DICAS DE SAÚDE: Como se cuidar melhor!

16/03

Eu amo dar dicas de saúde, quero me cuidar melhor e vou compartilhar minhas dicas para que você possa se cuidar também. Assista o vídeo!

Se você me acompanha no Instagram, sabe que eu estive doente dias atrás e decidi compartilhar com vocês o meu processo de melhora e cura. O que eu fiz, o que eu tomei e como usei esse momento para refletir sobre o cuidado que eu tenho tido com o meu corpo.

Eu tive duas ocasiões difíceis com sérias cólicas intestinais, foi realmente muito complicado. No começo eu confundi com cólicas menstruais, mas era uma dor tão aguda e sofrida que eu nunca senti antes. Se você já sentiu cólicas intestinais, me conta nos comentários como você sente e se é um sintoma de alguma intolerância alimentar ou doença.

DICAS DE SAÚDE: Aprenda a se observar!

Conversei com muitas amigas que tem intolerância à lactose porque acreditava que poderia ter comido algo que continha lactose sem saber. Mas foi conversando com a Kalina que passei a ver de um modo diferente.

Ela me mostrou que eu estava muito ligada aos meus sentimentos físicos e estava esquecendo de avaliar como estavam as minhas emoções. Na hora a minha ficha caiu! Muitas vezes nosso corpo reflete reações causadas pelo nosso emocional também, nem sempre temos que focar apenas naquilo que comemos, água que deixamos de beber, nas fibras que deixamos de comer.

DICAS DE SAÚDE: Busque conhecimento!

Foi refletindo sobre essa conversa com a Kalina que eu me recordei de uma escritora que eu amo: Louise Hay. Peguei meu exemplar do livro “Você Pode Curar Sua Vida”. Esse livro tem muita informação preciosa para quem busca conhecimento sobre o impacto das emoções e dos sentimentos no nosso corpo físico.

É muito importante entender que além da genética e da pré-disposição, muitas doenças e situações em que temos nossa saúde afetada, nós podemos evitar quando entendemos como o conjunto de corpo físico e o emocional (alma) funcionam interligados.

Exercício do Livro “Você Pode Curar Sua Vida”

A Louise Hay foi um ser iluminado que cumpriu sua missão aqui e deixou seu propósito realizado e acessível! De acordo com ela, no livro “Você Pode Curar Sua Vida” o intestino tem ligação com o nosso emocional representando a libertação de desejos. E o novo padrão de pensamento seria “deixar ir é fácil”.

Nesse momento eu me conectei com o meu corpo e passei a mentalizar o desapego necessário, fiz massagem na minha barriga no sentido horário mentalizando “Deixar ir é fácil!”. Tem uma série de explicações envolvendo questões intestinais no livro, vale muito a pena a leitura.

Conteúdos no Zen App

Além desse livro, no meu aplicativo o Zen, temos conteúdos especiais sobre alimentação consciente e ayurveda que vão agregar conhecimento e fazer toda diferença na sua maneira de cuidar do seu corpo, da sua alimentação e também das suas emoções.

Clique AQUI para baixar o Zen grátis para iPhone ou Android!

Sobre o meu aplicativo: o Zen App

O meu app Zen está em mais de 150 países, temos conteúdos como meditações guiadas, trilhas de relaxamento entre outros programas que vão ter ajudar nessa caminhada de transformação. Toda semana nossa equipe lança conteúdo pra vocês. No Zen lançamos meditações guiadas, ferramentas para seu desenvolvimento, programas para insônia e ansiedade, em inglês português e espanhol. Além dos podcasts que estamos criando para contribuir ainda mais com a sua jornada. Te espero por lá, se você ainda não conhece o Zen, tem link aqui para baixar. Se você já conhece, deixa nos comentários o que você mais gosta e o que deseja ver por lá.

DICAS DE SAÚDE: Mantenha exames em dia!

Fiz minhas reflexões e me cuidei em casa como pude, mas não deixei de marcar uma consulta. Minha médica pediu exames e estou aguardando para ver se foram apenas episódios isolados ou se realmente é um problema de saúde. É importante não boicotar as mensagens que seu corpo dá!

Qual foi a última vez que você foi ao médico? Quando fez exames de rotina para checar se está tudo ok? Espero que esse meu momento possa te ajudar a refletir também sobre os cuidados que você precisa ter com você mesmo. Não banalize suas dores e nem passe por cima das mensagens que seu corpo dá!

DICAS DE SAÚDE: Como se cuidar em casa!

Além de investigar e refletir, eu precisava me cuidar em casa enquanto estava mal. Vou dividir com vocês algumas dicas que fizeram toda diferença na minha recuperação.

Consumo de PSYLLIUM

Você já ouviu falar de psyllium? É natural, extraído das sementes de uma planta. Parece uma farinha e não tem gosto “de nada”. Você pode consumir uma colher de sopa por dia no suco ou na comida, eu consumo na aveioca no café da manhã.

O psyllium faz faxina no intestino, auxilia contra prisão de ventre e é considerado um laxante natural também. É importante tomar bastante água ao consumir o psyllium para não dar efeito reverso e prender o intestino. Outro fator é que é sempre válido consultar um médico ou nutricionista antes de consumir porque cada caso é um caso.

Consumo de PROBIÓTICOS

O intestino é o nosso segundo cérebro, muitos hormônios responsáveis pelo nosso humor são fabricados no intestino e se ele está triste, a gente fica triste por completo.

É importante consumir probióticos que são as bactérias do bem. Nosso intestino precisa dessa ajuda algumas vezes para equilibrar a flora intestinal e por conta do consumo de antibióticos e alimentação inadequada muitas vezes esse reforço fica comprometido.

Quem me acompanha há bastante tempo sabe que eu consumo Tamarine Probium durante bastante tempo e tenho em casa, super recomendo.

Consumo de LÍQUIDOS

É importante tomar bastante água, hidratar seu corpo principalmente em épocas mais secas. Vou deixar uma dica de vó pra vocês que funcionou muito comigo.

Água de Ameixa! Coloque 6 ameixas secas num copo grande de água de molho e depois é só tomar a água. Eu fiz com as ameixas frescas, foi maravilhoso também. E se você tem alguma dica dessas deixa aqui nos comentários, eu quero muito saber.

VEJA OUTROS POSTS QUE VOCÊ POSSA GOSTAR:

PENDÊNCIAS: Como eu resolvo as minhas!

#ApêCricaJu: Conheça as novidades do apê!

Momento Zen: Uma carta de você, para você!

Espero que essa visão mais ampla sobre como observar o seu corpo e suas emoções fazem diferença na sua saúde, tenham te ajudado.

Com amor,

Ju