Educação emocional: como ajudar seu filho a lidar com as próprias emoções

30/12

Se você é mamãe ou papai, provavelmente quer que o seu filho cresça forte, saudável, feliz e capaz de lidar com os desafios da vida. A educação emocional pode fazer parte do ensino na escola, mas saiba que há muito que você pode fazer em casa para ajudar o seu filho a desenvolver a inteligência emocional

No Kinedu, um app que eu uso desde que a Anne Liv estava na barriga, eu aprendi que as interações que temos com nossos bebês desde cedo formam a base para o desenvolvimento futuro deles. Por isso, mesmo que você ache que o seu filho é muito pequeno para aprender a lidar com as próprias emoções, é bom saber que esse é um trabalho de formiguinha que pode – e deve! – começar o quanto antes.

Clique AQUI e baixe o Kinedu GRÁTIS para iPhone ou Android!

Como a educação emocional beneficia as crianças?

Com a educação emocional, seu pituco irá adquirir diversas habilidades socioafetivas, como:

  • Identificar as próprias emoções e as das outras pessoas.
  • Entender as próprias emoções e as das outras pessoas.
  • Lidar com emoções fortes.
  • Expressar emoções fortes de uma forma construtiva.
  • Ter empatia.
  • Regular as próprias condutas.
  • Criar e manter relacionamentos saudáveis.

Vale ressaltar que a educação emocional influencia positivamente a adaptação escolar, a aprendizagem, o bem-estar emocional e a capacidade de resolver problemas, além de estar associada a menores índices de agressividade e ansiedade.

Educação emocional em casa: dicas e atividades

Separei algumas dicas e atividades do Kinedu para você promover a educação emocional em casa:

Nomeie as emoções

Bebês e crianças pequenas têm uma linguagem mais limitada do que a nossa, o que faz com que seja mais difícil para eles colocar as emoções em palavras. Mas você pode enriquecer o vocabulário do seu filho nomeando as emoções. Por exemplo: “Filho, estou vendo que você está feliz por estarmos brincando!”. 

Conforme o seu pituco for crescendo, você pode ajudá-lo a ampliar esse vocabulário com outras emoções. Por exemplo: “Filho, você está assustado, né? Esse barulho foi muito alto!”. 

Atividade: Meus sentimentos

Essa atividade do Kinedu ajuda a ampliar o vocabulário emocional do seu filho.

educação emocional para crianças

Baixe o Kinedu GRÁTIS e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Use estratégias de enfrentamento

Em primeiro lugar, é importante não classificar as emoções do seu pequeno como boas ou más. Dizer que ele não deve sentir algo ou que deve sentir algo diferente irá confundi-lo e fará com que ele deixe de confiar em si mesmo. Ao invés disso, explique que todo mundo sente raiva, medo ou tristeza às vezes, até mesmo você. 

Você pode ensinar ao seu filho algumas estratégias para lidar com emoções fortes, como respirar fundo ou contar até 10 antes de reagir. 

Atividade: Yoga para dormir

Essa atividade do Kinedu é uma ótima maneira de ensinar seu filho a se acalmar, seja depois de um dia agitado ou depois de enfrentar emoções fortes.

educação emocional para bebês

Baixe o Kinedu GRÁTIS e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Use as brincadeiras para identificar as emoções

As brincadeiras são um ótimo meio para as crianças explorarem e expressarem suas emoções. Você pode aproveitar as brincadeiras de faz de conta, com bonecas ou bichinhos de pelúcia, para representar diferentes cenários com os quais o seu filho irá se relacionar.

Atividade: Sentimentos mágicos I

Essa atividade do Kinedu ajuda a ensinar seu filho a identificar os sentimentos dos outros, o que é essencial para desenvolver a empatia.

como desenvolver inteligência emocional

Baixe o Kinedu GRÁTIS e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Use livros com imagens

Isso é algo que tem me ajudado demais com a educação emocional da Anne Liv! Você pode mostrar as expressões faciais e a linguagem corporal dos personagens para o seu filho e examiná-las com ele. Por exemplo: “Olha, o que será que a girafinha está sentindo? Você acha que ela está triste?”. 

Atividade: As emoções

Essa atividade do Kinedu mostra como usar os livros na educação emocional.

inteligência emocional para crianças

Baixe o Kinedu GRÁTIS e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Dê o exemplo

Sempre falo aqui que as crianças são esponjinhas, e aprendem muito por imitação. Portanto, para criar uma criança que seja capaz de lidar com as próprias emoções, é muito importante que você também aprenda a lidar com as suas.

App com atividades

O Kinedu conta com artigos e atividades criados por especialistas em desenvolvimento infantil. No app, você encontra conteúdo não só para praticar a educação emocional, como para estimular o desenvolvimento do seu filho em todas as áreas.

Você pode usar o app gratuitamente, mas como assinante você tem acesso ilimitado ao conteúdo e pode adicionar outros familiares e cuidadores. Eu tenho a assinatura e recomendo muito! Aproveita que tem 7 dias grátis para testá-la e experimenta com o seu filho!

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste GRÁTIS!

Você também pode se interessar por:

História para bebê | Benefícios, atividades e dicas

A importância das brincadeiras de faz de conta

Independência do bebê: como estimular seu desenvolvimento social e emocional

Gostou de saber mais sobre a educação emocional? O que você faz com o seu filho no dia a dia para ajudá-lo a lidar melhor com as emoções? Me conta nos comentários, quero saber de tudo!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu