Momento Zen: Falando de Ansiedade com Ranieri Vandini

03/02

Seguimos falando de ansiedade no Momento Zen. No episódio de hoje, o meu convidado é o Rani. Assista o vídeo!

Antes de começar o nosso papo, quero falar pra você que lá no Zen nós temos bastante conteúdo falando sobre ansiedade, desde os programas até meditações para te ajudar a aliviar os sintomas ou uma crise, se for o caso.

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Falando de ansiedade com Ranieri Vandini

O Rani é o primeiro integrante da Equipe Lindeza, vocês sabem muito bem disso pelo tempo em que estamos juntos. Gratidão!

Hoje ele é convidado do canal e do blog para a série Falando de Ansiedade porque esse é um tema que o Rani sempre declarou que tinha contato. Fiz algumas perguntas, mas no geral o nosso papo fluiu bem.

O Rani sente ansiedade, é importante falar sobre isso, é importante se abrir e pedir ajuda. No caso dele, afeta principalmente o sono. Antes de dormir ele sente que a mente não desliga e fica criando mil e uma versões de coisas no futuro.

Você sente dificuldade para dormir? 

A ansiedade além de afetar o sono do Rani, também afeta a alimentação. Ele sente que a alimentação dele é exagerada por conta da ansiedade. E mesmo conversando com amigos, ele ainda está na fase de buscar um caminho para tentar remediar a ansiedade.

É importante falar que ter um rotina com hábitos saudáveis é muito importante. Com o acúmulo de energia, o Rani afirmou que só consegue dormir depois que sai com os amigos ou faz alguma coisa para extravasar a energia acumulada.

Quando fica exausto, ele consegue dormir, mas mesmo assim no dia seguinte ele sente que o corpo não descansou totalmente. A qualidade do sono também está comprometida.

É super importante identificar se esses momentos são super esporádicos ou se acontecem com frequência e o que esses momentos desencadeiam em você. Tente se observar mais, tente analisar se tem algum acontecimento direto ligado à esses episódios de ansiedade, seja ela em forma de insônia, compulsão por comida ou sintomas físicos como taquicardia, suadeira e etc.

Eu indiquei pro Rani a insistência na meditação e na prática de exercícios. Porque de início realmente não funciona como mágica, mas é importante tentar mais vezes até que o corpo possa integrar na rotina e sentir os benefícios acalmando a mente e permanecendo no momento presente.

Você passa por isso ou algo parecido? Como você age quando as sensações da ansiedade se apresentam pra você? Me conta se você se identificou com algum desses pontos que nós colocamos aqui!

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É importante observar e saber que precisamos conversar, pedir ajuda. A ansiedade pode se apresentar de várias maneiras e geralmente nós buscamos sempre ajudar o outro, mas demoramos pra assumir quando a gente precisa de auxílio.

Falando de Ansiedade: Palavra da Terapeuta

Amanda Schultz continua conosco nessa série enviou pra gente uma palavrinha sobre o contexto de ansiedade do Rani.

Nas palavras da Amanda, o tipo de ansiedade que o Rani sente afeta muitas outras pessoas e está ligada diretamente às emoções. É aquela ansiedade que se apresenta quando ficamos remoendo pensamentos e situações para tentar controlar o que aconteceu e o que está por vir.

A lavanda é um ótimo calmante, a dica da Amanda é pingar duas gotinhas de óleo de lavanda no travesseiro antes de dormir. Ter uma rotina com prática de exercícios também auxilia a ter uma boa noite de sono.

A dica principal é na hora de dormir, a recomendação é fazer um exercício com respirações profundas focando no fluxo do ar pelo nosso corpo. Para ajudar, você pode focar nesse exercício com a frase “Sinto a paz!” enquanto respira e “Estou bem!” enquanto expira.

Esse exercício ajuda muito porque dá um foco para sua mente, não permitindo que ela divague acelerada, além de te manter no momento presente.

Outra dica da Amanda é uma série do Zen chamada “Jornada do Sono Profundo” onde ela guiará você por 9 meditações para ensinar como relaxar e dormir melhor.

O processo pode seguir este fluxo: pingar oléo de lavanda no travesseiro, se acalmar com a respiração antes de dormir e trazer a atenção ao momento presente durante o seu dia, focando no que você está fazendo e no que sente ao invés de ser guiado pela mente. Esta prática vai te trazer mais presença e vai afastar a ansiedade cada vez mais.

E aí, gostou? Te ajudou de alguma forma? Me conta!

Na semana que vem, o vídeo será com a Jô, nova integrante da Equipe Lindeza e vamos compartilhar mais uma maneira de sentir a ansiedade. Compartilhe com seus amigos que podem se identificar com esse conteúdo e até semana que vem.

Sobre o meu aplicativo: o Zen App

O meu app Zen está em mais de 150 países, temos conteúdos como meditações guiadas, trilhas de relaxamento entre outros programas que vão ter ajudar nessa caminhada de transformação. Toda semana nossa equipe lança conteúdo pra vocês. No Zen lançamos meditações guiadas, ferramentas para seu desenvolvimento, programas para insônia e ansiedade, em inglês português e espanhol. Além dos podcasts que estamos criando para contribuir ainda mais com a sua jornada. Te espero por lá, se você ainda não conhece o Zen, tem link aqui para baixar. Se você já conhece, deixa nos comentários o que você mais gosta e o que deseja ver por lá.

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Com amor,

Ju