DEU TUDO ERRADO? PERFECCIONISMO E CONTROLE |  DOMINGO ZEN

3049
10/07

Como você se sente quando perde o controle de uma situação, quando o perfeccionismo atrapalha sua vida? Nosso Domingo Zen é uma reflexão sobre flexibilidade e resiliência, sobre os momentos em que a gente precisa retomar o equilíbrio e seguir em frente.

E foi o que aconteceu comigo, não pela primeira, nem pela última vez. Planejar tudo, imaginar a melhor forma de acontecer, calcular cada passo, e de repente, tudo sai bem diferente do planejado. Quais são suas primeiras reações diante dessa ‘perda de controle’? Para cada um de nós isso se manifesta de uma forma. Para mim doía demais, cutucava a ferida do fracasso e me fazia entrar num ciclo de culpa, incapacidade e raiva.

Como lidar melhor então? Respira fundo, esse é um primeiro passo bem universal. O que realmente você é capaz de controlar? O que está a nossa volta não está sob nossos comandos, por mais que tenhamos esse desejo, essa ilusão. Perfeccionismo e necessidade de controle podem ser características muito próximas e muito comuns entre nós, o caminho é entender com mais sensatez o que realmente é de nossa alçada, o que é possível controlar. Quantas vezes você não dedicou tanta energia com a frustração de algo não sair conforme seus planos ao invés de focar no aprendizado ou na solução. Comportamentos repetitivos e indesejados pedem uma quebra de padrão e essa ruptura é praticamente uma emancipação emocional.

VEJA A REFLEXÃO NO VÍDEO

Hoje eu vejo que temos sim alternativas, não em relação ao que nos cerca, mas em relação a nós mesmos. Nessas horas em que queremos estar no controle, a flexibilidade foi um elemento fundamental, me ajudou a entender que o controle mesmo está sobre meus sentimentos, sobre saber lidar com eles, reestabelecer meu próprio equilíbrio. Aos poucos vamos nos entendo com as emoções e com nossa própria fonte de equilíbrio, é um empenho constante, mas que vale demais!

E você já sentiu que mudou para melhor ao longo desse caminho do autoconhecimento? lembre sempre de reconhecer sua superação, sua evolução, anotar até aquilo que você mudou para melhor nos últimos tempos, dá uma baita motivação!

Já Baixou o Zen App?

Se você ainda não conhece o meu app Zen, baixe gratuitamente para iPhone e Android AQUI! Conheça as trilhas relaxantes, as reflexões diárias, o calendário de humor e também os planos de assinatura das meditações guiadas, afinal a meditação é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, cura e equilíbrio, Se você também deseja isso para a sua vida, agora ficou mais fácil =)

VEJA MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

O que o medo faz com você? | Domingo Zen

Rotina de Beleza Noturna

Beijos com amor,

Ju