TIREI TUDO DO ARMÁRIO E OLHA NO QUE DEU

03/10

Quem me conhece sabe o quanto eu amo ter um ambiente leve e acolhedor, no meu guarda-roupa não poderia ser diferente. Nesse vídeo recebi a Fada Nalini Grinkraut, especialista em arrumação e uma das quatro mulheres brasileiras certificadas como uma pupila da Marie Kondo, a criadora do método de arrumação inteligente mais conhecido do mundo, o Método KonMari.

A Nalini veio me ajudar na missão da arrumação inteligente e também no detox do meu armário. Algo que eu necessito fazer sempre! Com o meu trabalho acabo acumulando algumas coisas e sempre brinco que a minha pessoa jurídica atrapalha a minha pessoa física quando o assunto é consumismo. Afinal, a minha pessoa física não costuma ficar comprando muitas coisas, não exagero nas aquisições, mas meu trabalho traz muitas coisas e preciso sempre equilibrar isso aqui em casa.

Então resolvi aproveitar esse momento para dividir com vocês como eu organizo as minhas coisas no armário e também para dar dicas do Método KonMari, pra você aí de casa organizar as suas coisas também. Vamos juntos?

Arrumação de dentro pra fora

O autoconhecimento é muito importante nesse momento! Antes de pensar no que você guarda, é preciso você se conhecer para entender se aquilo que você tem, compartilha da sua personalidade e do seu estilo de vida. O que você realmente gosta de vestir? Pra onde você tá indo? O que você vai fazer? Sabendo dessas respostas, você vai entender melhor o que deve guardar e o que deve desapegar para que outros possam iniciar um novo ciclo. Afinal, arrumação é uma ótima oportunidade de fazer doação e colaborar com outras pessoas. 

Todos os anos eu participo do Juicy Bazar e já estou aproveitando para separar as roupas que vou doar para a edição desse ano. Vale a pena, você se informar e saber como pode fazer a sua doação na sua cidade para algum bazar beneficente ou casas de apoio e acolhimento. Faz um bem e dá um quentinho no coração saber que aquela roupa que não usamos pode ser uma peça querida por alguém que vai receber como doação ou alguém que vai ficar feliz de garimpar por um precinho, uma peça que amou.

Antes de iniciar a arrumação separe um tempo e tenha o seu momento para refletir sobre essas perguntas. Agradeça pela sua trajetória e por tudo que já viveu com as roupas que você tem, pense nas conexões que você cria com seus bens materiais e reflita sobre como pode encerrar ciclos de maneira proveitosa e feliz com as escolhas do que fica e do que vai. Mentalize do seu jeito e avise o seu lar de que esse processo de mudança será iniciado. Tenho certeza de que esse momento vai fazer total diferença pra você iniciar a sua arrumação mais leve e cheia de energia.

Tire TUDO do seu guarda-roupa!

Agora que a arrumação vai começar, retire tudo do seu guarda-roupa e não se julgue e nem se critique ao ver tudo em cima da cama. Não ver espaço sobrando no colchão é normal! Esse é um ponto essencial em que realmente temos a consciência de que temos muitas roupas e que muitas são excesso. Depois de tirar tudo, comece a arrumação escolhendo uma roupa que você realmente AMA. Aquele que você considera a sua roupa preferida e que se sente o máximo toda vez que usa! 

Depois escolha uma peça que você sente que não se conecta mais com você e com quem você é agora ou com a pessoa que você quer se tornar. Pense no tecido, na cor, na mensagem que essa peça te passa. 

Guarde a peça que você ama no armário e encerre o ciclo com a peça que você não se identifica mais, agradecendo e separando para doação. Repita esse processo com as peças que for segurando e sempre alterne entre uma peça que você ama e uma que deseja desapegar, isso vai te ajudar muito durante o processo. Ao segurar uma peça nas mãos, se questione: “Isso me traz alegria? Me aproxima da pessoa que eu quero ser? Me conecta com a minha essência hoje?”. A ideia principal do Método KonMari é que você tenha sempre roupas e acessórios que proporcionem realmente satisfação.

Eu fiquei realmente impressionada com a quantidade de coisas que decidi desapegar e agora estou olhando com muito mais amor pro meu armário. Sem dúvidas, minhas escolhas serão otimizadas na hora de pensar no que vestir! 

Se você quer se aprofundar nos ensinamentos da Marie Kondo, não deixe de assistir a série “Ordem na Casa com Marie Kondo” disponível na Netflix. E também de ler os livros “A Mágica da Arrumação e Isso Me Traz Alegria” traduzidos e publicados pela Editora Sextante no Brasil.

Espero que essas dicas te ajudem por ai, e fica de olho no canal porque amanhã vamos lançar o segundo vídeo dessa arrumação que rolou por aqui! 

Beijos com amor, 

Ju