde?

A iniciativa do desfralde foi do Crica! Depois de uma semana de quarentena ele acordou empolgado e conversou com ela perguntando se ela queria usar fraldas de pano e ela super topou.

Algumas vezes já pedia pra ir ao banheiro fazer xixi no vaso e a vovó adiantada e experiente que é, nos deu antes disso tudo um redutor de assento. Ela não se adaptou bem com esse e preferimos não forçar nada, deixamos ela ter o tempo dela, isso é super importante!

Foi um super desafio e acho que até ter maturidade e se sentir confortável de ter alguém observando ou até mesmo para saber o momento de sentir vontade de ir ao banheiro é desafiador para as crianças. 

Como foi o início do desfralde?

Tiramos a fralda e agora? SOCORRRRRRRRRRO! Gente, mesmo estando em casa o dia inteiro juntos, foi bem delicado. Eu perguntava o tempo todo se ela estava com vontade de fazer xixi ou cocô, mas adivinhem… isso mesmo, xixi no chão, cocô também. Foram dois dias de puro desafio, mas não desistimos não!

Compramos outro redutor de assento e esse segundo ela ficou super empolgada. Ela passou a pedir pra ir ao banheiro, sentava lá e demorava bastante mas fazia xixi. Eu comemoreeeeei muitoooo!

O cocô demorou mais, foi um processo mais lento, tivemos que ter algumas conversas pra acalmar ela e até levamos brinquedos pro banheiro porque nesse momento inicial passamos muito tempo por lá.

É normal que as crianças demorem mesmo para acertar fazer tudo no vaso, mas o lance é não desistir e incentivar ao máximo que eles peçam pra ir ao banheiro e lembrar de parabenizar a cada vez que tudo der certo, eu elogio, parabenizo e vibro sempre porque sei que o reforço positivo faz toda diferença.

Me conta como foi aí com você e seu pituco ou pituca. Teve alguma técnica materna para ajudar com o vaso? Eu como mãe de primeira viagem fiquei bem empolgada e tentei levar tudo de uma forma acolhedora. É desafiador, é sim, mas conseguimos! Não tem uma fórmula, eu sei, mas quero te incentivar a ouvir seu coração também porque o acolhimento é o mais importante.

VEJA OUTROS POSTS QUE VOCÊ POSSA GOSTAR:

VLOG QUARENTENA #4 | Nosso fim de semana

Desmame: tudo sobre meus erros e acertos

Segundo Diário da Gravidez | #BebêCricaJu2

Com amor,

Ju