EXPECTATIVAS E DECEPÇÕES | Como Lidar?

10/12

Fim de ano, novos ciclos, novas expectativas? Você realmente tem noção do impacto que suas expectativas podem criar, positiva e negativamente? Cuidado com com aquilo que você espera e essa reflexão pode te ajudar com isso!

As expectativas nascem de desejos, vontades, da maneira como gostaríamos que tudo fosse e acontecesse. Criamos muitas e elas podem ser perigosas, especialmente quando elas giram em torno do outro e da vida, ou seja, daquilo que foge do nosso controle. Recentemente passei por uma situação assim, em que uma pessoa criou uma expectativa sobre algo que fez com muito carinho, esperando um feedback e se disse chateada e decepcionada, sem nem ao menos saber se o que ela havia feito, havia sido recebido, visto, concretizado.

Nossa mente vai se desdobrando de forma tão articulada que uma simples expectativa pode criar um fantástico enredo literário na nossa cabeça. A gente vai criando uma história, uma reação, ela vai sendo alimentada e crescendo em detalhes. É muito fácil se perder em meio a essas expectativas, pois elas se tornam quase reais dentro de nós e quando as coisas não saem como planejamos, perdemos o chão, a cabeça e as esperanças. Mas afinal, quem foi que criou tudo isso? Nós mesmos… por isso cuidado com aquilo que você espera.

Sempre que tiver uma expectativa baseada em outra pessoa, pelo menos a deixe saber o que você espera e idealiza. Entenda se ela realmente é capaz de suprir isso, se está ao alcance dela atender a essa expectativa. Pois na maioria das vezes, nossas maiores frustrações, vem de grandes expectativas que nutrimos ingenuamente ou inconscientemente. Por isso a importância de acender a chavinha da atenção plena sobre isso, perceber aquilo que nutrimos diariamente no plano mental. Aos poucos vamos entendendo que esperar de nós, tudo bem, é o melhor caminho… esperar do outro, pode até ser injusto e delicado.

No vídeo eu sugiro um exercício bem simples para você entender o papel das suas próprias expectativas hoje, sobre as pessoas a sua volta e sobre si mesmo!

VEJA A REFLEXÃO EM VÍDEO

Não é sobre deixar de ter expectativas que falamos aqui e sim de criar consciência sobre isso tudo. Evitando assim frustrações, abrindo espaço a entender que conforme a gente se percebe a gente dá grandes saltos de desenvolvimento! E assim seja!

E VOCÊ, JÁ ESTÁ ZEN COMIGO?

Coloque mais autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e meditação na sua vida, aprenda a meditar agora com o Zen!

Se você está a procura de uma vida mais feliz, mais saudável e em busca de melhor equilíbrio emocional, Zen é o app perfeito para você! Premiado pela Apple e Google, o Zen oferece constantemente uma grande variedade de novos conteúdos e funcionalidades, como:

Meditações Guiadas semanais ✓
Mantras ✓
Áudios e vídeos para relaxamento ✓
Frequências Binaurais ✓
ASMR para massagem mental ✓
Ho’oponopono ✓
Piano para foco ✓
Músicas para cura ✓
Reflexões ✓
Relaxamento para Bebês ✓

CLIQUE AQUI e baixe para iPhone e Android.

Beijos com amor,

Ju