DESMAME: Quando e como fazer?

13/08

Seu bebê está pronto para deixar de mamar ou você tem alguma dificuldade na sua rotina que dificulta a amamentação? Então talvez seja a hora de iniciar o desmame. Como este assunto dá muito pano pra manga, preparei respostas para as principais dúvidas sobre o tema e algumas atividades para descomplicar este processo.

Essas atividades são do aplicativo Kinedu, que eu uso desde antes de a Anne Liv nascer, e que me ajuda não só com ideias de brincadeiras para estimular o desenvolvimento dela, mas também a ter informação de qualidade sobre tudo que tem a ver com desenvolvimento infantil e primeira infância.

Clique AQUI e baixe grátis o Kinedu, o app que os pediatras recomendam!

Confira abaixo algumas perguntas e respostas sobre desmame:

Pergunta: Quando o desmame deve ser feito?

Resposta: O aleitamento materno é recomendado até os 2 anos de idade ou mais, e o ideal é que esta seja a única fonte de alimentação da criança nos 6 primeiros meses, quando tem início a introdução alimentar. Sei que, por vários motivos, nem sempre isso é possível. Se você não puder amamentar o seu bebê até os 6 meses, converse com o pediatra sobre isso.

Embora a amamentação prolongada seja altamente recomendada, o melhor momento para fazer o desmame é quando tanto a mãe quanto o bebê estiverem prontos.

Pergunta: Como saber se o bebê está pronto para o desmame?

Resposta: Você saberá que o seu bebê está pronto para o desmame quando ele tiver mais de 1 ano, demonstrar menos interesse pelo peito, aceitar diferentes alimentos e outras formas de consolo, aceitar deixar de mamar em algumas ocasiões ou lugares, começar a preferir outras atividades que não sejam mamar, demonstrar segurança na relação entre vocês e não ficar ansioso por não mamar.

Pergunta: Como fazer o desmame?

Não existe uma maneira única para incentivar o desmame. Algumas das opções são encurtar as mamadas, evitar amamentar em alguns lugares ou horários, deixar de oferecer o peito (sem negá-lo quando o bebê pedir) e até envolver a criança (se ela for maior) no planejamento do desmame, propondo uma data para isso e oferecendo uma recompensa. Incluir o pai no processo pode ajudar muito, já que o bebê geralmente associa a mãe ao peito.

Algumas coisas podem ajudar muito nessa transição. Confira aqui 3 atividades para facilitar o desmame:

Atividade: Introduzindo alimentos sólidos

Esta atividade do Kinedu mostra como fazer a introdução alimentar, um passo fundamental para iniciar o desmame.

desmame - introduzindo alimentos sólidos

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Descongelando o leite materno

Para realizar o desmame, você pode começar a oferecer o leite materno em um copo ou uma mamadeira. Como o leite excedente pode ser congelado, é útil saber a melhor forma de descongelá-lo de forma segura. Confira como fazer isso com esta atividade do Kinedu!

desmame - descongelando leite materno

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Desmame

É provável que o seu bebê já tenha associado você ao ato de mamar. Por isso, incluir o seu parceiro nessa transição será muito útil. Veja como fazer isso nesta atividade do Kinedu.

desmame - atividade desmame

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O Kinedu é um aplicativo gratuito, que tem também uma assinatura paga (super recomendo!) que dá acesso total ao catálogo completo de atividades e artigos à toda família. O legal é que essa versão mais premium tem 7 dias de teste grátis – experimenta com o seu bebê, vale muito a pena!

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis!

Você também pode se interessar por:

Introdução alimentar do bebê: perguntas e respostas

Como começar a introdução alimentar do bebê?

Amamentação: esclarecendo as 3 maiores dúvidas das mães

Você já fez o desmame do seu filho? Conta nos comentários como foi, estou super curiosa para conhecer as experiências de outras mães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu