DETOX FINANCEIRO | Consumo Consciente

23/02

publicidade

E aí você se percebe nos embalos de comer demais, se preocupar demais, gastar demais. E lembra da sua avó que dizia ‘tudo demais faz mal’, clichezão, eu sei rs, mas é bem válido para iniciar esse vídeo. A convite da nossa parceira Easynvest, vou te dar algumas dicas sobre consumo consciente para você fazer seu detox financeiro acontecer! Assim você vai eliminar as toxinas da sua vida financeira, ficando mais leve e isso reflete no bolso, já suas despesas ficam mais leves também.

Levanta a mão quem já se pegou vivendo ou agindo no modo automático! Eu também. Inclusive esse ritmo tão acelerado do mundo lá fora e até mesmo da internet faz com que muitas das nossas escolhas sejam imediatas. E esse imediatismo não ajuda muito na questão da consciência. Seja no que falamos, seja na forma como reagimos, seja no que consumimos. Esse é só um início de caminho pra gente entender melhor como fazer melhores escolhas e iniciar um detox financeiro. Pra facilitar, vou elaborar as dicas em tópicos!

E se você gosta desse tipo de conteúdo ou rs realmente precisando de uma luz pra se entender com as finanças, se inscreve lá no canal da Easynvest no YouTube e acompanha mais dicas pelo blog! Eu aprendo muito com o conteúdo deles, é didático, fala nossa língua e pode te ajudar bastante! Vou deixar os links para acessar as redes deles aqui no final do post.

VEJA TODAS AS DICAS NO VÍDEO

Sair do Matrix 
Nossa primeira dica é acordar pra vida, despertar da hipnose, do modo automático. Sair do matrix rs é algo libertador. Pra isso a gente precisa entender o que é que acabamos fazendo sem pensar. Eu sei que a gente acaba fazendo muita coisa sem ‘raciocinar’, mas pelo menos para esse exercício, vamos focar na sua vida financeira. Na rotina do seu dia a dia, quais gastos seriam desnecessários? Já até falamos isso em outro vídeo… será que aquele suco no almoço do restaurante é mesmo necessário? Aquela sobremesa? Tudo bem, às vezes queremos nos permitir mais e tudo bem em querer ter uma vida social e alguns prazeres que ela proporciona. Mas vamos pensar com um pouco mais de equilíbrio. Será que isso não poderia deixar de ser diário para ser esporádico? Será que não rola uma carona pro trabalho ou pra faculdade? Será que compensa ter carro mesmo ou usar aplicativos de transporte? Será que não é possível ganhar uns desapegos de outras mães grávidas pra fazer o enxoval de bebê? Pelo menos por aqui, eu me vi diante de um mundo cheio de coisas lindas de bebê, mas precisei respirar fundo e ir aos poucos para não cair na sedução sair comprando além do necessário. Mesmo fazendo isso, percebo que poderia ter consumido menos ainda. Para você ter uma melhor perspectiva da sua vida financeira atual, é bom olhar mais para ela, seja pelas planilhas de controle com seus ganhos, gastos e investimentos. Se você é ruim com planilha que nem eu, tem muitos aplicativos que oferecem isso. Eu uso o do meu cartão de crédito para entender para onde está indo meu dindin. Mas isso já puxa nossa próxima dica!

Vivendo e Aprendendo Hoje 
Justamente o que podemos fazer é aprender com nossas experiências. Diz pra mim, se você tá insatisfeito com sua conta bancária, como poderia fazer para melhorar isso? Muitas vezes a gente projeta a solução dos nossos problemas e desafios em algo que ainda nem existe. Por exemplo, se você tá no vermelho, projeta a solução disso numa promoção de trabalho ou num emprego novo. Mas esses são cenários que ainda não aconteceram, é como contar com o ovo antes de sair da galinha, sabe?! Pois bem, o que está ao seu alcance hoje? Por onde você poderia começar hoje? É importante para a gente se restabelecer, seja emocionalmente, seja até financeiramente, focar no agora. Pensar que o primeiro passo precisa ser dado no momento presente. O presente já existe aqui pra você, todo o resto é muito vago e é apenas hipótese. Ou seja, vamos nos basear naquilo que você sabe que não funciona mais, nos seus aprendizados, para com aquilo que está ao seu alcance, o agora , o hoje, dar os primeiros passos. Você tem dívidas que podem ser negociadas? Tem roupas paradas no armário que poderia vender e ganhar um extra? Ou quem sabe tem um estilo de vida que acaba não sendo o ideal de acordo com o que eu ganha? Uma coisa simples que eu mudei aqui… parcelas de cartão de crédito. Hoje eu busco pagar de 1x ou em menos parcelas se o valor é mais alto. Não fico extendendo essas dívidas e criei mais clareza sobre meus gastos mensais. Ainda uso o cartão porque as comprar me rendem pontos que podem virar milhas e quase todo ano eu viajo com esse benefício. Tudo pode ser ajustado e adequado com um pouco de paciência, atenção e ação. Então lembre de entender onde estão os ajustes que pode fazer e coloque em prática agora! Não deixe pra depois e não conte com o incerto.

O que é Essencial para mim?
Eu vim me fazendo essas pergunta nos últimos anos e como isso mudou a maneira como eu vivo, como eu consumo, como eu dou valor ao que já tenho. Foi como disse no começo do vídeo, a gente se preocupa demais, acaba sofrendo demais, come demais, gasta demais. Quando você passa a se perceber mais no dia a dia, nas coisas simples mesmo, percebe junto alguns comportamentos que nem sabe porque faz. Compras que foram inúteis, discussões que foram impensadas, preocupações que não levaram a nada. É muito importante que a gente tenha mais atenção com a gente, se perguntar, isso faz sentido? Isso é realmente importante, é relevante? Isso é essencial pra mim? Até mesmo… eu realmente preciso disso? Em relação ao dinheiro vale aplicar essa linha de raciocínio. Por que eu preciso disso? Qual é a real necessidade disso? Por quanto tempo me será útil? É uma forma de você combater impulsos de consumo e criar mais intenção naquilo que faz e naquilo que consome. Evita aquela síndrome de liquidação, que a gente compra porque tinha um baita desconto, mas no fundo não era de fato necessário ou útil. Compra porque é baratinho mas não tem qualidade e logo cairá em desuso.

Basicamente é repensar seus hábitos de tempos em tempos. Pode ser que aquilo que você precisou um dia, já não seja mais necessário. É começar do momento presente os ajustes que precisam ser feitos para você alcançar seus objetivos, sem ficar esperando algo que ainda nem aconteceu salvar sua situação. É também entender o que realmente faz sentido pra você, que você faz ou consome porque sente necessário e não porque o mundo a sua volta te incentivou ou porque a maioria ao seu redor faz também. Somos únicos e vale repensar nossas escolhas para que se baseiem em nós mesmos e não em influências externas!

Aqui em casa, mais do que nunca estamos reavaliando nossos hábitos com a chegada da bebê. Afinal filhos são um investimento rs então é importante a gente entender os excessos a serem eliminados, porque as prioridades mudaram.

Lembra de acompanhar as dicas da Easynvest hein?! Aproveita e já faz o seu pré cadastro com eles também e quem sabe logo você estará feliz da vida com sua vida financeira mais estável, feliz e rendendo!

Siga a Easynvest nas redes sociais:

Youtube: http://bit.ly/df-jg-ytbv3

Facebook: http://bit.ly/df-jg-fbv3

Instagram: http://bit.ly/df-jg-igv3

Blog: http://bit.ly/df-jg-blgv3

Twitter: http://bit.ly/df-jg-twv3

Site: http://bit.ly/df-jg-hm3

VEJA POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Tem sonhos, mas falta dinheiro? Planejar e Realizar

5 Dicas para Economizar

Beijos com amor,

Ju